Como emitir notas fiscais em Juiz de Fora

Como emitir notas fiscais em Juiz de Fora

Se você ainda não sabe como emitir notas fiscais em Juiz de Fora, mas já deu início ou planeja iniciar um negócio, é hora de aprender o passo a passo.

A emissão das notas fiscais é uma ação importantíssima, que manterá sua empresa regularizada e o recolhimento de impostos em dia.

Após realizar os cadastros necessários e contar com um certificado digital e com um software emissor de notas, o tempo gasto cotidianamente para fazer as emissões é de poucos minutos.

Ao ler este artigo, aprenderá como emitir notas fiscais em Juiz de Fora, a começar pelos cadastros e aquisições que precisam ser feitos.

Também explicaremos o passo a passo para a emissão e envio das notas aos seus clientes no sistema do Keruak Software.

Veja nos próximos tópicos!

Como emitir notas fiscais em Juiz de Fora: passo a passo

Não é difícil compreender como emitir notas fiscais. São poucos os passos envolvidos e praticamente tudo pode ser resolvido online.

Veja abaixo as etapas a serem seguidas.

Definição do tipo de nota fiscal a ser emitida

A primeira etapa do passo a passo sobre como emitir notas fiscais é descobrir que tipo de nota precisa ser emitida, conforme as atividades da sua empresa.

Veja abaixo os principais tipos de nota fiscal:

  • Nota fiscal eletrônica (NF-e): é emitida pelas empresas de comércio e registra a venda de produtos, garantindo o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • Nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e): é emitida pelas empresas prestadoras de serviços e garante o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços);
  • Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e): é emitida para registrar a venda direta de produtos ou serviços ao consumidor, sendo muito utilizada no comércio varejista com a função de substituir o cupom fiscal.

Dependendo da natureza do seu negócio, pode ser que seja necessário emitir mais de um tipo de nota fiscal.

Cadastro junto ao governo

O cadastramento nos órgãos competentes da cidade ou estado onde a empresa atua é um requisito essencial para a emissão de notas fiscais.

Se a sua empresa trabalha com a venda de produtos, será preciso emitir NF-e. Para isso, é preciso que a empresa esteja cadastrada na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ).

Se você trabalha com a prestação de serviços, a nota a ser emitida é a NFS-e e o cadastro deve ser feito na prefeitura da sua cidade.

Para a cadastro nesses órgãos, os procedimentos podem variar conforme as regras da cidade ou do estado.

Mas, geralmente, o cadastro pode ser feito online, com a apresentação de alguns documentos, como o contrato social da empresa e os documentos pessoais do responsável por ela.

Caso tenha dúvidas quanto aos procedimentos específicos da sua cidade ou estado, pode ser interessante contratar um contador, que certamente conhece as regras e poderá te ajudar com os detalhes.

Depois de realizar o cadastro, você receberá uma senha para acessar o sistema de geração de notas.

Aquisição de um certificado digital

Quase sempre, é necessário obter um certificado digital para que a validade jurídica das suas notas fiscais eletrônicas seja garantida.

Esse certificado é uma espécie de assinatura que permite o acesso aos sistemas do governo e garante a autenticidade das transações online, no caso, a emissão de notas fiscais.

O certificado pode ser obtido junto às Autoridades Certificadoras, credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), entre elas estão a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal e o SERPRO.

Utilização de um software emissor de notas fiscais

Para emitir as notas fiscais, você irá precisar de um software emissor. Existem tanto opções gratuitas quanto pagas.

A diferença entre elas é que as versões gratuitas são mais básicas e limitadas, como a oferecida pela SEFAZ, enquanto as versões pagas são muito mais completas e contam com funcionalidades extras.

Muitas vezes, um emissor de notas fiscais que é pago pode fazer parte de um sistema completo de gestão financeira, como ocorre com o Keruak Software, que integra uma série de funcionalidades.

No tópico seguinte, vamos te mostrar um passo a passo de como emitir notas fiscais utilizando o Keruak Software.

Como emitir notas fiscais em Juiz de Fora com o Keruak

Veremos agora como emitir notas fiscais utilizando o sistema do Keruak. Confira abaixo o passo a passo:

  1. Na parte superior direita da tela, clique em “apps” e, em seguida no ícone referente à “Nota Fiscal”;
  2. Na barra do lado esquerdo da tela, clique em “NF-e Serviços”;
  3. Na tela seguinte, será exibida uma lista de notas prontas para serem emitidas, você pode visualizar a nota que deseja emitir para ver como ela ficou antes da emissão. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse na nota em questão e, entre as opções que vão aparecer, clicar em “pré-visualizar”;
  4. Depois de visualizar as notas, é hora de transmiti-las para a prefeitura da sua cidade. Você pode efetuar a emissão uma a uma ou por lote, basta fazer a seleção da nota ou do grupo de notas específicas;
  5. Depois da seleção, você deve clicar no botão verde na parte inferior direita da tela;
  6. Em seguida, clique na opção “Transmitir RPS”;
  7. Agora, as notas serão emitidas e você poderá enviá-las por e-mail para os seus clientes. Isso também pode ser feito em lotes. Basta selecionar as notas e clicar no ícone do envelope na parte superior da tela, que corresponde à opção de “enviar e-mail”;
  8. Será aberta uma janela solicitando que você selecione o modelo de e-mail. Basta escolher a opção “Faturamento - Nota Fiscal”;
  9. Você pode visualizar o texto do modelo de e-mail clicando no ícone correspondente a “Editar” do lado direito da janela. Então, você observará o texto padrão e poderá editá-lo, colocando, por exemplo, o logotipo da sua empresa e alguma informação adicional;
  10. Na opção “Avançado”, é possível inserir o nome do remetente, e no espaço “responder para”, você pode colocar o endereço de e-mail para que o cliente responda à mensagem, quando for necessário;
  11. Depois de salvar essas informações, basta clicar em “Enviar”.

Após seguir os passos acima, as notas fiscais terão sido emitidas e enviadas ao seu cliente e ele poderá entrar em contato, caso tenha alguma dúvida.

Viu como é simples? Agora você já sabe como emitir notas fiscais em Juiz de Fora no sistema do Keruak. Não deixe de realizar um teste gratuito do nosso software.