Fluxo de caixa: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é fluxo de caixa? Essa relação entre receitas e despesas proporciona uma visão detalhada da situação financeira do negócio, possibilitando a tomada de decisões assertivas. Saiba como colocá-lo em prática!

Fluxo de caixa: tudo o que você precisa saber

Você realmente tem o controle do fluxo de caixa da sua empresa? Muitas vezes, os gestores têm impressões falsas a respeito das receitas em função, por exemplo, da data de vencimento de vários contratos ou dos picos de vendas.

Isso pode criar a sensação de que há muito dinheiro em caixa e de que, portanto, a empresa está lucrando bastante.

Mas essa aparência pode estar apenas mascarando a real situação das finanças da empresa, já que não considera também as despesas.

Tomar decisões financeiras sem um controle de fluxo de caixa eficiente pode prejudicar seriamente os negócios.

E é por isso que desenvolvemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre fluxo de caixa.

Nos próximos tópicos, você vai saber o que é e quais são os tipos de fluxo de caixa, como fazê-lo e o que ele deve conter, além de algumas dicas para ter um fluxo de caixa saudável.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um verdadeiro pulmão das empresas. Esse esquema nada mais é que o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa.

A entrada vem da venda de produtos ou serviços, ou da venda de ativos da empresa, como equipamentos, veículos, imóveis e mais. A saída corresponde aos custos e despesas.

Quando a entrada é maior que a saída, há o saldo positivo, que chamamos de situação superavitária. No entanto, quando a saída está mais alta, temos a situação deficitária.

Um fluxo de caixa eficiente é aquele que, além de considerar as entradas e saídas do caixa da empresa – sejam elas para despesas cotidianas, investimentos, aquisição de ativos e estoques, contratação – precisa estar alinhado com o plano de negócios da empresa e seu planejamento orçamentário. Assim, é possível contemplar uma visão financeira de médio e longo prazo.

Para fazer um bom fluxo de caixa, é preciso registrar detalhadamente todas as entradas e saídas de dinheiro para que se tenha dados suficientes para uma análise aprofundada.

É o fluxo de caixa que possibilita que os gestores tenham melhor noção da saúde financeira da empresa, servindo de indicação para tomada de decisões e medidas que podem interferir positivamente no equilíbrio do caixa da empresa.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Tipos de fluxo de caixa

Existem diferentes tipos de fluxo de caixa com características e objetivos específicos e é preciso conhecer cada um deles para aplicá-los adequadamente.

Veja abaixo as principais categorias de fluxo de caixa.

Fluxo de caixa direto

O fluxo de caixa direto considera os valores brutos de cada operação financeira, sem considerar os descontos.

Ele é o método mais usado na atualidade e fornece relatórios com frequência diária.

Fluxo de caixa indireto

Nesta metodologia, o balanço patrimonial da empresa é usado para considerar também a variação do valor dos ativos em determinado período.

Dessa forma, após a contabilização do lucro de determinado período, ele é reajustado com base na amortização e na depreciação.

Após esse reajuste, a empresa tem o valor presente no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado tem a meta de prever receitas e gastos em um período futuro.

Ou seja, ele não utiliza os valores de entradas e saídas de caixa que já foram concretizadas.

Com essa previsão, os gestores conseguem preparar melhor o orçamento sem que haja surpresas no período atual.

Fluxo de caixa operacional

Essa categoria de fluxo de caixa se concentra nas receitas e despesas operacionais. Em outras palavras, ele considera as operações financeiras necessárias para que o negócio funcione.

Fluxo de caixa livre

Nessa metodologia, o objetivo é medir a capacidade de gerar capital de determinada gestão.

A curto prazo, o período de análise costuma ser de 60 a 90 dias, ou a médio e longo prazo, entre dois e cinco anos.

Benefícios do fluxo de caixa

Veja abaixo as principais vantagens de ter um controle eficiente do seu fluxo de caixa.

  • Tomada de decisões assertivas: com informações precisas sobre a situação financeira do negócio, fazer um planejamento estratégico torna-se uma tarefa muito mais palpável e, portanto, as decisões são tomadas a partir da análise de dados;
  • Cumprimento das obrigações financeiras: o fluxo de caixa permite o controle de tudo que envolve o aspecto financeiro da empresa. Ele inclusive possibilita a aplicação de medidas preventivas para que todos os compromissos da organização sejam honrados;
  • Redução de custos: com o registro e a análise de todas as despesas, você descobre como otimizar a utilização das receitas disponíveis, reduzindo gastos ou redirecionando os recursos.

Dados presentes em um fluxo de caixa

Você sabe o que um fluxo de caixa eficiente deve conter? Em resumo, todos os detalhamentos sobre entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Obviamente, a lista de receitas e despesas vai variar de acordo com as especificidades de cada negócio, mas fizemos uma pequena lista de dados que provavelmente vão estar presentes no seu fluxo de caixa. Veja abaixo:

Despesas:

  • Folha de pagamento dos funcionários;
  • Impostos;
  • Serviços contratados;
  • Investimentos;
  • Manutenção;
  • Materiais de uso cotidiano.

Receitas:

  • Vendas;
  • Juros;
  • Financiamentos;
  • Retornos de investimentos.

Como fazer o fluxo de caixa?

Para fazer um controle de fluxo de caixa eficiente, o primeiro passo é se familiarizar com os termos financeiros mais utilizados no contexto empresarial.

Quando você não entende o real significado de determinado termo, a chance de acontecerem erros é muito maior.

Então, pesquise um pouco sobre patrimônio líquido, nota fiscal eletrônica, taxa de juros, margem de lucro, pró-labore e todos os termos que surgirem enquanto você estiver projetando a sua gestão financeira.

Nos links acima, temos conteúdos completos sobre cada um desses assuntos. Recomendamos que você acompanhe o nosso blog, onde abordamos diversos temas e conceitos da área financeira.

Caso você ainda tenha dúvidas após uma pesquisa e algum tempo de acompanhamento do blog, a consulta a um profissional de contabilidade pode ser muito produtiva.

O segundo passo para ter um bom fluxo de caixa é determinar a rotina de registro imediato de todas as despesas e receitas da empresa. Elas são o pilar do seu fluxo de caixa.

Estabeleça rotinas diárias, semanais e mensais de registro e conferência desses dados e você terá os recursos adequados para fazer análises aprofundadas.

Por fim, analise os dados que você registrou, procurando pontos de melhoria ou de melhor alocação dos recursos de modo a favorecer o crescimento da sua empresa.

Coronavírus e o fluxo de caixa

Dicas para ter um fluxo de caixa saudável

Diante de tamanha importância dessa ferramenta, separamos oito dicas para ter um fluxo de caixa saudável na sua empresa. Confira a seguir!

Registre e classifique cada movimentação

Seja lá qual for o valor gasto ou recebido na empresa, é importante registrar cada um deles – afinal, essa é a principal função do fluxo de caixa.

Se uma entrada não for detalhada, por exemplo, certamente haverá incompatibilidade nas contas e certa desordem financeira.

Separe cada um dos gastos ou recebimentos em categorias, para que seja mais fácil identificar os principais tipos de gastos e receitas, bem como sua origem.

Não classifique apenas como “gastos” e “ganhos”, pois assim você não saberá como usou os recursos e nem a origem dos rendimentos.

Além de classificar os itens no fluxo de caixa, é importante fazer um acompanhamento diário da movimentação para evitar surpresas.

Assim é possível que os gestores planejem melhor os gastos e, como consequência disso, sejam capazes de antecipar soluções para situações complicadas e tomar atitudes antes mesmo que elas aconteçam.

Escolha um período para controlar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode ter a periodicidade variável de acordo o tipo do negócio – pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. Não escolha um período muito longo, para não perder o controle das suas finanças.

Tão importante quanto definir um período, é saber ter controle dos dados para que nada se perca até a próxima atualização.

Faça um inventário

Para facilitar o registro das entradas e saídas, faça um levantamento de todas as despesas e receitas – atuais e futuras – bem como planos de investimento e expansão.

É fundamental que todos esses dados sejam alinhados com o Plano de Negócios da empresa.

Vale a pena organizá-los por sua natureza, como operacional, não operacional e investimentos.

Planeje e gerencie o estoque

O maior risco de deter um estoque volumoso é sua transformação em capital imobilizado, ou seja, um capital que não gera renda e nem rende juros.

Portanto, investir uma elevada quantia de dinheiro no estoque pode impossibilitar que sua empresa aproveite oportunidades mais lucrativas.

Assim, questione-se sobre qual é o valor do seu estoque hoje e qual é o limite máximo e mínimo do seu estoque. Isso irá ajudar a compreender o nível de controle que tem sobre ele e quanto é necessário adquirir para não tomar prejuízos.

Mas afinal, o que isso tem a ver diretamente com o fluxo de caixa? O controle de estoques indica quanto e quando comprar recursos para suprir sua produção.

Ao ter esse controle, é possível saber exatamente como acrescentar investimentos e gastos no seu fluxo de caixa.

Fique de olho no capital de giro

É muito importante verificar se sua empresa está obtendo o retorno desejado com a venda dos produtos ou serviços.

Se o capital de giro está baixo, talvez seja a hora de renegociar contratos com os clientes para garantir maior retorno financeiro.

Capital de giro baixo significa que você precisa dar mais atenção para o fluxo de caixa e fazer avaliações periódicas para garantir que o negócio está andando como o planejado.

Pense também a longo prazo

Como você já deve ter notado, o fluxo de caixa não é uma ferramenta que existe só para controlar a rotina das finanças, mas também para fazer uma projeção média do caixa para todo o ano.

Nunca deixe de criar uma perspectiva a longo prazo no seu fluxo de caixa. Assim, você pode avaliar diferentes cenários financeiros e já se preparar para as mais diferentes adversidades.

Estipule seus gastos e ganhos também no fluxo mensal. No fim do mês, busque comparar com o anterior para identificar as despesas inesperadas e pensar como evitá-las no futuro.

Determine padrões de crédito para os clientes

Vendas nem sempre significam entradas, já que é comum que muitas empresas ofereçam a opção de pagamento a prazo.

Portanto, é importante definir uma margem de entradas para garantir a saúde financeira. Isso possibilitará a determinação dos padrões de crédito para os clientes.

Antes de definir padrões de crédito para os seus clientes, saiba que há duas situações possíveis e que precisam ser avaliadas de acordo com a realidade do seu negócio.

A primeira é de exigências baixas. Isso quer dizer que você tem muitos consumidores qualificados para comprar e as vendas sobem rapidamente. Mas, para isso, é preciso ter um estoque alto de produtos para atender ao público.

A outra é quando as exigências são altas. O número de pessoas com crédito qualificado para comprar seus produtos diminui e, consequentemente, as vendas também.

Avalie qual padrão de crédito sua empresa pode oferecer sem que haja redução drástica das entradas.

Utilize um software de gestão financeira

Para que o fluxo de caixa cumpra seu papel, como dissemos, é muito importante registrar todas as receitas e despesas e, por mais que as pequenas empresas iniciem este processo usando as tradicionais planilhas, elas não são a melhor opção.

Com um software de gestão financeira, a segurança, o acesso e a análise dos dados tornam-se muito mais eficientes.

Isso acontece porque, com a ajuda de um app, o gestor tem uma visão muito mais precisa sobre a situação financeira da empresa e poupa muito tempo de análise, o que otimiza seu trabalho.

Mas lembre-se de que, mesmo com o auxílio do software, o grande segredo para manter a saúde do caixa da sua empresa é a disciplina no registro das movimentações financeiras.

Agora que você anotou as melhores dicas para ter um fluxo de caixa mais saudável, é hora de começar a aplicá-las. E o software do Keruak pode ser o seu grande aliado.

O Keruak recebeu a melhor avaliação de Software de Gestão Financeira no portal B2B Stack e é eficiente não só no controle de fluxo de caixa, mas também em diversas outras tarefas, como a emissão de notas fiscais e a gestão de estoque. Para conhecer melhor suas funcionalidades, você testá-lo gratuitamente por 15 dias. Aproveite!

Realizar teste gratuito.