O que é DRE e o passo a passo de como fazer [Guia Completo]

A DRE não é apenas um relatório. Ela é uma ferramenta muito útil dentro da contabilidade empresarial.

O que é DRE e o passo a passo de como fazer [Guia Completo]

Se você é um MEI ou um empreendedor com negócios de pequeno e médio porte, com certeza já se deparou com a dúvida: o que é DRE?

Essa é uma dúvida comum entre empresários que buscam estar em dia com a legislação brasileira e, ainda, almejam uma vida financeira saudável para as suas empresas.

Apesar do termo contar com uma certa popularidade — muitos profissionais, pelo menos, já ouviram falar o que é DRE —, poucas pessoas de fato sabem o significado desse conceito.

No nosso artigo de hoje, queremos te explicar o que é DRE, para que ela serve, como fazer e qual a sua importância para a sua empresa.

Além disso, você vai conhecer também os modelos de análise DRE e entender como ela contribui para a contabilidade da sua empresa.

Por isso, continue a leitura. Ao final, você saberá exatamente o que é DRE e, nós garantimos, você com certeza irá querer fazer esse demonstrativo dentro da sua empresa.

Mas então, o que é DRE?

DRE é uma sigla cujo significado é o seguinte: Demonstração de Resultado do Exercício. Os demonstrativos financeiros são entendidos como ferramentas muito úteis na contabilidade de uma empresa.

Apenas para título de conhecimento, outros exemplos de demonstrativos financeiros são:

Ainda existem outros, mas o nosso foco de hoje é na Demonstração de Resultado do Exercício, a DRE.

Os demonstrativos financeiros podem ser entendidos como relatórios da gestão das finanças e, com a DRE, não é diferente.

A Demonstração de Resultado do Exercício costuma ser um demonstrativo feito em conjunto do Balanço Patrimonial, visto que um auxilia na construção do outro.

A DRE descreve todas as movimentações financeiras realizadas na empresa em um determinado período.

Tal período pode ser mensal, trimestral ou anual. Depende do que se objetiva com a realização do relatório.

Vale ressaltar que a DRE surgiu a partir de uma lei do nosso país que foi criada em 1976, a lei nº 6.404, que obriga as empresas a apresentarem a Demonstração de Resultado do Exercício anualmente.

Contudo, muitas são as empresas que fazem a DRE em períodos menores, como o mensal e o trimestral, para fins de controle interno.

Saber o que é DRE é um dos primeiros passos para manter uma vida financeira saudável dentro da sua empresa.

Mas é comum praticarmos um hábito apenas quando entendemos sua importância. Por isso, agora, já sabendo o que é DRE, queremos te explicar a importância deste demonstrativo.

Qual é a importância da DRE?

Agora que você já sabe o que é DRE, fica um pouco mais fácil entender qual a sua importância para a sua empresa.

Obviamente, não podemos deixar de destacar a importância legal. A DRE é um relatório exigido por lei e as consequências de não executá-la podem ser significativas para a sua empresa.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Mas, além da obrigação legal, a Demonstração de Resultado do Exercício se faz muito importante pelos diversos benefícios que traz à empresa.

A DRE é útil para a realização de uma gestão estratégica, pois, através dela, é possível obter um panorama de toda a situação financeira da empresa.

É possível visualizar o lucro alcançado, ou até mesmo o prejuízo, além dos impostos pagos sobre o que foi comercializado e outras despesas e gastos realizados.

Logo, toda a receita da empresa é descrita na DRE, bem como as saídas que foram feitas naquele período.

Assim, pode-se ter informações altamente relevantes para uma boa administração da empresa e para o planejamento de novas ações que serão adotadas.

Além disso, podemos citar que a DRE é uma ferramenta importante para a gestão pela organização que ela traz.

Seria impossível construir uma DRE sem o mínimo de organização a respeito das contas que foram pagas e daquelas que foram recebidas.

Assim, esse controle de contas a pagar e a receber é feito de forma mais natural a fim de facilitar o relatório da Demonstração de Resultado do Exercício.

Bom, até aqui já vimos o que é DRE e qual a sua importância para o seu negócio, a partir das vantagens que ela traz. Mas vamos falar mais especificamente sobre sua contribuição para a contabilidade empresarial? Veja o tópico seguinte.

Contribuição da DRE para a contabilidade empresarial

Agora que você já sabe o que é DRE, certamente compreendeu que se trata de um relatório ligado às finanças de uma empresa.

Nesse contexto, a empresa como um todo se beneficia com a elaboração desse relatório, mas, quando se pensa em seus diferentes processos, a contabilidade é a área mais diretamente impactada.

Como vimos no tópico anterior, a DRE ajuda no estabelecimento de uma gestão estratégica e na visualização de lucros e prejuízos, além de proporcionar uma melhor organização das finanças.

Essas são suas vantagens em termos gerais. Vamos enumerar agora alguns dos desdobramentos que esses resultados podem gerar, levando em conta a contabilidade empresarial.

  • Avaliação do regime tributário: a partir da análise do lucro que a empresa obteve no ano antes e depois dos impostos, é possível compreender se o regime no qual a empresa se enquadra atualmente proporciona os menores tributos possíveis e qual seria o impacto financeiro da adoção de outro regime tributário;
  • Avaliação da capacidade de geração de resultados: são os resultados relacionados aos lucros demonstrados na DRE que determinam se a empresa tem potencial para crescer e elevar o seu patrimônio. Se esse resultado for satisfatório, significa que o gerenciamento financeiro e tributário estão indo bem e a empresa está no caminho certo de potencialização dos seus pontos fortes;
  • Análise comparativa de períodos: a comparação entre os resultados de diferentes períodos é uma das funções de todos os relatórios contábeis. No caso da DRE, pode-se fazer a comparação de elevação de lucro bruto e líquido, despesas e impostos em diferentes períodos;
  • Definição do ponto de equilíbrio: o ponto de equilíbrio corresponde ao valor que a empresa precisa gerar em vendas para cobrir todos os seus gastos sem obter nenhum lucro. Como a DRE inclui dados relacionados ao faturamento, despesas fixas e variáveis, lucro bruto e resultado líquido, ela se torna útil para o entendimento do ponto de equilíbrio;
  • Acompanhamento dos indicadores financeiros: as informações expostas na DRE são essenciais para o cálculo de alguns indicadores financeiros, como a lucratividade, a margem de contribuição, o retorno sobre ativos e o retorno sobre o patrimônio líquido.

Agora ficou claro que a DRE ajuda em várias vertentes na contabilidade empresarial, além de ser obrigatória por lei.

Isso significa que você precisa fazê-la. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

O que deve constar na sua DRE

De nada adiantará saber o que é DRE se você não sabe como construir a sua, não é mesmo? Por isso, agora vamos ensinar o que deve estar exposto em uma DRE e como fazê-la.

Para que seja mais fácil a visualização de uma DRE, observe a imagem a seguir:

A estrutura acima, com esses tópicos específicos, não pode mudar, ela é definida por lei.

E essa definição é bastante positiva, pois facilita a montagem e a visualização do relatório e as diferentes DREs da mesma empresa ou de empresas diversas repetem a mesma estrutura, possibilitando agilidade nas análises comparativas.

Mas, obviamente, o que vai ser descrito em cada um dos tópicos vai depender de cada empresa e das movimentações que foram feitas.

Entenda melhor cada um desses tópicos:

Receita Bruta de Vendas

Esse primeiro tópico traz todas as receitas geradas com a venda dos produtos ou serviços ou, ainda, recebimento de royalties.

Desta linha, de Receita Bruta, é necessário fazer a Dedução de Vendas, que representa as deduções de impostos que têm incidência direta sobre a venda. Como exemplo, podemos citar o ICMS e ISS.

KRK - Vendas - DRE

Receita Líquida de Vendas

A Receita Líquida é o resultado da receita bruta com as deduções dos impostos de vendas já realizadas.

Custo Variável

Da Receita Líquida, é necessário deduzir o custo das mercadorias, ou produtos, e dos serviços prestados.

Lucro Bruto

Depois, como resultado da dedução dos custos variáveis, é possível chegar à linha de Lucro Bruto, também conhecido como margem bruta. Um indicador bem importante.

Do Lucro Bruto, é preciso retirar todas as despesas, ao mesmo tempo em que se adiciona as receitas operacionais.

É nesse momento em que são levados em consideração o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido

Então, por último, depois de acrescentados ou reduzidos os valores não operacionais, chegamos ao último tópico: Lucro Líquido do Exercício (LLE), também conhecido como Resultado do Exercício.

O passo a passo para fazer sua DRE

Para ficar mais fácil fazer a sua DRE, vamos montar um passo a passo em seguida:

  1. Discrimine a receita bruta, que corresponde ao faturamento do ano. Basta somar toda a receita gerada com as vendas ou prestações de serviços considerando os cancelamentos e devoluções;
  2. Para obter a receita líquida, subtraia da receita bruta os valores referentes aos impostos e descontos oferecidos sobre as vendas;
  3. Para obter o lucro bruto, subtraia do valor da receita líquida os custos das mercadorias, ou seja, os gastos relacionados à compra, preparação ou fabricação do seu produto ou serviço. Considere o CMV (Custos de mercadorias vendidas), o CPV (Custo de produtos vendidos) e o CSP (Custo dos Serviços Prestados);
  4. Subtraia do lucro bruto as despesas com as vendas, que podem incluir comissões de vendedores, brindes, fretes e outros gastos diretos relacionados ao fechamento das vendas;
  5. Subtraia também do lucro bruto as despesas administrativas, como aluguel, contas de energia, telefone, internet, IPTU, folhas de pagamento, pró-labore dos sócios, materiais de escritório, materiais de limpeza e todas as demais despesas administrativas detectadas;
  6. Subtraia também as despesas financeiras, que correspondem aos juros pagos, descontos concedidos e despesas bancárias;
  7. Ao fazer as subtrações descritas nos três tópicos anteriores, você obterá o resultado operacional líquido. O próximo passo é subtrair dele as despesas extra operacionais, correspondentes à receita com dividendos e juros sobre empréstimos. Assim você chegará ao resultado antes da dedução do imposto de renda e da contribuição social;
  8. O último passo é subtrair os valores correspondentes a esses impostos para obter o resultado líquido, que é o valor final a ser exposto na DRE.

Quais são os modelos de análise de DRE?

Até aqui já vimos o que é DRE, qual é a sua importância, a sua contribuição para a gestão financeira da empresa e como montar a sua DRE.

Para tornar este guia ainda mais completo, vamos finalizá-lo com uma explicação sobre os modelos de análise de DRE.

Existem duas formas de fazer a análise desse relatório: o método de análise horizontal e o de análise vertical.

No primeiro deles são comparados os resultados das DREs em diferentes períodos para compreender, por exemplo, se a rentabilidade da empresa é crescente.

Já o modelo vertical de análise busca avaliar os valores dispostos na própria estrutura do relatório. Ou seja, nesse caso são analisados os percentuais de cada componente da DRE.

Obviamente, você não precisa optar por apenas um dos modelos. Os dois podem ser utilizados para uma análise mais completa ou em contextos diferentes dependendo das informações que você precisa.

Concluindo

A Demonstração de Resultado de Exercício é um relatório financeiro de grande valia para qualquer empresa.

Seu uso faz com que a gestão seja mais estratégica e, nas mãos de um bom gestor financeiro, pode auxiliar a empresa a alcançar resultados cada vez melhores.

Se você é esse tipo de gestor, não deixe de conhecer a respeito dos outros demonstrativos financeiros através do nosso artigo sobre o assunto. Boa leitura!