O Guia do Planejamento Financeiro: tudo o que você precisa saber

O Guia do Planejamento Financeiro: tudo o que você precisa saber

Uma das palavras mais ouvidas por empreendedores, sem dúvidas, é planejamento financeiro.

Independente da área de atuação, ter controle sobre as ações e as finanças é essencial para a prosperidade do negócio.

Por isso, tão importante quanto pensar no futuro da organização, é gerir os gastos cotidianos por meio de um bom planejamento financeiro.

Planejamento financeiro é uma expressão que naturalmente evoca a imagem de planilhas, números e cálculos na cabeça dos profissionais.

Mas a elaboração e execução de um planejamento financeiro é um processo que vai além da matemática e bem mais fácil de fazer do que você imagina.

Ao final da leitura do nosso artigo de hoje, você saberá exatamente o que é planejamento financeiro, sua importância para a gestão interna e o passo a passo para aplicá-lo.

Para se ter um planejamento financeiro eficaz, é necessário se munir com todas as informações sobre o assunto.

Sendo assim, esse Guia é ideal para que isso aconteça. Com essa leitura, você saberá:

  • O que é planejamento financeiro;
  • Por que fazer um planejamento financeiro;
  • Qual é a importância de definir um planejamento financeiro a curto prazo;
  • Como elaborar o melhor planejamento financeiro?

Vamos lá? Continue a leitura!

O que é planejamento financeiro?

O primeiro passo para ter uma gestão de finanças que traga resultados é entender o que é um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é um controle das finanças que integra a estratégia de uma empresa, visando dar suporte aos aspectos financeiros.

Isso quer dizer que esse planejamento fornecerá informações úteis para prever possíveis ocorrências futuras dentro da empresa, sejam elas positivas ou negativas.

Quanto mais informações e projeções possibilitadas pelo planejamento financeiro, melhor será para a empresa.

Dessa forma a empresa poderá ter uma noção precisa de situações que podem lhe acontecer.

Assim, será possível determinar maneiras de atuação diante das situações vivenciadas.

Busca-se, então, por meio do planejamento financeiro gerar informações para que os gestores consigam tomar decisões conscientes no presente, analisando os reflexos futuros.

O planejamento financeiro irá atuar como um conjunto de ferramentas que vão direcionar a empresa, de acordo com a sua estratégia, diante do mercado em que está inserida.

Sendo assim, podemos afirmar, o planejamento financeiro é essencial para que uma empresa tenha sucesso em sua gestão interna.

Contudo, ainda é comum muitos empresários não darem a devida atenção a essa ferramenta.

Por esse motivo, queremos ressaltar para você os motivos que fazem o planejamento financeiro indispensável.

Por que fazer um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma prática que traz muitos benefícios para qualquer empresa. E, quando falamos em qualquer, é qualquer mesmo. Não importa se é uma empresa de pequeno porte, médio porte ou, até mesmo, se você é um microempreendedor individual.

Vamos ver quais benefícios são esses?

  • O planejamento financeiro possibilita o acúmulo de informações significativas sobre a empresa;
  • Com essas informações, você pode ter maior controle e previsão das coisas que podem acontecer na empresa;
  • A partir desse controle, é possível tomar decisões mais assertivas;
  • Sabemos que decisões mais assertivas trarão resultados cada vez melhores;
  • Com essa ferramenta, você pode ter maior organização interna e os seus processos serão beneficiados com tal organização;
  • É possível realizar um planejamento a curto, médio e longo prazo, dependendo de qual é o seu foco na administração dos seus recursos;
  • É possível, ainda, realizar previsões e verificar quais tipos de investimentos podem ser realizados;
  • Pode-se determinar quais cortes devem ser feitos para que se tenha maiores condições de aproveitar os recursos da melhor maneira.

Os benefícios que citamos acima são apenas alguns dos muitos proporcionados pelo planejamento financeiro.

Sendo assim, não há motivos para que você não implemente um planejamento financeiro o mais rápido possível dentro da sua empresa.

E, vale lembrar, planejar é uma ação que não se restringe ao longo prazo!

Para que sua empresa tenha tranquilidade financeira , é indispensável estar de olho nos gastos de cada dia. Por isso, invista em um planejamento financeiro a curto prazo.

Quando falamos do curto prazo, os planos de ações são constantemente trocados por decisões impulsivas. E isso é um erro grave.

Qual é a importância de definir um planejamento financeiro a curto prazo?

O planejamento financeiro a curto prazo é a melhor forma de gerir a disponibilidade de capital de giro do seu negócio que é o dinheiro usado para pagar as contas do dia a dia ou para os investimentos.

E é a partir dessa estratégia que você conseguirá ter controle sobre títulos negociáveis, estoques, folha de pagamento, contas a receber e a pagar, empréstimos bancários e mais!

O planejamento financeiro é tão importante que pode significar a diferença entre sobrevivência e morte de uma organização.

Se o capital de giro ficar restrito, uma empresa pode vir a quebrar diante de necessidades básicas, como a compra de matéria-prima, conserto de equipamentos e despesas trabalhistas inesperadas.

Controlar o capital de giro é a essência do planejamento financeiro, que deve ser atualizado constantemente pelo departamento financeiro. Por isso, fique de olho no seu capital de giro!

Estabelecer um planejamento financeiro é prezar por uma administração empresarial mais organizada. Controlar seus gastos mês a mês é vital para a tranquilidade dos gestores e dos colaboradores.

Por trás de todo investimento, melhorias, capacitação de funcionários e planos de expansão, há um excelente planejamento financeiro.

Adotar um planejamento financeiro a curto prazo, portanto, é ter informações constantes sobre o direcionamento da sua organização, sobre as oportunidades de negócio e permitir-se ter tempo hábil para desenvolver planos de ação que irão sanar as necessidades e problemas da organização.

Como elaborar o melhor planejamento financeiro?

Se o planejamento financeiro existe para prevenir e antecipar uma empresa a eventos financeiros futuros, o primeiro passo para organizá-lo é pensar nos gastos e receitas no tempo estimado.

Quanto a sua empresa tem para receber de clientes? Quanto dinheiro será destinado aos fornecedores? Quanto é gasto com os salários dos funcionários? Quanto será recebido com as vendas? Qual é a sua previsão de vendas?

Depois, é hora de entender planejamento financeiro como uma técnica que irá oferecer segurança para o alcance de objetivos e metas da organização.

Entretanto, antes de te mostrarmos como elaborar o melhor planejamento financeiro, se faz necessário destacar: capacite os colaboradores da empresa para que eles saibam como lidar com o planejamento financeiro.

Você já deve ter percebido que o planejamento financeiro é um recurso muito importante para as organizações.

Apesar de, em muitos casos, o planejamento ser idealizado por um grupo seleto de pessoas, é de responsabilidades de todos na empresa assegurar que o mesmo seja executado conforme o esperado.

Por esse motivo, é essencial que os todos os colaboradores tenham entendimento da importância da ferramenta, do porquê de sua aplicabilidade e como utilizá-la da melhor maneira.

Caso contrário, o planejamento financeiro será só mais uma planilha ou apenas mais um conjunto de informações que para nada serve.

Sendo assim, não deixe de capacitar a sua equipe e guiá-los passo a passo para que a ferramenta do planejamento financeiro seja aproveitada ao máximo.

Depois de levar a capacitação da sua equipe em consideração, estando imerso nos gastos, investimentos e objetivos da sua empresa, é hora de traçar alguns dados e informações para chegar no planejamento final. Entenda!

Compreenda o seu fluxo financeiro

O primeiro passo para elaborar o planejamento financeiro é entender a movimentação financeira da sua empresa. Como assim?

Entender seu fluxo financeiro é ter controle entre a entrada e saída de recursos em um determinado período linear.

Ter consciência dos saldos e débitos da sua organização é indispensável para que você possa construir um planejamento financeiro eficiente.

Liste todos os seus custos

Tão importante quanto dar atenção ao fluxo financeiro em sua totalidade, é estar de olho nos custos.

Entenda o seu processo produtivo e descreva quantos recursos são consumidos e quanto custa para a sua organização elaborar um produto ou prestar um serviço.

Definir os valores gastos é essencial para uma precificação correta. Quando você taxa um processo produtivo de forma errada, prejuízos podem ser gerados, uma vez que um valor a mais ou a menos pode alterar sua margem de segurança do capital de giro.

Aposte em um bom orçamento

Se você já tem em mãos os gastos e o fluxo financeiro, é hora de estabelecer um bom orçamento.

Ao estabelecer um orçamento, você observa os gastos e erros do passado e é capaz de fazer projeções mais otimistas e que possibilitem mais economia no futuro.

Assim é possível determinar valores que serão gastos e quantias que serão recebidas e como será essa movimentação em um determinado período.

Seu orçamento possibilitará que seu planejamento financeiro a curto prazo seja detalhado. Portanto, tente definir os gastos e orçamentos de acordo com cada departamento, com os objetivos da organização e a constante revisão da estratégia.

Ter atenção a cada um desses pontos permite uma revisão mais fácil do planejamento financeiro, pois os ajustes podem ser feitos diretamente nos pontos que não deram certo.

Busque apoio nas ferramentas de finanças

Seu planejamento financeiro a curto prazo precisa ser acessível. Portanto, para o controle constante, você deve buscar usar as ferramentas de finanças.

A ferramenta de controle mais utilizada e de maior importância para um planejamento financeiro é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é um recurso capaz de projetar as despesas, os custos e as receitas.

Seu monitoramento precisa ser semanal, mensal, trimestral ou anual. Como estamos falando também do planejamento financeiro a curto prazo, nesse caso, o ideal é que o tempo de monitoramento seja menor!

Por meio do fluxo de caixa, é possível conferir se haverá escassez de recursos em algum momento ou até mesmo um excedente de caixa.

No segundo caso, o monitoramento confirma a capacidade de investimentos ou até pagamentos antecipados, de acordo com a vontade do gestor.

O fluxo de caixa dá os insumos necessários para a elaboração de uma planilha de gastos e um demonstrativo dos resultados financeiros de um determinado período.

E no que isso ajuda? Na visualização de lucratividade ou não, dos retornos sobre o investimento inicial e o prazo necessário para maiores lucros.

Conheça os tipos de enquadramento tributário

Além do fluxo de caixa, uma estratégia muito eficiente para o controle do planejamento financeiro é conhecer os regimes de tributação.

Ter controle sobre a tributação brasileira evita qualquer gasto inesperado.

Sabemos que, infelizmente, o regime tributário no nosso país não é o mais simples. Pelo contrário, são muitas as burocracias que envolvem os processos contábeis brasileiros.

Contudo, isso não é motivo para que você, como empreendedor ou gestor, não busque o conhecimento necessário a respeito do assunto.

No Brasil, temos três tipos de regime tributários mais usuais. São eles o Simples Nacional, o Lucro Real e Lucro Presumido.

É muito importante que, durante a elaboração do seu planejamento financeiro, você tenha certeza de qual regime tributário é o mais ideal para a sua empresa.

Caso você escolha o regime da sua empresa de maneira equivocada, você pode contar com algumas consequências bem desagradáveis.

Sendo a principal dela o pagamento de impostos de forma desnecessária, o que pode acarretar em déficits no seu planejamento financeiro.

Diante disso, queremos ressaltar que é de suma importância que você compreenda melhor os tipos de enquadramento tributário do nosso país e em qual deles a sua empresa se encaixa.

Para que você adquira esse conhecimento e elabore, com ainda mais precisão, um bom planejamento financeiro, recomendamos que acesse o nosso conteúdo sobre regimes tributários e suas implicações para a administração da empresa.

CTA-KRK-3 (Contratos)