5 estratégias para aplicar e contribuir para o sucesso do cliente

Estrategicamente, o sucesso do cliente, além de melhorar a reputação do negócio, também contribui para aumentar o desempenho da organização na retenção do cliente.

5 estratégias para aplicar e contribuir para o sucesso do cliente

Conheça estratégias que melhoram o sucesso do cliente, levando a uma melhor relação da sua empresa com seu público. Gere satisfação e, consequentemente, aumente o faturamento aplicando as dicas que trazemos aqui.

Sabemos como o sucesso do cliente é extremamente importante para estreitar os laços das empresas com o público.

Estrategicamente, o sucesso do cliente, além de melhorar a reputação do negócio, também contribui para aumentar o desempenho da organização na retenção do cliente. E porque se preocupar com isso?

De acordo com a Harvard Business Review, aumentar em 5% a taxa de retenção de clientes pode acarretar em uma ampliação de faturamento de 25% a 95% para as  empresas. Esse é um bom exemplo do tipo de resultado que todo mundo quer ter.

Então, para auxiliar a implementar um processo que vai levar ao sucesso do cliente, falaremos sobre as seguintes estratégias:

  1. Alinhamento da marca e público-alvo
  2. Processo de venda centrado no cliente
  3. Implemente um bom pós-venda
  4. Mantenha a comunicação próxima
  5. Busque por feedbacks e acompanhe as métricas

Tudo isso ajudará a alcançar os benefícios do sucesso do cliente que é: fazer com que seu público ame sua marca e seja seu fiel escudeiro. Então, vamos lá.

5 estratégias para melhorar o sucesso do cliente

1. Alinhamento da marca e público-alvo

O primeiro passo para o sucesso do cliente é alinhar a comunicação da sua marca à persona correta.

Para começar, é necessário que a identidade da empresa esteja bem definida e consolidada.

A partir disso, é hora de pensar estrategicamente e fazer escolhas sobre como você falará com seu público-alvo. É importante que a linguagem esteja alinhada, conforme a segmentação de marketing ideal.

Portanto, é essencial que se trace a persona do negócio. Somente assim você atrai usuários que realmente podem se beneficiar com suas soluções. Esse é o primeiro passo rumo ao sucesso do cliente.

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2. Processo de venda centrado no cliente

É fundamental criar um processo comercial que também priorize a experiência do consumidor.

Nada de tentar empurrar para o cliente uma solução que não vai ajudá-lo. Você pode até conseguir vender, mas dificilmente irá mantê-lo por muito tempo.

Isso não quer dizer que você não deve usar técnicas de persuasão. Lembrando que persuadir não é mentir ou enganar. Mas sim oferecer boas vantagens ou criar a percepção de valor ao consumidor para que ele não desista da aquisição.

Compartilhar conteúdos relevantes com os clientes também é uma estratégia muito interessante para qualificar os leads e melhorar a experiência do cliente com a empresa.  

Leads qualificados têm maiores chances de se tornarem clientes que alcançam o sucesso, porque entendem melhor como a solução da empresa pode ajudá-los.

3. Implemente um bom pós-venda

O pós-venda também é uma das estratégias para se conseguir o sucesso do cliente. Ter um bom suporte para atender qualquer dúvida e fazer um acompanhamento da satisfação do consumidor faz toda a diferença.

Em negócios como e-commerces, ter ações como fluxo de e-mail marketing para enviar mensagens sobre o andamento da compra, com código de rastreamento quando sai para a entrega, são bons exemplos do que fazer.

Além de ser interessante também se mostrar aberto e disposto a lidar com qualquer problema que surgir.

Se você trabalha com algum tipo de serviço, ou seu atendimento é B2B, não necessariamente um produto, essa etapa é ainda mais importante.

Depois de todo o esforço em convencer e converter o usuário, no pós-venda é hora de satisfazer e cumprir com todas as promessas e ofertas de serviço. Ter um setor de customer success para lidar diretamente com as demandas e contribuir para os resultados dos clientes é um bom caminho.

4. Mantenha a comunicação próxima

Manter uma comunicação próxima com seu cliente, mesmo após a compra, é uma das formas mais eficientes de garantir a satisfação dele com seu negócio.

Aproveite para adotar uma estratégia omnichannel capaz de atender o consumidor em seus canais preferidos.

Continue compartilhando conteúdos relevantes e lembre-se que as etapas do funil de vendas não terminam com a concretização de um negócio.

5. Busque por feedbacks e acompanhe as métricas

Para fechar, a última estratégia para que a equipe de sucesso do cliente consiga garantir bons resultados é focar nos feedbacks e métricas. São ótimos indicativos para entender como está sendo a experiência dos clientes com a marca.

É essencial se manter de olho em canais como o Reclame Aqui para visualizar críticas e responder insatisfações, além de ter um equipe time de suporte específico para trabalhar em problemas potenciais.

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Já as métricas são interessantes para analisar e compreender melhor o comportamento do cliente. Assim você consegue entender melhor qual a dor da marca e em qual ponto há maior vazamento.

Em qual momento da jornada os clientes costumam se perder? É na captação ou na fidelização? Refletindo esses pontos é possível traçar planos de ações mais efetivos, com uma visão e entendimento mais nítido sobre o que está acontecendo.

Esperamos que a partir desse conteúdo você consiga ter insights para solucionar questões específicas do seu caso. Não deixe também de compartilhar com outras pessoas da sua equipe.

Este artigo foi escrito pela equipe da Lahar, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais.