7 etapas para alcançar a liberdade financeira

Descubra como a liberdade financeira pode te ajudar a realizar seus projetos e viver uma vida confortável!

7 etapas para alcançar a liberdade financeira

Você sabia que independentemente do quanto você ganha por mês, é possível alcançar a liberdade financeira? Você só precisa controlar seu dinheiro para não ser controlado por ele.

Qual foi a última vez que você pagou suas contas e sobrou um dinheiro no fim do mês? Se isso nunca aconteceu ou raramente acontece, essa leitura te ajudará a descobrir o que está fazendo de errado.

Agora, se você é um dos milhares de brasileiros que estão com problemas de dívidas, você também descobrirá como resolver essa questão.

Nathalia Arcuri ensina, em seu livro “Me Poupe!”, quais passos você deve seguir para se educar financeiramente e nunca mais ficar sem dinheiro no bolso.

A autora do livro é uma jornalista especialista em finanças, possui um canal no YouTube que auxilia pessoas a alcançarem a liberdade financeira e conta com mais de 6 milhões de inscritos.

Então, se você deseja conquistar a tão sonhada independência financeira, continue aqui!

Conheça seu dinheiro

Vamos lá, o primeiro passo para conquistar a liberdade financeira é saber o quanto de dinheiro trabalha para você. Quanto dinheiro entra por mês no total? Vai anotando, pois isso é fundamental.

Agora, o próximo passo é saber quanto você gasta mensalmente. Adicione a essa conta todos os gastos mensais, incluindo parcelas e dívidas.

Talvez você esteja se sentindo um pouco desesperado depois de seguir esses dois passos, mas lembre-se, o objetivo é ajudar você a alcançar sua liberdade financeira.

Afinal, não adianta achar que seus problemas financeiros se resolverão sozinhos. Está na hora de olhar para a situação e revertê-la.

Só quem conhece bem seu próprio dinheiro é capaz de definir prioridades e planejar sua vida financeira.

Banco Inter

Comece a poupar

Você tem dificuldade para poupar? Saiba que você não está sozinho, e aqui apresentaremos formas de mudar isso.

O ideal é que você deixe 70% do seu dinheiro para seus gastos atuais e guarde 30% para o futuro.

Se os seus gastos mensais consomem mais que 70% do seu salário, é hora de repensar seu padrão de vida.

Talvez você esteja se perguntando: “Mas como eu vou poupar se estou cheio de dívidas?”. Não se desespere, existe uma solução para isso.

Primeiramente, escolha a dívida mais fácil de pagar e planeje uma forma de pagá-la totalmente ou grande parte dela de uma só vez. Depois de fazer isso, procure seu credor e negocie.

Então, se você tem dívidas, pague-as para depois poupar. Se não tem dívidas, poupe e invista!

Estabeleça um objetivo

Se você não consegue guardar dinheiro, estabeleça um objetivo. Poupar se torna estimulante quando você está almejando realizar algo.

Seu objetivo precisa estar claro e bem definido em mente, dessa forma evitará gastar dinheiro de forma desnecessária.

Tenha sua meta como sua razão para acordar todos os dias e trabalhar a fim de fazer dinheiro para alcançá-la. Assim, você não irá gastar seu dinheiro à toa.

Você precisa desenvolver uma autodisciplina para não se perder nas finanças.

Seja seu próprio crítico e não descanse até alcançar seu objetivo! Defina uma data, um valor, e vá em frente.

Seu maior obstáculo para poupar dinheiro é você! Não se torne um impedimento na sua jornada para alcançar a independência financeira.

Não desperdice seu dinheiro

Você já parou para pensar que a cama que você deita, a roupa que você veste, o café que você toma, tudo isso custa dinheiro?

Então, não desperdice o que você trabalhou duro para ganhar.

Você não vai deixar de viver sua vida ou aproveitar pequenos prazeres se começar a pensar com cuidado sobre o dinheiro que está gastando à toa.

Ter cuidado com o que você gasta e não desperdiçar não irá torná-lo uma pessoa mesquinha.

Ainda assim, você tem dificuldade para não gastar com bobeiras? O próximo tópico vai te ajudar a mudar esse comportamento.

Seja racional

Antes de comprar qualquer coisa, você precisa pensar racionalmente. Se essa é a sua dificuldade, existe uma técnica que pode te ajudar.

A técnica mais fácil de aplicar se chama “Custo 100”. Para aplicá-la você precisa calcular quantas horas você trabalha para ganhar 100 reais.

Se você ganha um salário mínimo de 1.100 reais, por exemplo, e trabalha 220 horas por mês, significa que você ganha 5 reais por hora. Logo, para ganhar 100 reais você precisa trabalhar 20 horas.

Pensando assim, se você comprar um sapato de 300 reais, você estaria gastando nele 60 horas do seu trabalho.

Fica mais fácil não gastar à toa pensando dessa forma, não é?

Agora que você aprendeu o valor do seu dinheiro, está na hora de pensar em investir.

Invista nos juros compostos

Não sabe o que são os juros compostos? Fica tranquilo que a gente te explica.

Os juros compostos fazem os seus 100 reais virarem 200 sem que você precise trabalhar para isso. Tudo que você precisa fazer é investir.

Mas investir gera juros?

Sim, as aplicações seguras geram juros compostos. Algumas aplicações geram mais e outras menos, você precisa saber qual é a ideal para você.

Se você investir e deixar seu dinheiro gerar juros, poderá realizar seus projetos à vista, sem pagar nada extra por eles, pois seu dinheiro estará trabalhando para você.

Bem, mas onde investir? Existem dois tipos de investimentos, os de renda fixa e os de renda variável.

Vamos lá, se você empresta seu dinheiro para o banco ou para o governo, eles devolvem sua grana com juros, esse é um investimento de renda fixa.

Agora, se você comprar uma parte de uma empresa, estará apostando em um investimento de renda variável, pois seu dinheiro só se multiplicará se a ação se valorizar e você vendê-la.

Mais uma coisa, um investimento extremamente importante que você precisa fazer é o da reserva de emergência.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

A reserva de emergência nada mais é do que aquele dinheiro que você deixa guardado para usar  se algo ruim acontecer, um problema de saúde, um carro quebrado ou até se o famoso desemprego chegar.

Uma boa reserva de emergência é aquela que é capaz de manter seu padrão de gastos atuais por pelo menos seis meses.

Não, isso não é coisa de louco. Se seus gastos mensais são de 1.000 reais, você precisa ter pelo menos 6.000 reais em sua reserva de emergência.

E qual a melhor forma de conseguir isso de forma rápida e segura? Investindo!

Então, invista para ter uma reserva de emergência e também para realizar seus projetos à vista sem pagar juros por eles.

Pense na sua aposentadoria

Você está contando com a sua aposentadoria para viver tranquilamente na sua velhice?

Se a resposta for sim, pode ir parando por aí. Ser financeiramente independente significa, literalmente, não depender de outros.

Bom, se no futuro você deseja ter essa liberdade financeira, está na hora de começar a se planejar.

Você aprendeu aqui sobre o poder dos juros compostos. Então, use-os para melhorar sua renda no futuro.

Você não quer depender do INSS para ter uma vida confortável, não é?

Faça seu dinheiro trabalhar para você, para que possa contar com pelo menos os juros do dinheiro investido para ter uma vida confortável.

E, antes de terminarmos, tenha em mente que a liberdade financeira é um projeto individual.

Por mais que você compartilhe a vida com alguém, você precisa cuidar do seu próprio dinheiro sem depositar em outra pessoa a responsabilidade pela sua liberdade financeira no futuro.

Alcance já a sua liberdade financeira!

Vamos lá, você estará completamente livre financeiramente quando estiver sendo sustentado pelo seu dinheiro, ou seja, quando você conquistar a opção de trabalhar apenas se quiser.

As etapas de organização financeira aqui apresentadas têm por objetivo torná-lo financeiramente independente, e você só será capaz de aplicá-las se mudar o seu mindset.

Como vimos, as dicas são bem práticas, você precisa analisar a sua situação e agir!

Se você deseja ver uma mudança, você precisa mudar suas atitudes.

Cuide do seu dinheiro, invista e alcance a tão sonhada liberdade financeira!