Entenda porque sua empresa não precisa de assessoria de cobrança

Entenda porque sua empresa não precisa de assessoria de cobrança

Em tempos de crise econômica, é comum haver o aumento do número de consumidores inadimplentes. Em contrapartida, é maior a preocupação dos gestores com o gerenciamento dos contratos, bem como com a emissão das notas fiscais, para que tudo fique regularizado. Por isso, muitas organizações pensam em contratar uma assessoria de cobrança.

A assessoria de cobrança é vista por muitos gestores como uma ótima aliada para a saúde financeira dos negócios.

De fato, este é um serviço que tranquiliza os gestores quanto à estabilidade das finanças, principalmente quando o seu foco deve estar voltado às vendas.

No entanto, não é só a assessoria de cobrança que é a melhor forma de gerenciar os pagamentos e seus contratos!

Hoje nós vamos te explicar porque sua empresa não precisa de uma assessoria de cobrança. A solução mais prática para organizar as finanças são os softwares de gerenciamento financeiro. Ficou curioso(a)? Então continue a leitura!

Assessoria de Cobrança vs. Softwares de Gerenciamento Financeiro

Antes de entender quais são os benefícios de adotar um software de gestão financeira, é muito importante entender as diferenças desse modelo com a tradicional assessoria de cobrança.

A assessoria de cobrança consiste na terceirização do serviço de cobranças das dívidas que uma empresa tem a receber.

Quando um cliente não paga suas contas pendentes, é comum que a organização indique seu nome ao Serasa ou SPC. Essa é uma tática funcional, já que nenhum consumidor quer ficar com seu nome negativado.

Entretanto, a assessoria de cobrança atua buscando novas formas de solucionar as inadimplências, buscando os mesmos resultados (quitação), mas abrindo oportunidades para negociações e cenários mais favoráveis.

A terceirização do serviço de cobranças começa a operar, normalmente, a partir do primeiro mês de falta do cliente.

Para trabalhar da forma mais adequada, a assessoria de cobrança e a empresa contratante precisam estipular juntas regras claras de abordagem aos clientes, e estilos e padrões que a equipe deverá seguir nos contatos.

Assim, o atendente vai seguir as diretrizes e aspirações da empresa contratante, o que atenuará as chances de mal-entendidos com a sua clientela.

A assessoria de cobrança é o suporte ideal se o que a sua empresa necessita é controlar a entrada de dinheiro.

No entanto, o controle financeiro da sua empresa precisa ser realizado de forma global. E é aí que está a vantagem dos softwares de gerenciamento financeiro.

Os dados financeiros de uma empresa muitas vezes ficam espalhados em diferentes suportes, dispostas de forma desordenada, o que dificulta o acesso às informações.

Contrapondo-se a este problema, os programas de gestão financeira oferecem a informação centralizada e de fácil acesso a todos os funcionários!

O que é possível fazer com um software de gestão financeira?

Controle de contas a pagar, contas a receber e contas corrente;
Enviar mensagens personalizadas sobre cobranças para os seus clientes;
Armazenar os componentes e cópia de suas próprias contas;
Compartilhar dados com o seu contador;
Trocar informações com o seu banco através de arquivos de remessa ou retorno;
Emissão de notas fiscais;
Gerenciamento de contratos;
Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), que permite o compartilhamento de qualquer artigo com extrema segurança.
Como o conteúdo financeiro é armazenado em um único local, os dados passam a apresentar mais precisão e consistência.

Com o uso de um software, torna-se também mais simples ter uma visualização global e confiável da situação financeira do empreendimento.

Quais os principais benefícios de um sistema de gestão financeira?

Os softwares de gestão financeira substituem as planilhas no Excel, livros de fluxo de caixa e muitos papéis soltos. Mas isso é só um dos inúmeros benefícios de implantar um na sua empresa. Confira as vantagens:

Informações exatas

Com um software de gestão financeira, as empresas podem centralizar toda a informação financeira e torná-la facilmente acessível aos usuários finais em todos os departamentos, unidades de negócios e filiais.

Planilhas, por exemplo, por mais que estejam integradas, podem sofrer algum tipo de alteração e fazer com que você perca muitos dias de trabalho.

Isso cria uma versão única e verdadeira dos documentos e relatórios, o que aumenta a precisão e consistência das informações.

Facilidade para organizar despesas

O programa de gerenciamento financeiro permite a organização das contas a pagar por data, categoria e centro de custo. Você ainda recebe notificações quando uma data de vencimento está próxima.

Planejamento e análise estratégica das finanças

“Quais são os principais eventos financeiros que prevemos para o próximo ano? Que impacto terá o mercado sobre o nosso negócio?”.

Um software de gestão financeira é capaz de responder questões cruciais como essa para a saúde financeira da empresa. Isso auxilia na criação de estratégias fundamentadas para um negócio bem-sucedido.

Controle de estoque

Um software de gestão financeira é capaz de conferir com exatidão todo o processo de estocagem. Você pode visualizar o estoque sempre que precisar.

As baixas podem ser relatadas automaticamente, assim como a aquisição de produtos para a reposição.

Relatórios de desempenho financeiro completos

O controle financeiro por meio de planilhas não gera nenhum insumo estratégico para alavancar seus negócios.

Os sistemas de gestão financeira oferecem relatórios gerenciais que dão um panorama completo da performance da sua empresa em cada período, o que dá maior poder para decidir sobre as ações a serem tomadas.

Você consegue visualizar os resultados a qualquer momento, além de analisar as despesas, o faturamento de clientes e o relatório de venda dos seus produtos.

Automatização de processos

Um sistema de gestão financeira reduz o trabalho manual para controlar as finanças.

Os softwares permitem a importação dos seus extratos bancários, reduzindo o trabalho na hora de fazer lançamentos.

A geração de relatórios também é instantânea. A emissão de notas fiscais é muito mais ágil.

Redução de erros

Com um sistema de gestão financeira, problemas fiscais e pagamentos atrasados são reduzidos.

Sua funcionalidade de lembrete reduz os custos com juros após o vencimento de prazos e eventuais problemas na justiça.

As interpretações errôneas dos dados também acaba, já que o programa gera relatórios globais e específicos sobre as finanças da sua empresa.

Hoje as empresas não podem ficar reféns da assessoria de cobrança para controlar a entrada de dinheiro. A gestão financeira de uma empresa não é só cobrar dívidas, mas um sistema integrado que abrange pagamentos, controle de contratos, relatórios de desempenho e mais.

Agora que você sabe que sua empresa não precisa de uma assessoria de cobrança, invista em um software de gerenciamento financeiro. Experimente o Keruak Software gratuitamente por 30 dias!

CTA-KRK-1--NFE-e-Cobran-as--25