Se você possui uma sólida experiência em sua carreira profissional e tem uma ampla carteira de contatos, que tal investir na área de consultoria? Se você já pensou nessa possibilidade, certamente tem dúvidas sobre como abrir uma empresa de consultoria.

Consultoria é um modelo de prestação de serviços em que um profissional qualificado e conhecedor de um determinado assunto oferece ao mercado.

Sua função é realizar diagnósticos e elaborar processos, com o objetivo de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.

Com as informações detectadas o consultor desenvolve, implanta e viabiliza um projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.

A consultoria, portanto, é uma atividade que busca responder ou atender às necessidades das empresas ou pessoas físicas por meio de aconselhamento ou sugestões de melhoria, a partir de um conhecimento firme e estruturado sobre a área de atuação do cliente.

Um consultor trabalha com conhecimento, capacidade de análise e proposição de soluções para um conjunto de dúvidas apresentadas pelo cliente.

Para colocar suas atividades em prática, um consultor precisa ter uma estrutura sólida e regulamentada.

Uma empresa de consultoria precisa ser concebida com total atenção do profissional, desde os aspectos burocráticos até o estilo de trabalho.

Se você deseja trabalhar como consultor, continue a leitura, pois vamos sanar todas as dúvidas sobre como abrir uma empresa de consultoria.

O mercado de consultoria

Antes de aprender como abrir uma empresa de consultoria, é fundamental conhecer as particularidades do mercado no qual você está se inserindo.

Com o mercado a todo vapor, para os mais diferentes setores, a consultoria tem tido o papel fundamental para auxiliar no processo de abertura de algumas empresas e na reformulação de práticas e processos daquelas já existentes.

Inovações no modelo de negócios, no processo de produção e nas tecnologias utilizadas podem gerar diversas dúvidas na mente dos empresários.

O mercado de empresas de consultoria apresentou na última década um crescimento expressivo, justamente devido à “pouca experiência” dos brasileiros em trabalhar com inovações tecnológicas avançadas para gerir sua empresa.

No Brasil, a grande abertura desse mercado ocorreu no início dos anos 90, fato que culminou com a ascensão da profissão de consultor terceirizado, tornando-se então uma boa opção para aqueles profissionais com amplos conhecimentos em determinada área prestassem consultoria.

Alguns fatores que geraram o aumento da demanda de serviços de consultoria foram:

  • Busca de novos conhecimentos e de inovação pelas empresas para enfrentar a globalização da economia;
  • Necessidade de criar vantagem competitiva;
  • Questionamento da realidade da empresa, a fim de promover um processo de melhoria contínua e sustentada;

Uma consultoria pode ser voltada para diversas alternativas de otimização de processos na empresa, como melhorar a comunicação interna, formular a política de gestão de pessoas, alterar o sistema de gestão, repensar as estratégias de imagem e mais!

Como abrir uma empresa de consultoria?

Agora que você entende o mercado de consultoria, é hora de entender como abrir uma empresa de consultoria. Conheça os passos fundamentais:

 

  • Estrutura e localização

 

Para montar o seu escritório de consultoria é muito importante ter um local para poder fazer reuniões e atender os clientes com conforto. Apesar disso, em alguns casos, é o consultor que vai até a empresa do cliente para as reuniões.

A evolução dos modelos de gestão e dos meios de comunicação levou as organizações a formatos virtuais, em que nem sempre a existência física do “escritório” da empresa é essencial.

Você já ouviu falar dos coworkings? São espaços compartilhados de trabalho no qual você pode alugar um posto fixo de trabalho (salas ou mesas), salas de reunião ou até mesmo escritórios virtuais, hospedando apenas o seu CNPJ.

De toda forma, na hora de escolher um local para receber seus clientes, é fundamental escolher lugar como proximidade de centros financeiros ou estar perto de seus principais clientes, além de possuir facilidade de acesso.

Outras características importantes devem ser consideradas em relação à funcionalidade da locação é:

  • Boa estrutura de rede elétrica;
  • Facilidade de acesso e de instalação de cabeamento de voz, dados, etc;
  • Decoração aprazível.

 

  • Legalizando sua empresa

 

A legalização é fundamental para uma empresa, pois só assim é possível que ela aproveite benefícios como captação de recursos junto à instituições financeiras, emissão de notas fiscais e mais.

Regularizada, uma empresa pode vender ou prestar serviços para órgãos públicos por meio de licitações e deixa de correr o risco de ser penalizada em casos de fiscalizações.

Na perspectiva social, uma empresa que não é legalizada nunca poderá contratar e regularizar a situação de seus funcionários.

Entre as exigências legais para abrir uma empresa de consultoria estão:

  • Registro nos seguintes órgãos:
  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.
  • Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  • Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

 

  • Organização do processo produtivo

 

Para o seu serviço de consultoria funcionar a todo vapor, é fundamental organizar o processo de produção/entrega para os clientes, bem como a própria prospecção de clientes.

Listamos alguns procedimentos indispensáveis para fazer o seu serviço rodar:

  • Desenvolvimento do contrato de consultoria;
  • Pré-diagnóstico das necessidades dos clientes;
  • Elaboração da proposta de serviços (objetivos, metodologia, carga horária de trabalho, prazos, valores e condições de pagamento);
  • Apresentação e aprovação do contrato;
  • Execução e análise dos fatos;
  • Implementação das recomendações (cronograma de execução e melhorias);
  • Recebimento dos serviços prestados de acordo com a forma de pagamento definida nas cláusulas contratuais.

Para conquistar novos clientes, invista em estratégias de comunicação, de marketing digital, bem como o networking em eventos corporativos.

 

  • Pessoal

 

Se você está pensando em como abrir uma empresa de consultoria, aposto que o quadro de funcionários é uma das suas preocupações.

O número de colaboradores é variável de acordo com o número de clientes atendidos e projetos em andamento.

Sendo assim, caso seja opção do empreendedor, os serviços da empresa poderão ser executados exclusivamente pelos sócios da empresa, ou contratando colaboradores freelancer.

Geralmente, as empresas de consultoria contam com consultores que atuam individualmente ou equipes de consultores que são classificados conforme o nível de experiência e responsabilidade em Júnior, Pleno e Sênior.

 

  • Tributação

 

Escolher o regime tributário do seu negócio também é uma tarefa muito importante!

As empresas de consultoria podem optar pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional ou ainda poderá ser exercida por pessoa física, quando esta exercer atividades autônomas.

No entanto, cada regime possui tarifas e regimes diferentes! Portanto, é fundamental contar com a ajuda de um contador para escolher aquele mais adequado à realidade da sua empresa.

 

  • Investimento

 

Fazer  o cálculo do investimento é uma das tarefas mais difíceis, afinal, exige uma visão apurada para identificar todo e qualquer custo do negócio.

Para identificar os investimentos indispensáveis para abrir sua empresa de consultoria, consulte o plano de negócios para obter insights.

Nós vamos te dar uma forcinha indicando os principais investimentos que devem ser feitos:

  • Aluguel ou compra do imóvel ou mensalidade do coworking;
  • Gastos com emissão de documentos e tributações;
  • Contratação de secretária e consultores;
  • Móveis de escritório;
  • Informática e papelaria;
  • Água, luz, telefone e internet;
  • Capital de giro para manter o negócio ativo.

Ter um bom capital de giro líquido é fundamental

O capital de giro é o valor que a empresa tem para custear e manter as despesas operacionais rotineiras. Esse valor é resultado da diferença entre o dinheiro que a empresa tem disponível pelas suas dívidas.

É o capital de giro que assegura que haja condições de comprar insumos para a produção e execução de serviços, além do pagamento de impostos, salários e outras despesas operacionais.

Já o capital de giro líquido leva em conta o ativo circulante e o passivo circulante dos negócios, que são formados por receitas e despesas financeiras e operacionais.

O ativo circulante representa o dinheiro que você já tem ou que vai receber a curto prazo (em no máximo um ano). É a quantia em caixa, em contas bancárias, suas aplicações financeiras, as contas a receber, os materiais em estoque e mais.

Já o passivo circulante diz respeito ao que você precisa pagar. Ele envolve os empréstimos realizados, os impostos, o pagamento de funcionários e fornecedores, etc.

O capital de giro líquido corresponde ao valor necessário para que o empreendedor honre todos os seus compromissos financeiros no curto prazo.

Portanto, para garantir a saúde financeira da sua empresa de consultoria e manter um bom capital de giro líquido, é importante controlar as inadimplências, documentar os processos financeiros, renegociar dívidas, ter controle do fluxo de caixa e prezar sempre pela redução de custos!

 

São muitos os pontos que você precisa avaliar na hora de estudar como abrir uma empresa de consultoria.

Mas lembre-se que, quanto melhor você conseguir planejar o funcionamento da sua empresa antes da inauguração, maior são as chances de obter sucesso no mercado.

Tão importante quanto saber como abrir uma empresa de consultoria, é mantê-la ativa e estável no mercado. Para isso, é fundamental investir em um controle financeiro online. Você pode gerenciar contratos, acompanhar o fluxo de caixa e analisar relatórios financeiros em poucos cliques. Experimente o Keruak Software gratuitamente, por 30 dias.