Cotação de preços na internet: 5 dicas para obter ofertas melhores

Cotação de preços na internet: 5 dicas para obter ofertas melhores

Para que a produção da sua empresa esteja sempre a todo vapor, é importante contar com bons fornecedores, com custo acessível. Para encontrar as melhores ofertas, a cotação de preços é uma importante aliada. Mas essa é uma tarefa trabalhosa? Não se você investir na cotação de preços na internet.

Como nós já te ensinamos aqui no blog do Keruak, cotação de preços significa ir em busca do melhor preço associado à qualidade.

Essa é uma tarefa que exige análise e pesquisa, principalmente nas compras mais representativas em termos de valor e volume.

São muitos os fornecedores capazes de suprir as necessidades do seu negócio. Todos estão prontos para oferecer diferentes tipos de orçamento: alguns cobram frete, outros deixam por conta do comprador, há alguns que apresentam custos de embalagem, outros não.

Se a cotação de preços já é uma tarefa difícil para empresas consolidadas no mercado, para as novas empresas essa pode ser uma atividade muito complicada. Como achar o fornecedor adequado para otimizar os lucros do meu negócio?

Para facilitar e agilizar esse processo, muitas organizações estão utilizando a internet, como seu grande alcance e facilidade de comunicação, para ajudar na busca por empresas prestadoras de serviços ou fabricantes de mercadorias.

Se você quer conseguir preços mais acessíveis para o seu negócio, fazendo menos esforços, continue a leitura e aprenda 7 dicas de cotação de preços na internet.

Sites de feiras

Vários segmentos, sobretudo de produtos, contam com feiras anuais para exposição de fornecedores.

Por mais que a sua cidade não receba um desses eventos, devido a sua relevância, a maioria possui um site explicativo.

Nesse caso, uma boa alternativa para fazer cotação de preços na internet, é acessar os sites de feiras do seu segmento para que a sua empresa conheça os principais expositores.

Nesse caso, mesmo que a sua empresa não possa comparecer às feiras, é possível conhecer um bom fornecedor e fechar negócio antes mesmo que os próximos eventos sejam organizados.

Além disso, se o fornecedor está ligado a uma feira tradicional, você terá mais confiança em pedir uma cotação dessa empresa, ao invés de apostar em marcas sem nenhuma referência.

Aplicativos, extensões e sites de comparação de preços

A crise financeira alimentou os sites de comparação de preços. Além de gerar cliques para os fornecedores que já são referência, esses sites oferecem para os clientes uma gama de novas possibilidades.

Os sites captam automaticamente os preços em vários sites e os organizam em uma única tela.

A PagPouco, por exemplo, cataloga preços manualmente em supermercados das cidades de São Paulo e Santos. No site, é possível comparar quanto custa cada produto nos supermercados em que a empresa atua, com a data da última atualização.

Os aplicativos e sites de comparação de preços nasceram para que os vendedores não precisem ir até a sua empresa levando uma tabela de preços.

Essas plataformas são muito úteis para estreitar laços entre fornecedores, sejam eles atacadistas ou varejistas (pequenos ou médios).

É um facilitador de questões burocráticas de cotação, bem como um auxílio para criar oportunidades para o desenvolvimento dos associados envolvidos.

Um bom exemplo de site de cotação de preços é o Kotação. Segundo o site, o processo é inicializado a partir do momento em que o varejista disponibiliza via internet (de forma automática ou manual), uma listagem com os produtos que deseja comprar.

Essa listagem é para que os fornecedores, então, coloquem seus preços (em data e horário definidos pelo varejista).

Após receber as informações dos preços, o varejista define o que deseja comprar e envia seus pedidos de compras para o portal, concluindo todo o processo de compras/cotação.

Outro bom exemplo de site de cotação de preços é o JáCotei

Reputação de fornecedores

Você já investigou os melhores fornecedores pelos sites de cotação e, aparentemente, encontrou o fornecedor ideal. Depois é hora de verificar se, de fato, ele é tudo isso!

Na internet, várias empresas disponibilizam o serviço de consulta à saúde financeira de uma empresa.

Essa consulta permite avaliar dados importantes sobre sua administração e como o seu potencial fornecedor cumpre com seus compromissos financeiros.

Vale a pena pesquisar a reputação do seu fornecedor também em sites de reclamações, como o Reclame Aqui e nas redes sociais da marca.

De olho na parceria da concorrência

A internet facilita o monitoramento da concorrência. E é no ambiente concorrente que mora uma boa alternativa para fazer cotação de preços na internet.

Muitas vezes, o próprio site do concorrente possui uma área onde é disponibilizado o nome de seus parceiros.

Avaliar essas abas é uma alternativa para se conhecer fornecedores novos e saber com quem sua concorrência está trabalhando.

Fóruns

Os fóruns online são uma excelente fonte de informação para encontrar bons fornecedores.

Pesquise fóruns que abordem o segmento em que a empresa atua. Além disso, nesses espaços é possível anunciar o seu interesse em obter fornecedores para sua empresa.

Nesse caso, empreendedores com um modelo de negócio semelhante ao seu certamente indicarão boas opções e servirão de alerta para oportunidades não tão boas.

Para quem deseja encontrar fornecedores no exterior, vale a pena pesquisar em fóruns relacionados ao assunto.

Orçamentos online

Você já ouviu falar em marketplaces exclusivos para negócios B2B? Um bom exemplo é o oHub.

Ferramentas como essa oferecem uma pesquisa prática de fornecedores disponíveis para a sua necessidade. Em poucos cliques, é possível ter acesso a valores de cotação de vários fornecedores.

Essas plataformas ajudam a definir qual fornecedor possui a melhor proposta para o seu negócio, além de facilitar a interação entre as empresas e a obtenção de um orçamento online.

Cotação no Excel ou no Planilhas Google

O principal objetivo da planilha de cotação é levantar informações que permitam identificar, dentre os fornecedores, aqueles que possuem melhores preços e formas de pagamentos, incluindo taxas e descontos.

É fundamental incluir uma seção de cadastros, para registrar informações gerais quanto aos fornecedores a serem analisados, como nome, contato e atendente responsável pela cotação.

Também é muito importante criar uma aba de registros, na qual você deve inserir os fornecedores e seus preços lado a lado. Nesse ponto, vale fazer a análise do produto à vista, nesse indicando os devidos descontos e o valor do frete para entrega, que geralmente é cobrado pelos fornecedores.

Evite identificar os fornecedores pelo nome, para que a sua decisão seja o mais transparente e menos tendenciosa o possível.

A cotação de preços na internet também exige variedade

O padrão mínimo que deve ser aplicado em qualquer empresa é de, pelo menos, três cotações.

Se sua empresa tiver sede em uma cidade grande, o número de cotações deve ser ainda maior, uma vez que o mercado é muito mais aquecido e competitivo. Além disso, quanto mais fornecedores sua empresa busca, mais encorajados ficarão os competidores.

A seleção antecipada de fornecedores qualificados evita o gasto de tempo com opções que não contemplam as necessidades da sua empresa.

Nas três ou mais cotações de preços, é essencial questionar o valor proposto, as formas de pagamento possíveis, os prazos de entrega e a qualidade do material.

Definir uma boa cotação de preços para empresas é fundamental para reduzir os custos da organização e garantir que os lucros estejam sempre em alta.

Optar pela cotação de preços na internet possibilita que o empreendedor tenha mais tempo para se dedicar a outras tarefas vitais para a gestão da empresa.

A internet é um excelente meio para reduzir o trabalho e as preocupações com a contratação de fornecedores.

Fazer cotação de preços na internet é uma boa alternativa para contratar bons fornecedores e, assim, produzir melhor. Uma boa produção gera alta nos lucros! E por falar em lucros, você sabe como anda a saúde financeira do seu negócio? Se não, é hora de fazer um diagnóstico financeiro. Aprenda com este e-book gratuito.