Cuidados que o empreendedor deve ter antes de pedir um empréstimo

Entender o que é um empréstimo e as vantagens que esta opção pode oferecer, por exemplo, é a melhor maneira de se preparar e tomar os devidos cuidados na hora de fazer um empréstimo, bem como avaliar constantemente a saúde financeira do empreendimento.

O processo de procurar por empréstimo por parte dos empreendedores é algo muito comum em diferentes fases do negócio. Isso porque os empréstimos são formas de obter capital para uma necessidade específica da empresa de forma mais rápida, melhorando o negócio.

Contudo, um ponto importante que o empreendedor deve se atentar é sobre a quantia do empréstimo, parcelas e o número de vezes que este tipo de emergência é solicitada, pois, exageros nos empréstimos podem levar a empresa à falência.

Entender o que é um empréstimo e as vantagens que esta opção pode oferecer, por exemplo, é a melhor maneira de se preparar e tomar os devidos cuidados na hora de fazer um empréstimo, bem como avaliar constantemente a saúde financeira do empreendimento.

Esta modalidade de crédito pode ajudar as empresas a ter capital que permita gerenciar a empresa e fazer melhorias em empreendimentos específicos que necessitam de um controle de temperatura de qualidade.

O que é um empréstimo?

O empréstimo é um tipo de contrato firmado entre instituições financeiras e pessoas físicas ou jurídicas, em que a instituição fornece uma quantia pré-estabelecida e conforme a definição do contrato, necessidade do cliente e potencial de ressarcimento.

Isso porque a pessoa, seja física ou jurídica, deve devolvê-la com juros em um prazo também previamente determinado.

Os empréstimos fazem parte da vida financeira, seja de uma pessoa física ou empresa. Quando um cliente procura uma instituição financeira para esta finalidade, não é necessário justificar ao banco, por exemplo, qual será o destino do dinheiro.

Um fator que deve ser observado nos empréstimos são as taxas de juros e os tributos cobrados, que costumam ser altos, pois o risco de inadimplência para o banco é ampliado.

Por que optar por um empréstimo para o seu negócio?

Com um empréstimo para pessoa jurídica, ou seja, para a sua empresa, é possível aumentar os fundos para o negócio sem comprometer a atual estrutura e o valor pode ser utilizado para diferentes finalidades comerciais.

Os empreendedores iniciantes, por exemplo, geralmente optam por um empréstimo para casos de despesas e a aprovação fica pendente na instituição.

Quando não há dinheiro, escolher o empréstimo é o modo de passar pelos momentos mais difíceis até começar a ter lucros, prolongando a oportunidade do negócio e possibilitando a recuperação orçamentária. Contudo, é preciso estar atento a todo o fluxo de caixa para não gerar riscos.

Antes de fechar um contrato de empréstimo, a pessoa pode procurar uma consultoria e assim entender as opções disponíveis, conforme sua condição e relacionamento com a instituição, de modo a decidir se realmente haverá a necessidade de fazer o empréstimo.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Ao optar pelo empréstimo, o empreendedor assume um sério compromisso com as suas finanças, ou seja, precisa ter uma boa organização para aumentar os lucros do seu empreendimento e ainda separar o dinheiro para o pagamento do empréstimo.

Como tudo tem o seu lado positivo, ao fazer um empréstimo, o empreendedor pode melhorar o seu negócio, adquirindo mais recursos e até alugar endereço comercial para conseguir atender melhor os clientes, expandindo as oportunidades.

Tipos de empréstimos e qual é o melhor para a sua empresa?

Nos casos em que o empreendedor precisa fazer um empréstimo para melhorar a sua empresa, o indivíduo deve avaliar todas as linhas de crédito disponíveis, assim será mais fácil encontrar algo que atenda as necessidades do negócio, sem comprometê-lo

Sendo assim, é essencial conhecer todas as opções mais comuns no mercado financeiro, que são:

Empréstimo com garantia

Conhecido popularmente como refinanciamento, esta opção pode envolver um imóvel ou veículo no nome da pessoa.

Nesta situação, o indivíduo pode utilizar um bem como forma de garantia de quitação do empréstimo, caso haja algum problema com a cobertura/liberação.

Um ponto positivo desta opção são as taxas de juros mais baixas, já que o risco de inadimplência é quase zero, comparada a outras modalidades.

Empréstimo para MEI (Microempreendedor Individual)

Esta possibilidade é ideal para as pessoas registradas como MEI e ainda estão iniciando a sua jornada no universo do empreendedorismo.

Para conseguir este empréstimo, é essencial que o indivíduo comprove que o dinheiro será utilizado para benefício exclusivo e único da microempresa.

Os documentos exigidos no momento de fazer a solicitação são:

  • Plano de investimento do negócio;
  • Comprovante de renda;
  • Documentos da empresa;
  • Documentos pessoais.

Empréstimo para autônomos

Os empréstimos para os autônomos são opções que ajudam as pessoas que não possuem registro em carteira, por exemplo, a manterem a realização de seus serviços.

Algumas instituições financeiras contam com soluções diferenciadas que permitem que as pessoas tenham acesso a empréstimos, com juros reduzidos - por exemplo.

Empréstimo pessoal

Esta opção tem taxas de juros mais altas, mas ainda são melhores que o cheque especial e cartão de crédito, visto que as garantias de devolução são reduzidas.

Para conceder este tipo de empréstimo para a pessoa, o banco analisa o histórico financeiro e verifica se o nome está limpo.

Caso esteja tudo correto, um contrato é elaborado para ser assinado e em 24 horas o dinheiro é liberado.

O pagamento do empréstimo é feito em parcelas mensais com um valor definido pela instituição financeira, mas antecipações podem ser feitas.

Empréstimo consignado

Esta opção tem o pagamento descontado diretamente de um salário, pensão ou aposentadoria, com parcelas limitadas em até 30% do valor total destes benefícios.

Este tipo de empréstimo é o que possui a menor taxa de juros do mercado, considerando que a instituição financeira não deixará em nenhum momento de receber as parcelas de pagamento, visto que é coberta pela empresa empregadora ou Estado.

Uma desvantagem é que esta modalidade só é disponibilizada para aposentados e pensionistas, ou aqueles que a firma tenha alguma parceria com a instituição. Inclusive, a liberação pode ficar pendente a análise dessas organizações.

Financiamentos

O financiamento tem um sistema parecido com o de um empréstimo pessoal, mas com a diferença: os recursos devem ser utilizados conforme o modo definido em contrato.

Esta opção é utilizada para compras de alto valor, por exemplo, imóveis, automóveis ou maquinário, como é o caso de empresas que alugam equipamentos e maquinários.

Com tantas modalidades disponíveis, os empreendedores devem avaliar as possibilidades para conseguir encontrar algo que atenda às suas necessidades.

KRK - Vendas - DRE

Dicas e cuidados que podem ser tomados ao fazer um empréstimo

Antes de fechar um contrato para pegar um empréstimo, o empreendedor deve considerar diversos fatores como:

  • Condições de pagamento;
  • Juros;
  • Possibilidades de fraudes e golpes (renome da financeira).

Isto posto, buscar informações e dicas com pessoas que entendam do assunto é o modo de definir a melhor modalidade de empréstimo e a mais adequada para o investimento e o tipo de empresa.

Algumas das dicas que podem ser muito úteis são:

Avalie a necessidade de crédito do seu negócio

Qual o real motivo para solicitar o empréstimo? Pensar quais são as necessidades em ter este dinheiro e como ele será usado na empresa.

Dependendo da realidade financeira da empresa, o empreendedor precisa solicitar empréstimos para conseguir ter os melhores recursos e assim obter um excelente desempenho. Mas o pagamento e as melhorias precisam estar bem estipuladas.

Verifique a possibilidade de expansão da empresa

Em casos em que o empresário deseja expandir os negócios, o empréstimo pode fazer muita diferença.

Segmentos que utilizam muitas máquinas podem optar por empréstimos para melhorar os insumos da empresa e assim oferecer sempre as melhores mercadorias para os clientes.

No entanto, é fundamental avaliar a real necessidade de atualização e qual o impacto que isso trará para as linhas produtivas e processos de atendimento, de modo a verificar os benefícios e garantir o pagamento do empréstimo em menor tempo, por exemplo.

Elabore um planejamento para o pagamento das parcelas

Antes de fazer o empréstimo é importante se planejar para sair dele. Sendo assim, analisar o orçamento financeiro da empresa é essencial para que as parcelas não comprometam o capital.

É importante reservar pelo menos 15% da renda mensal para as despesas do empréstimo para manter as parcelas em dia, não comprometer o pagamento e conseguir quitar a dívida rapidamente, promovendo um desenvolvimento sustentável para a marca.

Faça pesquisas de prazos e taxas de juros

Um ponto importante antes de escolher a modalidade de crédito é saber a respeito das taxas de juros, segmento de atuação e que se enquadra o negócio, bem como os prazos de pagamento que cada instituição financeira oferece.

Conversar com gerente de bancos e financeiras, por exemplo, e entender o que cada um tem a oferecer a você é o modo de analisar as possibilidades e assim fazer comparações que podem ajudar no processo de escolha.

Evite tomar decisões apressadas

Ter cuidado ao optar por um empréstimo é essencial para não ter problemas.

Sendo assim, ter um planejamento e pensar muito bem antes de tomar qualquer decisão é uma forma de escolher o melhor crédito para o seu negócio.

Estime um retorno sobre o investimento

Calcular o tempo necessário para o retorno sobre o investimento, neste caso sobre a dívida que a empresa terá, é essencial para se organizar e escolher quais melhorias serão realizadas a curto e longo prazo.

Com o planejamento empresarial e alguns dados quantitativos, os empreendedores podem pensar em uma resposta e assim avaliar se vale ou não a pena optar pelo empréstimo para a empresa, bem como as oportunidades de retorno que esse valor poderá trazer e em qual prazo isso começará a impactar no orçamento disponível.

Considerações finais

Fazer várias pesquisas sobre modalidades de crédito e se preparar com um bom planejamento é o modo de conseguir fazer um empréstimo que não gere dívida para a sua empresa.

Caso precise, não exite em recorrer a opinião de um profissional para te ajudar a tomar a melhor decisão e te ajudar a aprender quais são os itens indispensáveis para o seu tipo de negócio.

Assim, será possível conseguir excelentes resultados, oferecendo sempre um atendimento de qualidade para os clientes, além de excelentes oportunidades de crescimento para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.