Marketing Digital: entenda por que não é custo, e sim investimento!

Marketing Digital: entenda por que não é custo, e sim investimento!

Com os avanços da tecnologia, o mundo dos negócios evolui diariamente, com novas ferramentas para ajudar. Um exemplo é o marketing, que sempre existiu, porém agora se faz presente com o meio digital.

É importante estar atualizado com as novas tendências, e quanto mais recursos, melhor será sua performance entre a concorrência.

Entretanto, ainda existem dúvidas sobre a relevância de investir em Marketing Digital. E foi pensando nisso, que elaboramos um conteúdo para desmistificar essa ideia de uma vez por todas. Boa leitura!

O que é Marketing Digital?

Bom, inicialmente vamos contextualizar esse conceito na atual conjuntura. O marketing em si, é antigo, porém ele evoluiu de acordo com a tecnologia e o perfil do consumidor, assim o Marketing Digital foi consolidado.

Ele tem como objetivo otimizar a relação entre a empresa e o público interessado em seu produto ou serviço, dentro do meio digital, que apresenta inúmeras possibilidades e estratégias específicas.

Além disso, segundo a Junto Digital, 78% das pesquisas online em dispositivos móveis resultam em compras off-line. O que indica o destaque para esse segmento.

Como as estratégias podem ajudar os negócios?

Aqui, vamos exemplificar, brevemente, como alguns segmentos do marketing digital podem ser relevantes e alcançar bons resultados. Confira!

Inbound Marketing

O inbound marketing atua a longo prazo, para evitar uma relação forçada com o cliente, através de práticas que são desenvolvidas com naturalidade. Ela se baseia em atrair, converter, vender e encantar o cliente.

Além disso, o relatório da Hubspot indicou que:

  • 61% das empresas brasileiras usam blogs para distribuir conteúdo;
  • 72% das empresas aumentaram as vendas ao investir em Inbound Marketing;
  • Empresas que possuem blog têm 19 vezes mais chances de conquistar um ROI positivo.

Marketing de Conteúdo

Essa prática é essencial para criar valor ao seu produto ou serviço, já que é uma forma de despertar o interesse no consumidor, com conteúdos didáticos que eduquem, informem e solucionem as principais dúvidas.

Seus principais formatos são blogs, e-books, Landing Pages, infográficos, webinars, etc.

De acordo com a The Drum, a indústria de Marketing de Conteúdo valerá 412 bilhões de dólares em 2021.

E a Cision revela que 84% dos consumidores espera que a marca produza conteúdo com soluções e experiências práticas.

Automação de marketing

Essa etapa é ideal para estimular uma relação de confiança e segurança com o público-alvo, o que são essenciais para a fidelização de clientes. Isso é feito por meio dos fluxos de nutrição e maturação de e-mail marketing.

A nutrição de lead agrega melhor conversão, devido ao acompanhamento do tráfego e comportamento do usuário.

Também proporciona rapidez no transporte de informações internas, sobre dados de comportamentos, que ajudam na tomada de decisões futuras.

Vale ressaltar que segundo a SaleCycle, 59% dos consumidores dizem que o e-mail marketing influencia em suas decisões de compra.

Mídia Paga

Chegamos a uma das áreas mais buscadas, ela atua para que os materiais sejam veiculados em ferramentas que impactam na internet como o Google e Facebook Ads.

O foco está na atração do visitante, com conteúdos relevantes que estimulem e resultem na conduzir na decisão de compra.

Segundo um levantamento do Google, mais de 51% dos usuários de smartphones descobriram novos negócios ou produtos enquanto faziam buscas nesse buscador.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) desempenha um papel importante para que a empresa seja encontrada com mais facilidade na internet.

Existem certas palavras-chave que servem como base na otimização, no momento de vincular a pesquisa à marca.

Também é fundamental focar na experiência do usuário, já que 45% dos consumidores abandonam o conteúdo que está sendo mal exibindo em seus dispositivos atuais, de acordo com a Forbes.

Segundo o E-commerce Trends, os empreendimentos que utilizam SEO alcançam até 13 vezes mais visitantes e 6 vezes mais clientes, do que os negócios tradicionais.

Guia Definitivo de Gestão de Empresas

Mas afinal, quais são suas vantagens?

Finalmente, vamos entender seus benefícios no dia a dia dos negócios. Acompanhe!

Relacionamento com os clientes

Agora, você pode estar mais próximo com o cliente, por meio das mídias sociais, blog, site ou qualquer canal de interação. Dessa forma, sua comunicação será rápida e humanizada.

Outro ponto de destaque são os materiais personalizados com o nome do cliente, o marketing digital consegue fazer isso, a partir dos dados de contato que são disponibilizados.

Assim, será um contato direcionado às dores, desejos e necessidades que o lead apresenta na jornada de compras.

Segundo a Forbes, 34% dos consumidores estão propensos a fazer uma compra não-planejada, caso a marca providencie um conteúdo personalizado.

Segmentação do público

A partir do funil de vendas, você conseguirá definir qual etapa da sua estratégia é a ideal para cada momento do cliente, com conteúdos específicos que respeitem o perfil esperado.

Isso é uma forma de economizar dinheiro, uma vez que ao se comunicar com o público adequado, você estará direcionando esforços em uma decisão assertiva e as chances de conversão serão maiores.

Análise de resultados

Avaliar o que está dando certo e o que exige melhorias é fundamental nos negócios e com o marketing digital isso é simplificado. Assim, suas empresas vai mensurar o desempenho das ações. Esses dados serão grandes aliados aos gestores, durante a tomada de decisão.

Redução de custos

Com o marketing digital, os custos são reduzidos, já que não são necessários gastos com ações físicas (por exemplo: impressões). Além do fato que o ROI (retorno sobre investimento), é facilmente calculado, o que ajuda a entender melhor a receita.

O ROI pode aumentar com o número de consumidores convertidos, já que mesmo a concorrência sendo grande, os conteúdos relevantes vão potencializar as vendas e resultar em um reflexo positivo sobre o investimento.

Maior alcance de público

Com um cenário digital, as possibilidades de alcance aumentam, já que não existem barreiras para ter novos clientes, podendo atingir uma esfera global.

Ter presença na internet, contribui para que seja encontrado facilmente, basta aplicar bem as práticas de SEO.

Com essas informações ficaram claro a importância de investir no marketing digital, não é mesmo?

Então, o que você está esperando? Conheça a Hubify, uma agência de marketing digital especializado em performance, para aplicar nossas estratégias agora mesmo!