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Modelo de proposta de serviços: 10 dicas para fechar mais negócios

Se você quer vencer a concorrência e se tornar destaque na prestação de serviços no seu segmento, é importante impressionar o cliente logo no primeiro encontro. Portanto, todo empreendedor precisa ter um bom modelo de proposta de serviços.

Para que sua proposta conquiste o cliente, é fundamental elaborá-la com cuidado, seguindo regras que sejam capazes de torná-la mais atrativa e capaz de suprir o que o cliente deseja.

É claro que na hora de elaborar uma proposta, o prestador de serviços sempre irá oferecer o que sabe fazer de melhor. No entanto, nem sempre tudo o que você quer oferecer é o que o cliente está necessitando no momento.

Um modelo de proposta de serviços eficiente é aquele completo, capaz de transmitir seriedade e, sobretudo, oferecer um leque de soluções personalizadas para o cliente.

Se você quer oferecer um modelo de proposta de serviços capaz de deixar a concorrência para trás, continue a leitura e mãos à obra!

Antes de tudo, o que é uma proposta de serviços?

Quando um cliente entra em contato com a sua empresa ou após a prospecção, é necessário enviar uma proposta para o cliente assinar.

É esse documento que irá explicar os detalhes do seu projeto, como tudo o que será oferecido, prazo de duração, os materiais e/ou informações que o cliente precisa oferecer.

A proposta é o primeiro norte para que o cliente entenda o que ele está contratando, os benefícios a serem gerados e, finalmente, o valor a ser investido naquele serviço.

Como construir um modelo de proposta de serviços?

Construir um modelo de proposta de serviços exige atenção aos mínimos detalhes. É importante que sua proposta seja criativa, objetiva, mas, sobretudo informativa e capaz de transmitir seriedade.

Conheça agora os principais itens que você deve inserir no seu modelo de proposta de serviços:

Capa da Proposta

Elabore uma capa estilizada, com boa apresentação visual. Conte com a ajuda de um designer, seja para apresentações em PowerPoint ou para propostas físicas.

No segundo caso, aposte em papéis mais duros que o sulfite. Jamais esqueça de inserir a identidade visual da sua empresa.

Cabeçalho e Identificação do Cliente

É muito importante constar no seu modelo de proposta de serviços um cabeçalho com as informações legais sobre a sua empresa.

Identifique o nome fantasia, a razão social, endereço da sede, CNPJ e Inscrição Estadual.

Sua proposta também precisa de um destinatário especificado – no caso, o cliente. Nome do cliente e o endereço também devem ser preenchidos.

Índice

Numerar as páginas da proposta, bem como indicar o tópico a ser tratado em cada uma delas, é fundamental para deixar o cliente ciente de tudo o que está por vir no documento.

Introdução

A introdução é uma abordagem geral do projeto e o primeiro passo para o cliente conectar-se com você e sua empresa.

Aqui a sua proposta de serviço é apresentada de uma maneira geral, abordando rapidamente o potencial que o seu produto/serviço oferece.

Cabe ainda na introdução, uma apresentação geral sobre a sua empresa, enfatizando a identidade organizacional da marca, sobretudo os valores.

Argumentação

A momento da argumentação é no qual você deve explicar o cliente o porquê ele deve contratar o seu serviço, quais os benefícios a serem gerados e qual o diferencial da sua empresa.

A argumentação deve seduzir o cliente. Nesse momento, é essencial buscar o calcanhar de Aquiles do seu cliente e expor como sua solução pode saná-lo.

Aposte na criatividade e no caráter emocional. Se sua empresa é um buffet, por exemplo, vale a pena apresentar dados de apelo sentimental, como: “já realizamos 3.200 casamentos, 7.250 horas de festa e mais de 5.000 sorrisos”.

Vale apostar em cases de sucesso dos seus clientes, que comprovem o quanto a solução oferecida pelo seu negócio é capaz de gerar bons resultados.

Escopo da proposta

O escopo da proposta é o tópico no qual você deve explicar detalhadamente as particularidades do serviço a ser oferecido.

Nesse caso, além do serviço que você considera ideal para sanar as atuais necessidades do cliente, especifique outros do seu catálogo que podem melhorar ou potencializar os resultados.

Cronograma

Depois de explicar para o cliente o funcionamento e os detalhes do serviço, é hora de expor o cronograma de produção/prestação do serviço.

Explique em quanto tempo cada parte do projeto ficará pronta e será entregue para o cliente.

Investimento

Esse é o tão aguardado tópico de uma proposta de serviços e aquele com o qual você deve ter mais cautela.

A começar pelo nome, vale a pena substituir “valor” ou “preço” por “investimento”. A impressão gerada para o cliente fica melhor, porque a contratação do serviço deixa de assumir um papel de gasto para se tornar um investimento capaz de gerar benefícios ainda maiores para o cliente.

Nesse tópico é preciso definir qual será a forma de pagamento, bem como opções para o cliente realizá-la.

Confidencialidade

Esse tópico não é necessariamente obrigatório na hora de construir um modelo de proposta de serviços, mas sim uma alternativa de garantir a segurança do seu negócio.

Chegando ao final da proposta, você pode inserir um termo de confidencialidade à respeito das informações da proposta.

Assim você assegura que seu cliente não irá divulgar o seu valor e o escopo para os seus concorrentes.

Informações sobre a empresa

Para finalizar, escreva um pouco sobre o histórico da sua empresa, seus clientes, sócios e parceiros.

Assim, você consegue finalizar com mais seriedade e confiança para a proposta.

Dicas de apresentação para a proposta de serviços

Tão importante quanto construir cada tópico do modelo de proposta de serviços, é fazer uma apresentação segura e objetiva para o cliente.

Portanto na hora de apresentar sua proposta de serviços, leve em conta algumas dicas:

Reuniões Presenciais

Se sua proposta tem um valor alto de investimento, tente evitar reuniões por conferência em vídeo.

Negociar presencialmente garante mais segurança, seriedade e compromisso na negociação e eleva as chances de você ganhar o cliente com a sua proposta.

Detalhamento

Quanto maior o custo do serviço, maior deve ser o nível de detalhamento da sua proposta.

Se possível inclua imagens, gráficos e dados para o cliente tirar suas dúvidas sozinho, sem a necessidade de entrar em contato com você novamente.

Objetividade

A apresentação da proposta de prestação de serviços deve ser bastante objetiva.

Busque ir direto ao ponto, mas sem deixar de lado a cautela e o profissionalismo, para chamar a atenção do cliente para cada tópico.

Especialistas

Tenha um departamento comercial para cuidar apenas dos processos de venda, apresentação e acompanhamento de propostas comerciais. Invista nesta equipe constantemente com cursos e treinamentos.

Viu como não é difícil criar um modelo de proposta de serviços para o seu negócio?

Um modelo de proposta de serviços ajuda a padronizar os documentos enviados para os clientes, além de tornar a prospecção de clientes mais séria e personalizada.

Agora que você sabe como criar um modelo de proposta de serviços, deve sempre ficar de olho na precificação adequada da sua solução. Aprenda como precificar produtos e serviços neste artigo.

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

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