O Conceito de Gestão e como aplicar na sua pequena empresa

O Conceito de Gestão e como aplicar na sua pequena empresa

Gestão é algo que acontece em toda e qualquer empresa. A diferença é que algumas têm um bom processo de gestão e outras nem sabem o que é gestão e por isso não se preocupam em otimizar essa área da organização. Entender o conceito de gestão é o primeiro passo para melhorar os resultados da sua empresa.

Isso porque a gestão está intimamente ligada aos objetivos estratégicos da empresa e a tudo que é feito para alcançá-lo.

Um gestor, por exemplo, é responsável por fazer as coisas acontecerem do jeito que elas devem acontecer, isso significa entender os processos da organização e as limitações da sua equipe.

A gestão lida diretamente com processos e pessoas.

Vamos entender melhor o conceito de gestão e o que acontece em uma boa gestão? Continue a leitura.

Conceito de Gestão

Podemos conceituar gestão como é um processo contínuo de alocação de insumos de uma organização (recursos humanos e econômicos) por funções gerenciais típicas (planejamento, organização, motivação e controle) com o objetivo de alcançar objetivos declarados, ou seja, a saída de bens e serviços desejados por sua organização.

Ficou confuso? Fique calmo. Durante esse artigo vamos explicar cada ponto dessa definição.

Esta definição inclui as ideias principais de qualquer escola de pensamento gerencial. Veja só:

  • A escola funcional vê a gestão como um processo de planejamento, organização, motivação e controle;
  • A escola comportamental não está interessada apenas no processo, mas sim na maneira como o processo afeta a organização, isto é, com e através de pessoal ou recursos humanos;
  • A escola quantitativa quer melhorar a qualidade da tomada de decisões, ou seja, cumprir os objetivos declarados da empresa;
  • A abordagem de sistemas concentra-se em toda a organização, ou seja, entradas-saídas de processos.
  • A abordagem de contingência enfatiza a natureza dinâmica do processo de gestão em um ambiente de negócios em constante mudança.

O processo de gestão bem feito visa dois objetivos finais: produtividade máxima e bem-estar humano com satisfação máxima.

O gestor de uma empresa deve efetivamente coordenar todas as atividades e recursos da organização — recursos humanos, máquinas, materiais e recursos financeiros.

Ao entender o conceito de gestão, vimos que a gestão é um processo. Mas ela não é qualquer processo, é um processo proposital, ou seja, com um propósito claro.

Ela é direcionada para a realização de metas ou objetivos predeterminados. Sem um objetivo, não temos um destino a alcançar ou um caminho a seguir para chegar ao nosso destino.

Além disso, vale lembrar que a gestão precisa ter um foco grande nas pessoas que estão envolvidas. Pois a gestão também é uma forma de fazer as coisas através de outras pessoas.

As quatro funções gerenciais típicas de uma boa gestão

A gestão pode ser dividida em quatro funções básicas: planejamento, organização, motivação e controle. Pensando em cada uma delas separadamente é possível introduzir um processo de gestão em qualquer empresa.

Vale lembrar que a gestão é um processo importante independente do porte e do tempo de vida da empresa.

Planejamento

Planejamento é a determinação de objetivos e formulação de planos, estratégias, programas, políticas, procedimentos e padrões necessários para alcançar os objetivos desejados da organização.

No caso de empresas menores, o planejamento pode ser feito em conjunto com diversos níveis hierárquicos de colaboradores.

Esse tipo de ação (que une líderes e liderados) traz um senso de responsabilidade maior a todos os envolvidos, além de claro garantir um brainstorming muito mais eficaz.

Para implementar os planos, deve haver alguma estrutura organizacional , que veremos a seguir.

Organização

Organizar é o processo de desenvolver uma estrutura entre pessoas, funções e instalações físicas para executar os planos e alcançar os objetivos declarados.

Os recursos ou insumos humanos e materiais são alocados às várias unidades e os relacionamentos são estabelecidos entre as subunidades.

Isso significa definir os níveis hierárquicos, os responsáveis por cada função, quem responderá por cada meta etc.

Motivação

A motivação está diretamente ligada ao trabalho realizado com os colaboradores da empresa.

Estimular e motivar as pessoas da organização a realizar voluntariamente as ações desejadas, conforme os planos e objetivos predeterminados também é função de um bom gestor.

Sem uma equipe motivada e disposta a trabalhar em prol dos objetivos da empresa, nem todo o planejamento e organização do mundo te fará alcançar os resultados almejados.

Para garantir uma equipe motivada, procure manter um bom clima organizacional, com lideranças comunicativas e ações de reconhecimento.

Controle

O controle é o que garante a ação direcionada de acordo com os planos e objetivos.

Controlar é incorporar o estabelecimento de padrões, medições e comparação de resultados reais contra o padrão, e a ação corretiva necessária para remover desvios do plano.

A gestão é um tipo distinto de atividade, pois o gestor é responsável por fazer as coisas através de outras pessoas.

No entanto, todas as funções gerenciais são universais e todos os gestores, de qualquer área, executam essas funções gerenciais típicas, independentemente do que estão gerenciando.

Como começar um processo de gestão em uma pequena empresa

Se você é dono de uma pequena empresa ou trabalha em uma pequena empresa que não tem seus processos bem definidos, é hora de começar a pensar em gestão.

Para isso, lembre-se das quatro funções gerenciais típicas: planejamento, organização, motivação e controle.

Comece definindo os objetivos da empresa. Para isso, estruturar um planejamento estratégico ajuda muito.

Depois, organize os recursos entre os núcleos de trabalhos da organização e crie hierarquias entre esses departamentos.

Não importa se a empresa tem 10, 300 ou 10.000 funcionários, é importante planejar ações de motivação e buscar sempre ouvir os feedbacks da sua equipe.

Dessa forma, você saberá quais processos podem ser otimizados, o que não está bom e como é possível melhorar.

Por último, estipule uma forma de controlar todo o processo. Defina padrões e métricas que deverão ser analisadas para um total controle do andamento dos trabalhos.

Agora que você já entendeu o conceito de gestão, veja nossas dicas sobre como administrar uma empresa clicando em: Como administrar uma empresa: as melhores dicas para você!

CTA-KRK-3--Contratos--9