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Como administrar uma empresa: as melhores dicas para você

Saber a melhor forma de como administrar uma empresa é um dos grandes segredos que um bom gestor deve saber. Somente assim a empresa poderá caminhar rumo ao sucesso desejado.

Independentemente do tamanho da organização, administrar uma empresa sempre será um desafio. A empresa pode ter cinco ou mil funcionários; os desafios serão diferentes, mas sempre estarão presentes.

O empreendedorismo tem sido uma alternativa escolhida por muitas pessoas que não vêem mais a empregabilidade usual como a melhor forma de ganhar a vida.

Os números comprovam essa realidade: nos primeiros cinco meses de 2017, exatos 955.368 novos empreendimentos foram abertos. Os dados são do Serasa Experian sobre o nascimento de empresas.

Essa tem sido uma resposta também ao desemprego que tem afetado muitas famílias brasileiras nos últimos anos.

Mas abrir uma empresa e conseguir o seu CNPJ é apenas o primeiro passo que antecede muitos outros.

O empreendedor, que provavelmente vai assumir o papel de gestor da empresa ou que irá procurar alguém que o faça, deverá também abraçar uma rotina como a de qualquer empresário.

Essa não é uma tarefa fácil, mas nós separamos as melhores dicas para ajudar a você nesse desafio de como administrar uma empresa.

Dicas de como administrar uma empresa

Para que a empresa alcance os seus objetivos, é necessário contar com um gestor que a lidere nesse caminho da melhor maneira possível.

Por isso, com certeza, a melhor dica que podemos te dar é : fique atento ao gestor da sua empresa! Se você mesmo for assumir esse papel, não deixe de saber quais princípios você precisará para gerir a sua empresa.

O gestor precisa ser devidamente capacitado e comprometido para que o sucesso seja uma realidade.

Aprender como administrar uma empresa envolverá questões de sobrevivência, manutenção, expansão e crescimento.

A amplitude dessa responsabilidade abrange diferentes áreas dentro de uma empresa. Com certeza, é preciso que o gestor saiba como lidar com setores que abarcam funções e realidades distintas.

Iremos discorrer um pouco mais sobre isso na medida em que disponibilizamos logo a seguir as melhores dicas de como administrar uma empresa.

O administrador é aquele profissional que vai gerir a empresa. Esse colaborador é uma peça essencial no funcionamento da organização e ele precisa saber como administrar uma empresa.

Essa é uma obrigação primária e, por esse motivo, se ater às características de um administrador é um dos principais passos para ter uma boa gestão na sua empresa.

Existem algumas características e habilidades pessoais que podem ser desenvolvidas por cada um de nós. E, nesse caso, um bom gestor deve trabalhá-las constantemente.

Fique de olho nas características de um bom administrador. Vamos ver algumas delas?

Organização

Para que um gestor de fato saiba como administrar uma empresa , a organização é essencial.

Ela será necessária para que todos os processos sejam realizados com qualidade. Um administrador que não tem organização pode se perder em coisas simples:

"Será que já emiti aquela nota fiscal?", "qual é o prazo para determinada entrega?", "quando será a reunião com a equipe de vendas", ou ainda, "quando devo me encontrar com o cliente?".

Já pensou em ter alguém com esse perfil liderando uma empresa? Seria um caos e, com certeza, a organização como um todo pagaria caro por isso.

Liderança

Ser um líder é muito mais do que ocupar um cargo que lhe dê uma certa autoridade e faça com que você tenha pessoas respondendo a você.

Ser um líder significa guiar a sua equipe com entusiasmo e autenticidade para que os seus objetivos sejam alcançados. Um bom líder possui uma visão sistêmica da empresa e leva em consideração a necessidade de delegar tarefas, mas também de dar o exemplo certo.

A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e hoje existem muitas ferramentas e materiais que podem te ajudar nessa tarefa.

Aqui estão algumas dicas de livros que irão te fornecer o conhecimento necessário para colocar uma boa liderança em prática:

  • O Monge e o Executivo - James C. Hunter;
  • As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança - John C. MaxWell;
  • Empresas feitas para Vencer - Jim Collins;
  • A Inteligência Emocional na formação do Líder de Sucesso - Daniel Goleman.

Boa comunicação

As falhas na comunicaçãosão as principais razões que causam conflitos dentro de equipes. Nesse sentido, é primordial que o gestor da empresa tenha uma comunicação clara e efetiva.

A habilidade de comunicação é importante para realizar negociações, lidar com fornecedores e instigar seus liderados a caminharem na mesma visão.

A falta de clareza na comunicação interna pode afetar diretamente a realização dos processos dentro da empresa e, como consequência, a relação entre pessoas e os próprios resultados da organização.

Flexibilidade

A realidade de uma empresa é completamente mutante. Em algumas situações, o gestor pode esperar uma coisa e outra completamente diferente pode acontecer.

Seja em relação aos clientes da empresa ou em relação aos membros de sua equipe, as reações das pessoas podem ser inesperadas e o gestor precisa estar preparado para lidar com isso.

A flexibilidade também pode ser vista ao receber indagações ou sugestões de pessoas próximas.

Para que a equipe continue fluindo e entregando bons resultados, é necessário que essas falas sejam ouvidas por parte do gestor.

Conhecimento das finanças

Por último, queremos destacar uma característica muito importante. O gestor de uma organização, a fim de saber como administrar uma empresa, não pode deixar de ter conhecimento das finanças.

Ainda que ele tenha todas as características acima, se ele não souber como lidar com as finanças tudo pode ir por água abaixo.

Administrar a vida financeira de uma empresa de maneira equivocada pode causar prejuízos enormes para o futuro da organização.

É necessário que o gestor esteja familiarizado com alguns termos comuns à contabilidade que são essenciais no cotidiano da empresa.

Alguns desses termos são referentes ao regime tributário no qual a empresa irá se enquadrar para realizar o pagamento dos seus impostos.

No Brasil temos alguns tipos de regime tributário vigentes. São eles: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Saber mais sobre esses tipos de regime tributário é essencial para que o gestor saiba como administrar uma empresa de fato. Não deixe de conferir o nosso artigo Regime Tributário: conheça os tipos e saiba como escolher melhor. Com esse conteúdo você terá ainda mais conhecimento sobre os aspectos necessários para administrar uma empresa.

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

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