Contabilidade Ambiental: aqui tem tudo o que você precisa saber

Você já ouviu falar em Contabilidade Ambiental? Essa tendência está ganhando força no mercado mundial. Saiba mais no nosso artigo de hoje.

Contabilidade Ambiental: aqui tem tudo o que você precisa saber

O objetivo da contabilidade ambiental é auxiliar na criação de desenvolvimento sustentável por meio da busca por práticas de conservação ambiental mais eficientes.

Esse tipo de contador é o principal responsável por encontrar formas financeiramente responsáveis ​​de limitar ou eliminar completamente o impacto ambiental de uma empresa, bem como desenvolver um plano de restauração caso ocorra um desastre ambiental.

O trabalho realizado pelos contadores ambientais permite que as empresas identifiquem quão caros são seus procedimentos de conservação, bem como os benefícios financeiros e não-fiscais obtidos com o estabelecimento ou continuação dos mesmos.

Além disso, os contadores ambientais são responsáveis ​​por medir e relatar continuamente os resultados ambientais e financeiros dessas práticas.

Embora as despesas relacionadas ao meio ambiente sejam, às vezes, confundidas com o restante das despesas gerais de uma empresa, o acompanhamento do custo de cumprir regulamentações, a produção ou a utilização de determinados produtos, e seguir procedimentos estabelecidos pode resultar em economias significativas.

Isso ocorre porque a contabilidade ambiental pinta uma imagem clara das práticas de sustentabilidade ecológica de uma empresa de todos os ângulos, de modo que os executivos da empresa possam tomar decisões melhores e mais informadas, que acabarão economizando dinheiro e reduzindo o impacto ambiental negativo.

Quais são as áreas da contabilidade ambiental?

Embora os cargos de contabilidade ambiental específicos possam variar muito, eles geralmente se enquadram em uma das duas categorias a seguir:

Contabilidade Financeira

Esse tipo de contabilidade ambiental geralmente lida com relatórios de negócios externos. Indivíduos em cargos de contabilidade financeira, muitas vezes, geram relatórios trimestrais e anuais.

As informações coletadas podem então ser utilizadas por investidores, financiadores, órgãos governamentais e outras partes interessadas.

Esses relatórios fornecerão informações valiosas sobre os passivos ambientais da empresa e as despesas futuras com materiais ambientais.

Contabilidade Gerencial

Contabilidade gerencial é o processo de coletar, analisar e relatar internamente informações relevantes para a empresa.

O processo de coleta pode incluir a aquisição de dados sobre custos de regulamentação ambiental, níveis de produção e custos de estoque para ajudar com o seguinte:

  • Planejando o sucesso nos negócios;
  • Identificando áreas que precisam de atenção gerencial;
  • Informando as decisões sobre compras, investimentos, produção de produtos, gerenciamento de riscos, design e estratégia de conformidade;
  • Regulação do comportamento para melhorar os resultados e os lucros da empresa.

A contabilidade ambiental, nesse contexto, utiliza práticas e sistemas que se adaptam especificamente às necessidades da corporação e ao produto ou serviço que ela fornece.

Esses sistemas podem variar de extremamente simples a bem complicados, mas o objetivo é sempre o mesmo: fornecer informações valiosas para auxiliar o gerenciamento da empresa na tomada de decisões sobre compras, investimentos, custo do produto, preço do produto, design e estratégias de conformidade ambiental.

O que os contadores ambientais fazem?

Mais comumente, a contabilidade ambiental refere-se à prática de calcular os custos e economias financeiras e ambientais associados a várias decisões de negócios.

Em última análise, os contadores ambientais devem ser especialistas em dois campos: contabilidade financeira geral e sustentabilidade.

Isso ocorre porque eles devem combinar continuamente os métodos contábeis tradicionais com os princípios de conservação e gestão ambiental para melhor analisar os índices de custo-benefício.

Eles trabalham para identificar e rastrear os custos ambientais e fiscais e, em seguida, apresentam suas descobertas para aqueles que ocupam posições gerenciais.

Além disso, os contadores ambientais são frequentemente responsáveis ​​por manter um relacionamento positivo com a comunidade em geral.

As funções de um contador ambiental geralmente podem ser divididas em duas categorias: interna e externa.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v2

Interno

Funções internas são geralmente para o benefício da empresa. O trabalho realizado pelo contador ambiental nessa capacidade não é destinado ao público em geral.

Em vez disso, as avaliações, resultados de pesquisas e recomendações sobre conservação ambiental são apresentados aos colaboradores da empresa.

Isso permite que a administração compreenda melhor o custo dos esforços de conservação ambiental do negócio em relação aos benefícios obtidos com tais práticas.

Essas atividades internas ajudam a promover tomadas de decisão mais eficazes e eficientes.

Externo

As funções externas, por outro lado, abrangem tarefas relacionadas à coleta e apresentação de informações fora da corporação.

Frequentemente, isso inclui divulgar os resultados da conservação ambiental para as partes interessadas, como investidores, clientes e membros da comunidade.

O trabalho realizado nessa capacidade relaciona-se mais com o fornecimento de informações ao mundo sobre as atividades ambientais da empresa.

As informações compartilhadas, no entanto, não pertencem apenas aos relatórios de dados.

Contadores ambientais também são responsáveis ​​por compartilhar a posição da empresa na conservação ambiental, o que facilita um maior nível de confiança entre o público.

Quais são as principais atividades da contabilidade ambiental?

Como os contadores ambientais devem concluir tarefas internas e externas, e seu trabalho pode ser classificado como contabilidade financeira ou contabilidade gerencial, eles geralmente têm uma ampla gama de responsabilidades.

Embora estes possam variar muito, aqui estão vários deveres comuns que os contadores ambientais devem realizar:

  • Pesquisar, comparar e recomendar as melhores práticas ambientais;
  • Identificar oportunidades ambientais e avaliar potenciais custos e benefícios;
  • Monitorar os procedimentos ambientais e relatar quaisquer alterações observadas;
  • Manter-se informado sobre leis e regulamentos ambientais locais, estaduais e nacionais;
  • Fazer relatórios sobre os custos associados aos projetos ecológicos;
  • Auxiliar na criação de um processo de fabricação ambientalmente amigável para bens e serviços oferecidos;
  • Criar e gerenciar sistemas de informações ambientais;
  • Supervisionar tarefas de contabilidade, como compras, investimentos e estabelecimento de preços de produtos/serviços;
  • Identificar oportunidades ambientais que geram lucros adicionais;
  • Prever despesas e ganhos financeiros futuros com base na implementação do sistema de informações ambientais;
  • Consultar empresas, profissionais e pesquisadores sobre os impactos ambientais;
  • Fornecer informações ambientais honestas, imparciais e relevantes a indivíduos dentro e fora da empresa;
  • Aprender e analisar tendências e ciclos ecológicos e financeiros;
  • Explicar como as tendências e eventos ambientais podem afetar o futuro da empresa;
  • Comunicar-se abertamente com as partes interessadas sobre as condições ambientais e o desempenho financeiro geral;
  • Discutir posições e procedimentos ambientais com potenciais investidores e credores;
  • Manter-se atualizado com as práticas recomendadas de contabilidade ambiental;
  • Estabelecer protocolos para uso durante certos cenários ambientais.

Enquanto contadores ambientais trabalham para uma empresa em particular, eles têm a responsabilidade de serem confiáveis.

Fornecer informações imprecisas ou tendenciosas é contra-intuitivo para estabelecer um bom relacionamento com as partes interessadas da empresa. Vale lembrar que realizar uma boa contabilidade ambiental não exclui as responsabilidades com a contabilidade tradicional, aquela obrigatória por lei. Nós preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre Contabilidade Financeira. Clique aqui e acesse.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v1-1