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Margem de contribuição: o que é e como fazer esse cálculo

Margem de contribuição é um termo que faz referência a um indicador muito utilizado para análise da saúde financeira da empresa.

Sabemos que empreender é uma tarefa repleta de desafios. O processo de abertura de uma empresa conta com diversas etapas, algumas sendo mais complicadas que outras.

E, depois que o seu negócio já está funcionando, é preciso manter a sua gestão financeira em dia, cuidando da movimentação das finanças e dos resultados obtidos.

Independentemente do tamanho da sua empresa, cuidar da sua gestão financeira pode ser uma tarefa complexa e, para obter sucesso nesse aspecto, se faz necessário fazer uso de ferramentas disponíveis que irão otimizar processos.

Você sabe o que é margem de contribuição?

Se não, continue a leitura do nosso texto. Iremos te explicar o significado desse termo, a importância do indicador e, ainda, como mensurá-lo.

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição também pode ser entendida como ganho bruto. Ela representa quanto da receita poderá contribuir para que todos os custos e despesas - o que chamamos de custos de estrutura - da empresa sejam cobertos e, ainda, para que a mesma tenha lucro.

De maneira resumida, a margem de contribuição é a parte do valor do serviço, ou produto, que é direcionada para pagar custos e despesas fixas e, depois disso, gerar lucro para a empresa.

Ou seja, esse indicador demonstra o quanto de receita a empresa possui “sobrando” depois que os custos e despesas já foram descontados.

Ainda, vale destacar, a margem de contribuição pode ser de dois tipos: margem de contribuição unitária ou margem de contribuição total.

Margem de contribuição unitária ou total

Essa classificação é relativamente simples: a margem de contribuição unitária diz respeito à análise desse indicador em relação a um único serviço, ou produto.

Já a margem de contribuição total diz respeito ao valor analisado em geral, levando em consideração a capacidade produtiva da empresa.

Optar por qual tipo de margem de contribuição utilizar depende do gestor da empresa. Em alguns momentos, pode ser mais vantajoso realizar tal análise de maneira unitária ou total. Obviamente, é possível fazer os dois tipos de análise sempre que necessário.

Mas agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é margem de contribuição, vamos ver como calcular esse índice? Continue a leitura.

Aprenda a mensurar o índice de margem de contribuição

A fórmula para calcular a margem de contribuição não é complicada. Confira a seguir:

			MC = PV - (CV + DV)

MC significa margem de contribuição e é o que buscamos calcular. PV corresponde a preço de venda, que também pode ser entendido como a receita da empresa. CV, é custo variável, enquanto DV significa despesa variável.

Você pode utilizar essa fórmula para calcular tanto a margem de contribuição unitária, quanto a total.

Para que o entendimento deste cálculo seja facilitado, vamos pensar em uma situação hipotética.

Vamos imaginar, por um segundo, que você é gestor em uma empresa que confecciona roupas.

O preço de uma calça jeans é R$50,00. No último mês, sendo esse o período analisado, foram vendidas 60 calças.

O custo que cada calça possui é de R$ 20,00.

Não podemos esquecer dos impostos. Então, vamos imaginar, que existe uma porcentagem de 10% de taxação sobre essa produção.

Dessa forma, teríamos o seguinte:
PV: R$50,00 x 60 = R$3.000,00
CV: R$25,00 x 60 = R$1.500,00
DV: R$50,00 x 60 x 0,1 = R$300,00

Assim, a margem de contribuição total do que foi vendido pela empresa nesse período seria o que se segue:

MC = R$3.000,00 - (R$1.500,00 + R$300,00) = R$1.200,00

O cálculo é simples e, a partir de resultado, importantes medidas podem ser tomadas dentro da empresa.

Para que não haja dúvidas no momento de calcular tal indicador, se faz necessário esclarecer o que é custo e o que é despesa. Não é incomum haver confusão a respeito desses dois conceitos, mas vamos ver o que cada um deles significa separadamente.

Saiba o que é custo

Para que você saiba como calcular a margem de contribuição da sua empresa, ou de algum produto específico, você precisa entender o que é custo.

Os custos de uma empresa se referem aos gatos que são necessários para a produção do produto, ou serviço, oferecido pela empresa.

São gastos que possuem um impacto direto nesse produto.

Saiba o que é despesa

Por outro lado, as despesas de uma empresa são os gastos que não possuem impacto direto no produto, mas que mantêm a empresa funcionando.

Se você quiser aprender ainda mais sobre os conceitos de custo e despesa, não deixe de conferir o nosso artigo Você sabe a diferença entre custo e despesa? Aprenda o que é cada um.

Ao ter esses dois conceitos bem definidos, você não passará nenhuma confusão no momento de calcular a margem de distribuição do seu empreendimento, ou de determinado produto.

Por que fazer uso da margem de contribuição?
Essa pode ser uma pergunta que está passando pela sua cabeça: por que fazer uso da margem de contribuição?
Agora que você já entendeu o que é esse indicador e como mensurá-lo, está no momento de entender a utilidade que ele possui.
A margem de contribuição é um número de muita ajuda para o planejamento financeiro de uma empresa, além de ser essencial para a tomada de decisões.
Sem conhecer a margem de contribuição, você pode estar vendendo muito, mas, ainda, ter prejuízo.
Isso porque esse número é responsável por garantir os custos e despesas, além de possibilitar o lucro para a empresa.
Assim, é possível ter um aumento da receita, mas ainda, não ter um aumento na margem de lucro, por exemplo.
Por isso conhecer a margem de contribuição é tão importante. Esse indicador poderá te guiar a respeito de o que precisa ser feito dentro da empresa para melhorar os resultados.
O conhecimento de o que é margem de contribuição e suas aplicações, com certeza, irá te ajudar a desempenhar melhor e a gerenciar, de maneira mais eficaz, as finanças da sua empresa.
A margem de contribuição é um indicador que auxilia a realização de uma gestão financeira eficaz. Existem outros indicadores que também podem agregar muito valor à gestão da sua empresa. Para conhecer mais desses indicadores financeiros, basta ler o nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

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