Faça da sua empresa a líder do mercado com um Plano de Marketing de sucesso
Implemente a melhor estratégia de marketing para o seu negócio. Leia esse artigo e entenda como criar o seu.
Estamos sempre em busca de melhores estratégias para fazer com que nossas empresas cresçam e se desenvolvam. Entretanto, poucas são tão eficientes quanto o desenvolvimento de um plano de marketing.
Isso porque, ele vai te ajudar a entender o seu cliente, seu mercado, sua empresa e ainda a traçar a estratégia mais indicada, tudo de forma bem personalizada.
Para entender como desenvolver o seu próprio planejamento de marketing, preparamos este artigo completo! Boa leitura.
Porque o plano de marketing é importante?
Podemos entender por plano de marketing, ou simplesmente planejamento, como sendo um documento em que uma empresa irá organizar todas as suas informações e dados, tanto internos quanto externos.
O objetivo principal do plano de marketing é desenvolver uma espécie de guia, que poderá ser consultado para determinar as melhores estratégias para implementar na sua marca.
De forma simples, é possível entender esse planejamento como uma forma de dar um norte para que uma empresa cresça e se desenvolva. Isso porque o plano de marketing, por ser extremamente personalizado, moldará sua marca para a realidade daquele momento, conseguindo, assim, atingir os melhores resultados.
Se já não bastassem todas essas vantagens, uma última informação que talvez seja essencial para entender o porquê ser tão importante desenvolver esse planejamento é a questão da otimização.
A ideia principal por trás do marketing digital é criar estratégias que te ajudem a poupar tempo, dinheiro e esforço. Dessa forma, o plano de marketing entra em ação como uma possibilidade para que o processo seja otimizado.
Graças a seu embasamento em pesquisas e dados, ao criar o seu planejamento, você verá que será muito mais fácil investir no que realmente importa para a sua empresa, fazendo com que o seu retorno seja muito mais rápido e efetivo.
Os 5 passos para fazer seu plano de marketing
Agora que já sabemos os motivos para você construir o seu plano de marketing, é hora de entender como fazer.
E antes de começar, deixamos como sugestão o texto da ZMOT Institute para poder se aventurar ainda mais nesse mundo do planejamento do marketing!
Analise o mercado
O primeiro passo para iniciar esse planejamento é conhecer o seu mercado, ou seja, estudar os seus concorrentes.
Para isso, indicamos que desenvolva uma Análise SWOT. A sigla significa Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threat (ameaças).
Essa análise, certamente, te ajudará a construir um panorama do mercado.
Começando pelas oportunidades e ameaças, elas podem ser encontradas na concorrência. Deste modo, foque em encontrar pontos fortes e pontos fracos no seu nicho, como questões que seus clientes pedem, mas ninguém atende, e as separe nestes dois quadrantes.
Migrando para as fraquezas e forças, elas se relacionam com a parte interna da sua empresa, sempre em relação ao mercado.
Assim, quais são os seus pontos fortes comparados aos concorrentes? E onde é preciso melhorar? Adicione isso aos quadrantes restantes e sua análise está feita.
Conheça seu público
Na sequência, é importante saber com detalhes quem é o seu cliente e como pode ajudá-lo. Ao unir esses conhecimentos com os obtidos no passo anterior, será simples encontrar estratégias que convertam.
Para isso, sugerimos que desenvolva uma persona.
Ela nada mais é do que um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Construída a partir de informações reais do seu público, a persona se assemelha muito a ele. Por esse motivo, pense nela como um comprador que está sempre a sua disposição para solucionar suas dúvidas.
Alguns dos pontos essenciais a serem elencados em uma persona são:
- Nome;
- Idade;
- Classe social;
- Escolaridade;
- Canais de comunicação que consome;
- Marcas que admira;
- Storytelling;
- Objeções a sua empresa;
- Dores;
- Necessidades;
- Objetivos.
É claro que sua persona pode ter mais características, afinal, neste caso, quanto melhor!
Defina um posicionamento
O posicionamento de marca é entendido como a forma com a qual se porta e conversa com o público. Dessa maneira, após saber quem é o seu cliente, chegou a hora de definir um posicionamento.
Para escolher qual personalidade se encaixa melhor para a sua marca, precisamos falar um pouco sobre arquétipos.
Eles são personalidades pré-modeladas que ajudam as empresas a se posicionarem no mercado. Dessa maneira, ao escolher entre os 12 arquétipos existentes, poderá encontrar uma maneira melhor de conversar com o público.
Para descobrir qual é o seu, veja as informações que você coletou na estruturação da persona e encontre um arquétipo que se encaixe nas características.
Trace objetivos
O passo seguinte é traçar objetivos, ou seja, onde sua empresa quer chegar.
Aquele que não tem metas não consegue ir muito longe. Assim, por mais simples e curto que possa parecer esse passo, ele é também o mais importante.
Converse com a sua equipe e estabeleça objetivos. Para cada um deles, atribua metas, assim eles se tornarão atingíveis. Apenas não se esqueça que tais metas precisam ser alcançáveis para fazerem sentido para o seu planejamento de marketing.
Encontre sua estratégia
Por fim, o quinto e último passo do plano de marketing se refere a encontrar a estratégia perfeita para a sua empresa!
Agora que você já tem todas as informações que precisa e estudou sua marca, interna e externamente, com detalhes, basta selecionar a estratégia que melhor concilie sua realidade aos seus objetivos. Para ter um ponto de partida, algumas delas são:
- Email marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Inbound Marketing;
- SEO;
- PPC;
- Vídeo marketing.
Encontre a estratégia que melhor se encaixa na sua empresa e use-a. Não se esqueça de guardar todas as informações que encontrou para poder sempre consultar o seu plano.
Dessa maneira, com um plano de marketing bem feito, você conseguirá fazer da sua marca a líder do mercado.