Faça da sua empresa a líder do mercado com um Plano de Marketing de sucesso

Implemente a melhor estratégia de marketing para o seu negócio. Leia esse artigo e entenda como criar o seu.

Plano de Marketing

Estamos sempre em busca de melhores estratégias para fazer com que nossas empresas cresçam e se desenvolvam. Entretanto, poucas são tão eficientes quanto o desenvolvimento de um plano de marketing.

Isso porque, ele vai te ajudar a entender o seu cliente, seu mercado, sua empresa e ainda a traçar a estratégia mais indicada, tudo de forma bem personalizada.

Para entender como desenvolver o seu próprio planejamento de marketing, preparamos este artigo completo! Boa leitura.

Porque o plano de marketing é importante?

Podemos entender por plano de marketing, ou simplesmente planejamento, como sendo um documento em que uma empresa irá organizar todas as suas informações e dados, tanto internos quanto externos.

O objetivo principal do plano de marketing é desenvolver uma espécie de guia, que poderá ser consultado para determinar as melhores estratégias para implementar na sua marca.

De forma simples, é possível entender esse planejamento como uma forma de dar um norte para que uma empresa cresça e se desenvolva. Isso porque o plano de marketing, por ser extremamente personalizado, moldará sua marca para a realidade daquele momento, conseguindo, assim, atingir os melhores resultados.

Se já não bastassem todas essas vantagens, uma última informação que talvez seja essencial para entender o porquê ser tão importante desenvolver esse planejamento é a questão da otimização.

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A ideia principal por trás do marketing digital é criar estratégias que te ajudem a poupar tempo, dinheiro e esforço. Dessa forma, o plano de marketing entra em ação como uma possibilidade para que o processo seja otimizado.

Graças a seu embasamento em pesquisas e dados, ao criar o seu planejamento, você verá que será muito mais fácil investir no que realmente importa para a sua empresa, fazendo com que o seu retorno seja muito mais rápido e efetivo.

Os 5 passos para fazer seu plano de marketing

Agora que já sabemos os motivos para você construir o seu plano de marketing, é hora de entender como fazer.

E antes de começar, deixamos como sugestão o texto da ZMOT Institute para poder se aventurar ainda mais nesse mundo do planejamento do marketing!

Analise o mercado

O primeiro passo para iniciar esse planejamento é conhecer o seu mercado, ou seja, estudar os seus concorrentes.

Para isso, indicamos que desenvolva uma Análise SWOT. A sigla significa Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threat (ameaças).

Essa análise, certamente,  te ajudará a construir um panorama do mercado.

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Começando pelas oportunidades e ameaças, elas podem ser encontradas na concorrência. Deste modo, foque em encontrar pontos fortes e pontos fracos no seu nicho, como questões que seus clientes pedem, mas ninguém atende, e as separe nestes dois quadrantes.

Migrando para as fraquezas e forças, elas se relacionam com a parte interna da sua empresa, sempre em relação ao mercado.

Assim, quais são os seus pontos fortes comparados aos concorrentes? E onde é preciso melhorar? Adicione isso aos quadrantes restantes e sua análise está feita.

Conheça seu público

Na sequência, é importante saber com detalhes quem é o seu cliente e como pode ajudá-lo. Ao unir esses conhecimentos com os obtidos no passo anterior, será simples encontrar estratégias que convertam.

Para isso, sugerimos que desenvolva uma persona.

Ela nada mais é do que um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Construída a partir de informações reais do seu público, a persona se assemelha muito a ele. Por esse motivo, pense nela como um comprador que está sempre a sua disposição para solucionar suas dúvidas.

Alguns dos pontos essenciais a serem elencados em uma persona são:

  • Nome;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Escolaridade;
  • Canais de comunicação que consome;
  • Marcas que admira;
  • Storytelling;
  • Objeções a sua empresa;
  • Dores;
  • Necessidades;
  • Objetivos.

É claro que sua persona pode ter mais características, afinal, neste caso, quanto melhor!

Defina um posicionamento

O posicionamento de marca é entendido como a forma com a qual se porta e conversa com o público. Dessa maneira, após saber quem é o seu cliente, chegou a hora de definir um posicionamento.

Para escolher qual personalidade se encaixa melhor para a sua marca, precisamos falar um pouco sobre arquétipos.

Eles são personalidades pré-modeladas que ajudam as empresas a se posicionarem no mercado. Dessa maneira, ao escolher entre os 12 arquétipos existentes, poderá encontrar uma maneira melhor de conversar com o público.

Para descobrir qual é o seu, veja as informações que você coletou na estruturação da persona e encontre um arquétipo que se encaixe nas características.

Trace objetivos

O passo seguinte é traçar objetivos, ou seja, onde sua empresa quer chegar.

Aquele que não tem metas não consegue ir muito longe. Assim, por mais simples e curto que possa parecer esse passo, ele é também o mais importante.

Converse com a sua equipe e estabeleça objetivos. Para cada um deles, atribua metas, assim eles se tornarão atingíveis. Apenas não se esqueça que tais metas precisam ser alcançáveis para fazerem sentido para o seu planejamento de marketing.

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Encontre sua estratégia

Por fim, o quinto e último passo do plano de marketing se refere a encontrar a estratégia perfeita para a sua empresa!

Agora que você já tem todas as informações que precisa e estudou sua marca, interna e externamente, com detalhes, basta selecionar a estratégia que melhor concilie sua realidade aos seus objetivos. Para ter um ponto de partida, algumas delas são:

  • Email marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • SEO;
  • PPC;
  • Vídeo marketing.

Encontre a estratégia que melhor se encaixa na sua empresa e use-a. Não se esqueça de guardar todas as informações que encontrou para poder sempre consultar o seu plano.

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Dessa maneira, com um plano de marketing bem feito, você conseguirá fazer da sua marca a líder do mercado.