4 passos para garantir o sucesso na gestão do seu consultório.
Você é dono do próprio consultório mas não sabe muito bem como administrá-lo? Continue lendo para aprender!
![4 passos para garantir o sucesso na gestão do seu consultório.](/content/images/size/w2000/2020/10/sucesso-na-gestao.jpg)
No mercado odontológico brasileiro boa parte dos dentistas são os responsáveis por também administrar as clínicas nas quais trabalham. Mesmo assim, muitos desses profissionais não estão preparados para para assumir a posição de gestores.
Administrar uma clínica envolve muitas questões que a faculdade de odontologia não ensina. Afinal, os estudantes estão ali para aprender a cuidar da saúde bucal das pessoas e não para serem administradores de empresas.
Entretanto, é extremamente necessário que os dentistas gestores ou aqueles que estão pensando em abrir o seu próprio consultório voltem aos livros para estudar tudo o que envolve a gestão de um negócio. Isso inclui a parte financeira e de legislação.
Continue lendo porque nós vamos te ajudar a dar alguns passos importantes para o sucesso do seu consultório!
Mas, afinal, por que uma boa gestão é importante para o seu consultório?
A resposta para a pergunta acima é muito simples: sem uma gestão eficiente o negócio fecha as portas, incluindo as clínicas odontológicas.
Sendo assim, o dentista é responsável, também, pela saúde do seu negócio. É tarefa dele assegurar que o consultório permaneça estável para continuar funcionando em qualquer situação.
Apesar de ser um serviço essencial para a saúde da sociedade, muitas pessoas não priorizam a saúde bucal e deixam de ir regularmente ao dentista. Normalmente elas apenas o fazem quando necessitam de tratamento urgente, como implantes dentários.
Isso faz com que as clínicas não tenham alta demanda o ano todo, o que torna o equilíbrio entre lucros e despesas ainda mais importante.
A seguir, confira algumas dicas essenciais para a sobrevivência da sua clínica.
Passo 1: Planeje e organize suas finanças
Antes de começar a atender o público é necessário planejamento. Vale lembrar que o planejamento financeiro não é inflexível, pode ser necessário improvisar diante de imprevistos.
Planejar-se significar traçar uma rota estabelecendo quais são os seus objetivos e aonde você pretende chegar com o seu consultório.
A partir daí, comece a listar todos os custos da clínica dividindo-os entre custos fixos e custos variáveis (iremos explicá-los detalhadamente mais à frente). Além disso, determine a precificação de tratamentos e deixe espaço no orçamento para gastos não esperados.
É primordial também que você separe as finanças da empresa das suas finanças pessoais. Nada de misturar os dois e fazer retiradas fora de data e de valores diferentes. Lembre-se que o pró-labore deve ser fixo e periódico.
Passo 2: Cuide do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um sistema que registra a movimentação diária do dinheiro que entra e sai no negócio. O objetivo dele é monitorar a parte financeira de modo a garantir o controle das contas e, assim, a saúde financeira do estabelecimento.
Nessa etapa todos os custos deverão ser categorizados entre os custos fixos e custos variáveis.
Custos fixos
São aqueles que não mudam de um mês para o outro. Aluguel, salários, encargos e o pró-labore, são alguns exemplos.
Custos variáveis
Se refere aos custos que mudam a cada mês.
A compra de materiais, por exemplo, dependerá do estoque disponível e da demanda dos procedimentos. Em um mês você pode ter que encomendar mais materiais para realizar procedimentos com aparelho dental transparente do que em outros.
Passo 3: Conheça a sua área de atuação
Colocamos esse tópico como o terceiro passo mas ele poderia muito bem ser o primeiro. Isso porque conhecer a sua área de atuação é fundamental para traçar estratégias e tomar decisões administrativas.
Quando dizemos que você deve conhecer a sua área de atuação, não estamos querendo te ensinar a ser dentista. Você provavelmente sabe muito sobre odontologia e é competente no que faz.
O que estamos querendo dizer é que dentro da odontologia existem diversas especialidades e várias questões dependem da sua área de atuação. Entre elas a região em que o seu consultório deve se instalar, o público atendido, o tipo de marketing feito, o tamanho da concorrência, entre outras coisas.
Além disso, conhecer quais são as especialidades mais procuradas pelo seu público-alvo o ajudará a determinar quais investimentos devem ser feitos para se sobressair perante a concorrência.
Sendo assim, se sua especialidade for estética odontológica, investir na divulgação para adultos de 22 a 38 anos e tecnologias para realizar o clareamento dental com moldeira é uma boa medida, por exemplo.
Passo 4: Conte com a tecnologia
Os avanços tecnológicos proporcionaram a modernização dos tratamentos, mas também da gestão dos consultórios.
Atualmente, é possível automatizar quase todos os processos administrativos por meio de softwares voltados especificamente para as clínicas odontológicas.
O mercado, inclusive, oferece diversas opções de sistemas de gestão que se adequam ao tamanho e a necessidade de cada estabelecimento.
Para escolher a melhor alternativa preste atenção nas necessidades do seu consultório e opte por aquela que oferecer a integração entre:
- Financeiro;
- Agenda;
- Relatórios inteligentes;
- Prontuários eletrônicos;
- Controle de estoque;
- Histórico de pagamentos e pendências.
A gestão é chave para o futuro!
Ser responsável por gerir um negócio não é fácil sob nenhuma circunstância, especialmente quando o gestor em questão é especialista em cuidar das pessoas e não em lidar com números e decisões administrativas.
Porém, ao longo do caminho você perceberá que essa tarefa não é um bicho de sete cabeças. Uma boa gestão é o resultado de um processo de aprendizagem, com muitos erros e acertos.
Sendo assim, se dedique e garanta que você tem uma equipe competente e disposta a cuidar do futuro da clínica.
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