Taxa de juros: como ela funciona e como afeta minha empresa?

Taxa de juros é uma porcentagem do valor emprestado que deve ser pago ao credor, pelo uso do seu dinheiro. Seja, quando você deposita dinheiro no banco, ou quando você pega um empréstimo.

Taxa de juros: como ela funciona e como afeta minha empresa?

Qualquer um pode emprestar dinheiro e cobrar juros, mas geralmente quem faz isso são os bancos. Eles usam os depósitos de poupança ou outros investimentos para financiar empréstimos. E fazem isso utilizando uma taxa de juros.

E eles pagam taxas de juros para incentivar as pessoas a fazer esses depósitos. É por isso que o seu dinheiro “rende” em aplicações como a poupança.

Os bancos cobram de quem pega empréstimos um pouco mais do que eles pagam aos depositantes, dessa forma conseguem lucrar em cima dessas transações.

Ao mesmo tempo, os bancos competem uns com os outros tanto pelos depositantes quanto por aqueles que querem pegar dinheiro emprestado. A competição resultante mantém as taxas de juros de todos os bancos em uma faixa estreita entre si.

O que é e como funciona uma taxa de juros?

Uma taxa de juros é uma porcentagem do valor emprestado que deve ser pago ao credor, pelo uso do seu dinheiro. Quando você coloca seu dinheiro na poupança, por exemplo, o banco está pegando seu dinheiro emprestado, e é por isso que você ganha um valor extra do banco.

Do outro lado, o banco empresta o dinheiro a outras pessoas, e aplica a taxa de juros ao total não pago do saldo de empréstimo ou cartão de crédito.

É fundamental saber qual é a sua taxa de juros. É a única maneira de saber o quanto isso acrescenta à sua dívida pendente.

Você deve pagar pelo menos o valor mínimo de cada mês. Se não, sua dívida pendente aumentará, mesmo que você esteja fazendo pagamentos.

A taxa de juros é sempre a mesma?

Embora as taxas de juros sejam muito competitivas, elas não são as mesmas. Um banco cobrará taxas de juros mais altas se achar que há uma chance menor de que a dívida seja paga.

Por essa razão, os bancos sempre atribuirão uma taxa de juros mais alta a empréstimos rotativos, como cartões de crédito. Esses tipos de empréstimos são mais caros para gerenciar.

Os bancos também cobram taxas mais altas para pessoas que consideram arriscadas. Ou seja, se seu nome está negativado é provável que não consiga pegar um empréstimo ou, se conseguir, pagará uma taxa de juros muito alta.

Os bancos podem cobrar taxas de juros fixas ou variáveis, isso depende da natureza do empréstimo — o empréstimo é o financiamento de uma casa, a conta do cartão de crédito ou uma conta não paga.

As taxas fixas permanecem as mesmas ao longo da vida do empréstimo. Seus pagamentos iniciais consistem principalmente em pagamentos de juros. Conforme o tempo passa, você paga uma porcentagem cada vez maior do principal da dívida. Você pode pagar a dívida mais cedo dessa maneira. A maioria dos financiamentos convencionais são empréstimos com taxas fixas.

As taxas variáveis ​​mudam com a taxa básica de juros. Quando a taxa aumenta, o mesmo acontece com o pagamento do seu empréstimo. Com esses empréstimos, você deve prestar atenção à taxa básica de juros, que é baseada na taxa estipulada pelo governo federal.

Como as taxas de juros afetam as empresas?

Uma taxa de juros é baseada na quantidade de dinheiro que um credor, como um banco, empresta a alguém. Na maioria dos casos, a taxa de juros é calculada como uma porcentagem anual com base no empréstimo pendente.

Se você é proprietário de uma empresa, precisa entender as principais maneiras pelas quais as taxas de juros afetam e influenciam o funcionamento da sua empresa.

Quando a taxa de juros sobe, o poder de compra do consumidor diminui

Quando as taxas de juros sobem, os consumidores com dívidas vão ter que pagar mais juros aos credores.

Isso normalmente tem um efeito negativo sobre seus hábitos de gasto, porque quanto mais dinheiro eles usam para pagar as prestações dos seus empréstimos, menos renda disponível eles terão para gastar em produtos e serviços.

Se você possui um negócio que lida com produtos ou serviços de luxo, pode ser mais atingido por um aumento nas taxas de juros do que uma empresa que fornece produtos básicos, porque os itens de luxo são geralmente a primeira coisa que os consumidores eliminam quando têm menos renda disponível.

Altas taxas de juros dificultam a obtenção de empréstimos para empresas

Quase todas as pequenas empresas têm empréstimos pendentes e, quando as taxas de juros aumentam, esses empréstimos tornam-se mais caros.

Normalmente, estas são dívidas de longo prazo que vão levar anos para serem pagas, portanto, qualquer aumento na taxa de juros sobre esses empréstimos significa que você vai levar mais tempo para pagar a dívida e vai pagar mais juros por ela.

Além disso, taxas de juros mais altas significam que será mais difícil contratar novos empréstimos de curto prazo para ajudar a pagar despesas inesperadas ou expandir seus negócios quando necessário. Isso pode causar um curto-circuito no crescimento de sua empresa por meses ou até anos.

Baixas taxas de juros podem estimular os gastos do consumidor

Quando as taxas de juros estão baixas, os consumidores tendem a pedir mais dinheiro, e eles colocam o dinheiro de volta na economia gastando mais em produtos e serviços.

Além disso, as taxas de juros reduzidas significam que o custo de pagar um empréstimo é menor do que costumava ser e, em seguida, o que quer dizer que sobrará dinheiro no bolso do consumidor, o que na maioria das vezes indica um maior consumo.

Baixas taxas de juros podem estimular a expansão e o crescimento dos negócios

Uma baixa taxa de juros estimula empresários a fazerem novos empréstimos para investir na expansão de seus negócios.

Conseguir uma taxa de juros fixa em um valor baixo significa que seu empréstimo vai custar menos a longo prazo.

Você também poderá refinanciar alguns de seus empréstimos em aberto durante um período de baixas taxas de juros sustentadas, ajudando a estabilizar sua carga de dívidas.

Para manter seus pagamentos e sua contabilidade em dia é importante fazer sua conciliação bancária. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe, agora que já te explicamos sobre taxa de juros, leia: Você sabe o que é conciliação bancária? Aprenda como fazer a sua

CTA-KRK-3--Contratos-