Empréstimo empresarial: prós, contras e como escolher

Você precisa financiar atividades diárias ou adquirir bens para a sua empresa? Então saiba mais sobre o empréstimo empresarial!

Empréstimo empresarial: prós, contras e como escolher

O empréstimo empresarial se revela necessário em diferentes momentos, como no caso em que a empresa não consegue honrar as dívidas ou não tem um montante para investir, mas deseja expandir o negócio.

No entanto, antes mesmo de solicitar o empréstimo, é fundamental entender como ele funciona e como escolher o ideal para o seu objetivo.

Além disso, você precisa saber quais são as vantagens e desvantagens ao optar por esse recurso. Então, continue a leitura para tirar todas essas dúvidas!

O que é e como funciona o empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é um tipo de operação de crédito fornecido por uma instituição financeira para uma empresa.

Ambas assinam um contrato no qual constam a quantia de dinheiro emprestada, o prazo para a devolução do valor e a porcentagem da taxa de juros. Se o cliente quiser, ele pode pagar o montante antes do prazo acordado e, assim, os juros são reduzidos.

Apenas pessoas jurídicas podem solicitar o empréstimo empresarial, lembrando que ele pode ser usado para diferentes finalidades, como:

  • Pagamento de contas;
  • Compra de equipamentos;
  • Reformas ou melhorias na infraestrutura da empresa;
  • Capital de giro.

Portanto, em hipótese alguma, o empréstimo deve ser usado para fins pessoais.

Para solicitar esse empréstimo, é necessário apresentar documentos como o alvará de funcionamento, CNPJ, balanço patrimonial, escrituras de imóveis etc.

Além disso, o plano de negócios também precisa ser entregue, pois nele estará registrada a viabilidade financeira do projeto no qual será aplicado o dinheiro do empréstimo.

Quais são os diferentes tipos de empréstimo empresarial?

Antes mesmo de solicitar o empréstimo empresarial, você precisa saber quais são as opções disponíveis para, enfim, fazer a escolha certa para o seu caso. A seguir, veja algumas opções!

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Empréstimo coletivo

Também conhecido como crowdfunding, o empréstimo coletivo é uma novidade nos dias atuais, sendo um tipo de financiamento que não exige a participação bancária.

Então, a empresa precisa se cadastrar em uma plataforma de crowdfunding, descrever a quantia desejada e o motivo pelo qual necessita dela.

Depois disso, as pessoas adquirem as cotas em troca de retorno financeiro. É comum que grupos que fazem essa compra sejam formados por pessoas que desejam contribuir para o crescimento empresarial no Brasil, ao mesmo tempo em que conseguem rendimentos satisfatórios.

Esse tipo de empréstimo apresenta vantagens interessantes, como maior agilidade, menor burocracia e financiamento direto sem que haja a necessidade da participação de instituições financeiras. Quanto à desvantagem, a principal é a restrição das linhas de crédito.

Empréstimo bancário

Os bancos continuam sendo muito procurados pelas empresas que desejam obter créditos. Isso porque eles oferecem diversas linhas de crédito, então você certamente consegue escolher a opção que mais combine com a realidade do seu negócio.

Existem, por exemplo, microcrédito para pequenas e médias empresas, além de capital de giro com opção de crédito especial, no qual a empresa não é obrigada a explicar qual será a finalidade do dinheiro.

Portanto, entre as principais vantagens desse tipo de empréstimo empresarial, podemos citar a carteira de crédito diversificada e condições mais interessantes caso a empresa tenha um bom relacionamento com o banco.

Mas não podemos deixar de citar também as desvantagens, como maior burocracia, taxa de juros alta para pequenas empresas, cláusulas especificando muitas multas caso o contrato seja quebrado e limitação do valor se a empresa está começando a se relacionar com o banco.

Empréstimos com financeiras

Também é possível solicitar empréstimos com financeiras, em que uma das principais vantagens é o prazo mais extenso.

Para empresas que estão em fase de crescimento, isso se torna essencial, já que ainda não são capazes de pagar por um financiamento.

Além disso, não existe tanta burocracia, pois o critério de análise de riscos são menos burocráticas, diferenciando-se bastante dos bancos.

No entanto, esse tipo de empréstimo empresarial também apresenta desvantagens. Uma delas é o alto risco, porque há estelionatários que ficam por trás de determinadas financeiras, o que prejudica bastante empresas que solicitarem empréstimos com elas.

O custo também é mais elevado, porque as tarifas cobradas têm como objetivo suprir a inadimplência.

Empréstimo com cooperativa de crédito

Outra opção é o empréstimo com cooperativa de crédito. Nesse caso, você pode contar com taxas de juros mais baixas e várias linhas de crédito, assim como os bancos, o que é ótimo para negócios que precisam de crédito para algo específico.

Por outro lado, existem desvantagens significativas, como maior burocracia, análise de risco mais criteriosa e diversos detalhes e multas nas cláusulas do contrato.

Quando solicitar o empréstimo empresarial?

Talvez você ainda esteja se perguntando: como saber qual é o momento ideal para solicitar um empréstimo empresarial?

Para responder essa pergunta, antes você precisa responder outra: a sua empresa necessita de capital imediato? Se a resposta for “sim”, então o empréstimo empresarial é um recurso interessante.

Isso significa, portanto, que esse empréstimo deve ser contratado apenas quando a sua empresa realmente precisar dele, já que o pagamento de juros não é uma realidade atrativa, não é mesmo?

Portanto, o empréstimo empresarial é um recurso válido caso o seu negócio precise financiar atividades diárias, realizar investimentos, quitar dívidas, adquirir bens, entre outros.

Teste agora Keruak - NF e Cobranças

Se você decidiu que precisa de um empréstimo empresarial, siga estas dicas para escolher a melhor opção:

  • Descubra qual é a necessidade da sua empresa;
  • Avalie qual é a melhor instituição financeira, levando em conta também a taxa de Juros, prazos etc;
  • Analise os fatores de restrição, que são itens que podem impedir você de contratar o empréstimo, como oferecimento de garantias e valor mínimo de capital próprio;
  • Crie um plano de negócios;
  • Solicite o empréstimo empresarial.

Portanto, contratar o empréstimo empresarial não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é uma decisão importante e precisa ser tomada com sabedoria.

Como estamos falando de empréstimo empresarial, consideramos essencial que você tenha conhecimento sobre a antecipação de recebíveis. Até o próximo artigo!