/ Documentação

Aprenda o que é CNAE e saiba como classificar a sua empresa

Você já ouvir falar sobre definição de CNAE, mas ainda não sabe o que isso significa? Não sabe por onde começar, mas precisa fazê-lo dentro da sua empresa? Se esse é o seu caso, o nosso artigo te ajudará, e muito! Iremos te explicar o que é CNAE e como classificar a sua empresa.

A sigla CNAE possui um significado simples: Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

A CNAE é responsável por definir quais atividades serão desempenhadas em uma empresa.

Diante disso, você pode perceber, por mais que pareça fácil, a definição dessa classificação pode gerar algumas dúvidas.

Não é raro uma empresa se encaixar em mais de uma classificação, você sabia? Talvez, essa seja o seu caso.

Por isso, para que você saiba como classificar a sua empresa, é essencial que você entenda exatamente o que é CNAE.

O que é CNAE?

Quer saber exatamente o que é CNAE? Continue a leitura e você se informará com tudo o que precisa saber do assunto.

CNAE, como mencionamos, é uma sigla cujo significado é o que se segue: Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

O que chamamos de código CNAE é a padronização, em todo o Brasil, dos tipos de atividades que as empresas podem exercer.

Dessa forma, existe uma hegemonização nacional a respeito dos tipos de atividades e dos critérios existentes para que uma empresa afirme que se encaixa em determinada classificação.

Vale lembrar que a CNAE é aplicada não somente para o setor privado, mas também para o setor público. Assim, ninguém pode escapar dessa classificação.

A CNAE é aplicada a qualquer agente econômico responsável pela produção de bens ou produtos.

Entender o que é CNAE é simples. Contudo, o que se torna mais difícil é decidir qual é a classificação da sua empresa.

Muitas descrições de atividades são parecidas e fica fácil se confundir para então determinar qual é a atividade exercida pela sua empresa.

Nesse caso, sempre procure ajuda de um contador ou de uma empresa de consultoria na área financeira.

Esses são os profissionais que poderão te auxiliar nesse momento e garantir que você opte pela classificação certa.

Ao definir o que é CNAE, o site da subcomissão de CNAE define o conceito da seguinte forma:

"A CNAE é uma classificação usada com o objetivo de padronizar os códigos de identificação das unidades produtivas do país nos cadastros e registros da administração pública nas três esferas de governo, em especial na área tributária, contribuindo para a melhoria da qualidade dos sistemas de informação que dão suporte às decisões e ações do Estado, possibilitando, ainda, a maior articulação inter sistemas."

Agora ficou ainda mais claro para você o que é CNAE? Se não, logo a seguir iremos explicar como classificar a sua empresa. Com certeza os exemplos práticos irão te ajudar ainda mais a entender o que é CNAE.

Como classificar o CNAE de uma empresa?

Depois de discutirmos sobre o que é CNAE, você deve estar se perguntando como definir essa classificação para a sua empresa.

Bom, depois de entender o conceito desse termo, saber como classificar a sua empresa dentro de um código de CNAE é o próximo passo. Vamos lá?

Antes de tudo, se lembre: o contador é uma peça essencial nesse processo. Tomar tais decisões sem o auxílio de um profissional capacitado será ainda mais difícil.

Primeiramente, é preciso saber com clareza o que a sua empresa faz. Falar isso pode parecer bobeira, mas muitas empresas se perdem naquilo que oferecem e acabam encontrando complicações no momento de definir o seu código CNAE.

Será feita a revenda de produtos? Quais operações serão desempenhadas? Serão oferecidos produtos ou serviços? Os dois? Terá industrialização ou apenas a comercialização?

As respostas dessas perguntas irão te guiar no momento de definição da CNAE da sua empresa. Então, certifique-se de saber todas essas respostas.

Para acessar a tabela da CNAE, é preciso entrar no site do IBGE. Não no site geral do Instituto, mas na parte relativa à CNAE.

Para isso, basta digitar: cnae.ibge.gov.br. Pronto, agora você terá acesso à parte da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA). Ao entrar no site, você deve clicar em "Estrutura".

8.1-_-estrutura

Ao clicar em "Estrutura", você terá acesso à primeira grande divisão da CNAE. Você terá, então, que definir a seção na qual a sua empresa se encaixa.

Esse é o momento de selecionar a seçãoda sua empresa. Depois, você irá definir a divisão, o grupo e a classe que melhor descreve a atividade da sua empresa.

Vamos trabalhar um exemplo para que o entendimento de o que é CNAE, e como fazer a sua classificação, fique mais claro.

Vamos supor, então, que a sua empresa é uma loja no comércio local que vende roupas masculinas.

8.2-_-se--es--2-

Assim, ao clicar em "Estrutura" e se deparar com as seções existentes, você deverá optar pela seção G : Comércio; Reparação de veículos automotores e motocicletas.

Ao clicar nessa seção, você irá então ter a possibilidade de definir a sua divisão. Observe que, dentro da seção G, existem as divisões do número 45 ao 47. E, então, você observará as seguintes divisões:

45 - Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas;

46 - Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas;

47 - Comércio varejista.

Diante da sua empresa, uma loja de roupas masculinas, a escolha ideal seria a divisão 47, não é mesmo?

Ao clicar nessa divisão, você encontrará novas possibilidades: é o momento de definir o grupo no qual a sua empresa se encaixa.

Dentre as opções possíveis, você verá que a que melhor se encaixa na sua empresa é o primeiro grupo: 47.1 Comércio varejista não especializado.

Um dos últimos passos é escolher a classe da sua empresa. Nesse exemplo que estamos levando em consideração, a melhor escolha seria a última classe: 47.13-0 Comércio varejista de mercadorias em geral, sem predominância de produtos alimentícios.

Por último, você ainda pode escolher a subclasse da sua empresa e, assim, finalizar a classificação da CNAE da empresa.

Resumindo, essa seria o processo de definição da CNAE da sua empresa:

Seção: G Comércio; Reparação de veículos automotores e motocicletas
Divisão: 47 Comércio Varejista
Grupo: 47.1 Comércio varejista não-especializado
Classe: 47.13-0 Comércio varejista de mercadorias em geral, sem predominância de produtos alimentícios
Subclasse: 4713-0/02 Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines

A CNAE da sua empresa corresponde ao número final obtido, no caso: 4713-0/02.

Definir a CNAE da sua empresa pode parecer um processo complicado, mas é mais fácil do que imaginamos, não é mesmo?

Contudo, ao abrir uma empresa, definir a sua CNAE é um passo importante, mas apenas um dentre muitos outros.

Um outro passo importante é a definição do seu enquadramento tributário. No Brasil, temos alguns tipos de regimes tributários.

É importante saber em qual deles a sua empresa se encaixa para que você realize o pagamento de impostos da maneira correta, evitando prejuízos para a empresa.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é CNAE, você pode se informar mais a respeito dos regimes tributários do nosso país. Confira o nosso material sobre o assunto clicando aqui.

CTA-KRK-2--Relat-rios--36

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More