Sociedade anônima: as vantagens e desvantagens dessas empresas

A sociedade anônima é construída por sócios, ou seja, sociedade. Uma empresa neste formato terá o seu capital social dividido em ações.

Sociedade anônima: as vantagens e desvantagens dessas empresas

Quando um empreendedor busca uma oportunidade de negócio, se faz necessário compreender os tipos de empresa existentes no nosso país. Empresas podem ser configuradas de acordo com alguns fatores, dentro dessas configurações, iremos encontrar diferentes classificações, como sociedade anônima e sociedade limitada, por exemplo.

Você já ouviu falar sobre esses tipos de sociedade? Cada uma irá oferecer vantagens e desvantagens e, para que você empreenda com sucesso, é importante entender cada uma delas.

Um dos motivos que fazem com que entender o que é sociedade anônima seja importante é o impacto que essa definição pode ter na sua gestão financeira.

No nosso artigo de hoje, iremos falar sobre o que é sociedade anônima, sendo ela uma das escolhas mais comuns entre empreendedores, e iremos te explicar os benefícios que ela possui.

Vamos lá?

O que é, então, sociedade anônima?

Sociedade anônima configura-se como um tipo de empresa que é construída por sócios, ou seja, sociedade. Ela pode ser identificada por esse nome ou pelas abreviações: SA, S.A ou S/A.

O formato de sociedade anônima é utilizado por muitas empresas, principalmente as que são enquadradas como grande porte.

E, apesar desse termo ser muito conhecido por diversas pessoas, muitas não sabem o que realmente significa para uma empresa ser uma sociedade anônima.

Para que fique claro, então, uma empresa no formato de sociedade anônima terá o seu capital social dividido em ações.

Essas ações, por sua vez, serão propriedade de acionistas. Assim, os acionistas são os donos da empresa. A empresa de sociedade anônima pode ter dois ou mais donos.

Nova call to action

Como é a estrutura de uma sociedade anônima?

Para que você entenda melhor o que é sociedade anônima, vamos falar um pouco sobre como sua estrutura, normalmente, se dá.

Em uma SA, é usual que haja uma diretoria, conselhos de administração, e fiscal, e, claro, os acionistas.

Toda empresa nesse formato é, obviamente, uma pessoa jurídica com fins lucrativos.

Para a tomada de importantes decisões, é comum a realização de assembleias com a presença, principalmente, da diretoria e dos acionistas, sendo esse um dos principais órgãos dentro da empresa.

Assembleia Geral

A assembleia geral é um dos órgãos mais importantes de uma empresa de sociedade anônima.  Isso porque são nas assembleias que as decisões são realizadas.

Ainda, é comum haver dois tipos de assembleias: a geral ordinária e a extraordinária. Sendo a primeira obrigatória e anual com o caráter de debater assuntos estruturais da empresa.

A segunda, a extraordinária, pode ser realizada a qualquer momento, sempre que necessário para a tomada de alguma decisão importante ou debate de algum assunto urgente.

Conselho administrativo

Esse conselho não é obrigatório; as empresas podem optar por tê-lo ou não. Quando existente, sua função é a de fiscalizar a diretoria.

Possui caráter deliberativo e é composto por acionistas escolhidos na assembleia geral.

Diretoria

A diretoria pode ser composta por acionistas ou não. Normalmente, a diretoria é eleita pela assembleia geral e deve conduzir a empresa e representá-la legalmente.

Conselho fiscal

O conselho fiscal, como indicado pelo seu nome, possui a função de fiscalizar os atos dos administradores e atuar como um assessor da assembleia geral.

Ao contrário do conselho administrativo, o fiscal é obrigatório.

O estatuto da empresa irá definir se o conselho fiscal será permanente ou de atuação temporária, de acordo com as necessidades da empresa.

Conheça os modelos de uma sociedade anônima

Você sabia que uma sociedade anônima pode ter diferentes modelos? De maneira geral, são dois os modelos de SA: empresas SA de capital aberto e empresas SA de capital fechado.

Nem todas as empresas que se encaixam nesse formato possuem suas ações disponíveis na bolsa de valores, certo?

Olhando para esses modelos de sociedade anônima, isso fica muito mais claro.

Sociedades anônimas de capital aberto

Essas empresas, de capital aberto, irão disponibilizar suas ações na Bolsa de Valores, ou mercado de balcão. São disponibilizados, na verdade, valores mobiliários para negociação.

E, dessa forma, é possível contar com diversos acionistas; um número muito maior do que quando o capital é fechado.

Sociedades anônimas de capital fechado

Empresas desse tipo possuem o seu capital social fechado. Isso quer dizer que os acionistas da empresa são determinados e as suas ações não são abertas para comercialização.

Quais são os direitos que um acionista possui?

Ao entender os direitos que um acionista possui, você poderá entender melhor o que é e como uma empresa de sociedade anônima funciona.

As ações que um acionista possui são, na verdade, uma parte do capital da empresa que é emissora daquela ação.

E, obviamente, ao ser dono dessas ações, o acionista ganha alguns direitos em relação à empresa. Veja quais são esses direitos:

Participação dos lucros; fiscalização da sociedade; direito de retirada; direito de voto em decisões.

Guia Definitivo de Gestão de Empresas

Vantagens e desvantagens de uma empresa de sociedade anônima

Esse é o momento em que vamos analisar as vantagens e desvantagens que uma empresa de sociedade anônima pode apresentar.

Para que você opte por esse formato de empresa, é necessário conhecer tudo o que está em jogo, não é mesmo?

Vantagens

  • As empresas SA são reguladas pela Lei das Sociedades por Ações e não pelo Código Civil;
  • Proteção do patrimônio pessoal do sócio;
  • A SA deve possuir reservas e distribuição de lucros;
  • A sociedade anônima deve elaborar demonstrações financeiras regulares que auxiliam na gestão financeira.

Desvantagens

  • Maior restrição para a saída da sociedade;
  • Não há possibilidade de exclusão de sócios.

Ainda, depois de optar pela sociedade anônima, você deve escolher se sua empresa será de capital aberto ou fechado; as duas possibilidades que comentamos anteriormente.

A SA de capital fechado possui uma estrutura mais simplificada e, por isso, pode ser de grande valia para os seus objetivos.

Em contrapartida, a SA de capital aberto traz junto com si a possibilidade de ampliação e valorização da empresa em uma escala muito maior.

Entender sobre sociedade anônima é de extrema importância no início de um empreendimento. Mas você sabe, de fato, como montar uma empresa? Confira nosso artigo e aprenda tudo o que você precisa sobre o assunto.