/ Gestão Financeira

Emissor de nota fiscal eletrônica: como fazer a escolha do melhor?

Ao fazer a contabilidade da sua empresa, é necessário contar com um bom emissor de nota fiscal eletrônica.

Nós sabemos que os procedimentos contábeis são repletos de burocracias e que, em alguns momentos, podemos cometer erros. Não por negligência, mas talvez por falta de conhecimento.

As leis tributárias do nosso país estão entre as mais complicadas do mundo. Por esse motivo, é preciso, sempre, ter muita atenção na execução de processos internos.

A nota fiscal eletrônica pode entrar nesse caso. Esse é um documento digitalizado muito importante para qualquer empresa.

Com o artigo de hoje, queremos te ajudar a saber como escolher o melhor emissor de nota fiscal para a sua empresa. Mas, antes, queremos revisar alguns conceitos importantes.

Você sabe o que é nota fiscal eletrônica (NF-e)?

O conceito de nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica é um documento obrigatório que registra as movimentações que ocorreram na empresa.

Existem diferentes tipos de notas fiscais. Você pode conferir mais sobre cada um deles conferindo o nosso artigo: Conheça os tipos de notas fiscais e suas diferentes finalidades.

A nota fiscal deve ser utilizada toda vez que uma venda ou compra é realizada dentro da empresa, seja a respeito da prestação de serviços ou comercialização de produtos.

Esse documento é utilizado não somente paracontrole e gestão interna, mas, posteriormente, para o recolhimento de impostos.

Por esse motivo é tão importante realizar o controle adequado das notas fiscais da sua empresa.

Hoje em dia, temos a nota fiscal eletrônica, que substitui o papel. O que é ótimo, pois traz mais agilidade para o seu empreendimento.

E o que é o emissor de nota fiscal eletrônica?

A emissão de uma nota fiscal eletrônica é um processo que conta com** todas as informações fiscais da movimentação realizada**.

O arquivo eletrônico é assinado digitalmente, com o objetivo de manter a integridade dos dados.

O emissor de nota fiscal eletrônica facilita todo esse processo e certifica que o mesmo ocorra de maneira segura e eficiente.

Para emitir notas fiscais de maneira mais ágil, é necessário contar com um bom emissor de nota fiscal.

Nesse momento, é possível encontrar diversos modelos de emissor de nota fiscal eletrônica. Logo, é preciso saber como escolher o ideal para a sua empresa.

Logo a seguir, iremos dar ótimas dicas para que você saiba tomar a melhor decisão possível. Continue a leitura para saber mais.

Saiba como escolher o emissor de nota fiscal eletrônica ideal

Saber como escolher o emissor de nota fiscal eletrônica ideal para a sua empresa é essencial.

Automatização

Primeiramente, é preciso lembrar que quanto mais automatizado forem os processos da sua empresa, mais fácil será contratar um emissor de nota fiscal de eletrônica.

Logo, ao procurar um por um emissor de nota fiscal eletrônica, certifique-se de que o mesmo é completamente automatizado.

Mesmo que as características dentro da prefeitura sejam um pouco diferentes, a automatização completa do emissor sempre será um fator de facilitação para os processos internos da empresa.

Entretanto, cada prefeitura trabalha de uma forma com o sistema de notas fiscais. Por esse motivo, é importante verificar se o emissor de nota fiscal eletrônica é capaz de se comunicar de maneira eficaz com o sistema local.

Habilidade para tratar com instabilidades

Como mencionamos, cada prefeitura irá ter um sistema diferente relativo às notas fiscais eletrônicas.

Infelizmente, não é incomum encontrarmos instabilidades nesses sistemas que acabam interferindo nos trâmites contábeis de uma empresa.

Sendo assim, se faz necessário buscar por um emissor de nota fiscal que tenha a habilidade, e flexibilidade, para contornar tais situações e se manter eficaz.

Conexão com o meio de pagamento

Ao procurar o seu emissor de nota fiscal eletrônica, você deve levar em consideração o seguinte aspecto: é necessário que o emissor esteja, automaticamente, conectado com o meio de pagamento.

Por exemplo, caso você realize as suas vendas, seja de produtos ou serviços, pela internet, é preciso que o seu emissor de nota fiscal eletrônica esteja conectado com o meio de pagamento utilizado.

Assim, você poderá gerenciar, de maneira única, em um mesmo ambiente, todas as suas movimentações de venda e suas notas fiscais.

A conexão com o meio de pagamento é um fator fundamental no momento de escolha do emissor de nota fiscal eletrônica ideal.

Caso essa conexão não exista, será necessário estabelecer mais um processo, manual, que integre o meio de pagamento com o emissor.

Seria mais um trabalho para a equipe financeira da empresa, sendo que um dos principais objetivos do emissor de nota fiscal eletrônica é a otimização de processos e recursos.

Suporte ao sistema

Não adiantaria de nada ter um emissor de nota fiscal eletrônica se o mesmo não lhe oferece o suporte necessário e não satisfaz eventuais dúvidas que podem aparecer.

Portanto, essa dica é simples: contrate um emissor que ofereça um suporte especializado.

Com o suporte devido, você com certeza terá mais segurança ao realizar a contratação do serviço oferecido.

Você pode, por exemplo, conferir o que usuários do emissor de nota fiscal eletrônica que você está cogitando dizem a respeito do mesmo.

Assim você terá uma noção mais ampliada do produto e serviço que oferecem. Lembre-se: um atendimento de qualidade é sempre importante para te proporcionar satisfação como cliente.

Facilidade de comunicação

Outro ponto fundamental relativo ao emissor de nota fiscal, é a facilidade de comunicação que ele oferece.

O contador da sua empresa precisará, impreterivelmente, ter acesso às notas fiscais que foram emitidas.

Nesse sentido, vale a pena se perguntar: o emissor cogitado possui formas de exportação de arquivos? Esse processo é facilitado? O contador pode ter acesso a determinadas informações que são importantes?

Essas perguntas te guiarão no momento da sua escolha e irão te ajudar a decidir qual é o melhor emissor de nota fiscal eletrônica para a sua empresa.

Diante dos pontos que levantamos aqui, você poderá tomar essa decisão com as informações corretas a respeito do emissor que você está cogitando.

Você sabia que a Keruak tem um emissor de nota fiscal eletrônica próprio? Você pode iniciar um teste gratuito com o nosso sistema agora mesmo. Basta clicar aqui e verificar como o nosso sistema integrado pode otimizar os seus processos.

CTA-KRK-2--Relat-rios--36

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More