Gateway de pagamento: o que é, como funciona e quais as funções

Você sabia que o gateway de pagamento é uma ótima opção para quem faz vendas on-line? Saiba mais!

Gateway de pagamento: o que é, como funciona e quais as funções

Se você quer conquistar e fidelizar clientes, precisa prestar atenção nos meios de pagamento que oferece na sua empresa. Um deles é o gateway de pagamento, que faz a intermediação entre as instituições financeiras e as lojas.

Esse é um importante sistema de pagamento, além de ser seguro e eficiente, sendo também muito prático para quem faz vendas pela internet.

Neste artigo, vamos explicar o que é o gateway de pagamento, como funciona, quando utilizá-lo e quais são as suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura para saber mais!

O que é o gateway de pagamento e como ele funciona?

Como adiantamos, o gateway de pagamento é a empresa que faz a conexão entre as instituições financeiras (como as empresas de cartão de crédito) e as lojas.

Ele é responsável por capturar os dados do cliente e transmiti-los aos bancos e operadoras de cartão de crédito para saber se a conta tem saldo suficiente ou apresenta alguma restrição que inviabilize a finalização da compra.

Ainda está confuso em relação ao funcionamento do gateway de pagamento? Então vamos a um exemplo.

Um cliente acessou o seu e-commerce, fez login e adicionou um item ao carrinho. Depois disso, apertou em “finalizar compra”.

Quando ele selecionar “efetuar o pagamento”, o gateway de pagamento vai agir, ou seja, vai entrar em contato com a operadora de cartão do cliente, checar os dados e, caso tudo esteja correto, a compra será efetuada.

Mas o gateway de pagamento não é utilizado apenas em casos de compra com o cartão de crédito, e sim via débito, boletos e transferências bancárias.

Ele é similar àquela maquininha de cartão que vemos em lojas físicas, a diferença é que esse sistema de pagamento é acionado em compras on-line.

O gateway de pagamento é indicado para empresas que não querem terceirizar o serviço de pagamento pela internet e preferem assumir riscos e a própria gestão financeira. Mas por que “riscos”?

A sua empresa é que vai assumir a responsabilidade caso aconteça algo que comprometa o recebimento do valor. Por exemplo, suponhamos que o usuário do cartão reclame que não estava ciente da compra.

Então, você é obrigado a fazer o estorno. Sendo assim, ao usar o gateway, você se responsabiliza pelas transações financeiras que aconteceram nele.

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Qual é a diferença entre gateway de pagamento e intermediador de pagamento?

Talvez você já tenha ouvido falar do intermediador de pagamento. Apesar de ter as mesmas funções que o gateway, ele apresenta uma grande diferença: trata-se de uma empresa especializada na gestão de processos de pagamento via internet.

Nesse caso, o e-commerce contrata e paga taxas a essa empresa, que já conta com o sistema antifraude e gestão de riscos, ou seja, caso ocorra alguma fraude ou uso indevido do cartão do cliente, quem vai assumir a responsabilidade é ela e não você.

O intermediador também faz a negociação das tarifas com os bancos e operadoras de cartão de crédito e a grande vantagem de contar com ele é ter a garantia de que você vai receber por cada compra realizada na sua loja.

Para o pequeno empreendedor, o intermediador é uma escolha mais segura. Porém, quando falamos de grandes empresas, utilizar um gateway de pagamento dará mais liberdade para negociações.

Quais são as vantagens do gateway de pagamento?

Se você tem um e-commerce, o gateway de pagamento pode trazer vários benefícios. Um deles é a variedade nas formas de pagamento, já que o seu cliente pode escolher cartão de crédito, boleto ou transferência.

Mais uma vantagem se refere à segurança, pois o gateway pode ser conectado a sistemas antifraudes na própria plataforma, então se torna mais fácil descobrir se o cartão foi roubado ou clonado, o que dá mais segurança tanto para o cliente quanto para a empresa.

Vale lembrar que o gateway não é obrigado por lei a oferecer a funcionalidade do sistema antifraude, porém, muitos fornecem isso sem custo extra.

Com esse moderno sistema de pagamento, você também tem mais chances de ver as desistências de compras diminuírem na sua loja.

Afinal, certamente você já se deparou com esta situação: fez o login, adicionou os produtos no carrinho, inseriu os dados de entrega e, na hora de realizar o pagamento, foi redirecionado para outra página, atrasando todo o processo e causando desconfiança por parte do usuário, que pode não acreditar estar em um ambiente seguro.

Por outro lado, com o gateway de pagamento, isso não acontece, já que todo o processo ocorre dentro do seu e-commerce, fazendo o usuário se sentir mais seguro para concluir a compra.

Vale lembrar que alguns intermediadores de pagamento oferecem a função de finalização da compra na própria plataforma também, mas isso depende de certificados de segurança.

O gateway também se mostra como uma economia por possibilitar que você negocie taxas diretamente com as instituições financeiras e, assim, pague valores que cabem no seu orçamento.

E as desvantagens?

Além das vantagens, o gateway de pagamento também apresenta desvantagens, assim como qualquer outro sistema de pagamentos.

Nesse sentido, podemos citar a necessidade de assumir os riscos, como já relatamos no início. Então, caso ocorra alguma fraude ou compra indevida, você vai precisar estornar o valor e ainda não ver o seu produto retornando ao estoque, o que acaba sendo uma perda dupla, né?

Além disso, os clientes têm a opção de selecionar em quantas parcelas querem fazer o pagamento e cabe a você escolher se insere juros ou não. Isso significa que a sua empresa vai receber o pagamento de forma parcelada e isso também é uma desvantagem relevante.

Existe também uma taxa de instalação para começar a usar o gateway de pagamento, o que pode pesar no bolso pelo menos no início do uso desse sistema.

Por último, como você precisa ter um contrato com cada operadora de cartão de crédito, isso vai demandar um esforço extra, já que tem bastante trabalho envolvido.

Por isso, reiteramos que essa opção é excelente para empresas que já tem um fluxo maior de vendas e uma equipe responsável pelos pagamentos.

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Ainda assim, como você pôde perceber, o gateway de pagamento é um ótimo sistema quando o assunto é vendas on-line, facilitando tanto a vida do empreendedor quanto a do cliente. Quer conhecer um pouco sobre outros meios de pagamento? Leia nosso artigo sobre o assunto!