Lucro líquido: o que é e como calcular o do seu produto

O lucro líquido, se caracteriza pela diferença entre a receita total e a soma de todos os custos, ou seja, tanto os variáveis quanto os fixos.

Lucro líquido: o que é e como calcular o do seu produto

A tarefa de administrar uma empresa, seja ela o seu próprio negócio ou você como o gestor de um empreendimento, envolve muitas questões contábeis que podem causar confusões. Uma dessas questões é o cálculo do lucro líquido de um produto.

Sabemos que a análise do lucro líquido é um importante indicador da saúde financeira de um empreendimento.

Por esse motivo, a realização desse cálculo deve ser uma tarefa conhecida por quem administra uma empresa.

A partir do conhecimento do lucro líquido da sua empresa, ou de determinado produto, você pode tomar melhores decisões para o andamento do seu empreendimento.

Continue a leitura do nosso artigo e saiba tudo o que você precisa saber sobre lucro em uma empresa.

Mas, afinal, o que é lucro?

Lucro, como sabemos, é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Com exceção das empresas que não possuem fins lucrativos, como ONGs — Organizações Não Governamentais.

De maneira resumida, o lucro é obtido quando uma atividade é realizada com base em alguns custos e despesas.

Em uma empresa, esses custos e despesas são diversos, visto que muitos fatores precisam ser levados em consideração durante os processos de produção de um produto ou serviço.

O lucro é conhecido como a diferença positiva obtida entre o valor obtido e o valor desprendido durante esse processo de produção.

Caso a diferença seja negativa, temos o prejuízo.

Antes de te mostrarmos como fazer o cálculo do lucro líquido, queremos te falar sobre a diferença desse termo em relação ao conceito de lucro bruto. Mas não se preocupe, ao final do artigo, você saberá exatamente como calcular o seu lucro líquido e o que esse indicador representa para o seu negócio.

O que é lucro líquido?

Você já deve ter ouvido falar diversas vezes sobre os termos: lucro líquido e lucro bruto. Usamos esses conceitos não somente em um contexto empresarial, mas também quando falamos do nosso salário, por exemplo.

Para que você saiba realizar o cálculo do seu lucro líquido, é importante saber a diferença entre esse tipo de lucro para o bruto. E é justamente isso que vamos te mostrar agora.

Lucro bruto

O lucro bruto é a diferença entre a receita total e os custos variáveis, sendo receita tudo o que você recebeu com a venda do seu produto ou serviço.

Lucro líquido

Já o lucro líquido, se caracteriza pela diferença entre a receita total e a soma de todos os custos, ou seja, tanto os variáveis quanto os fixos.

Dessa forma, a principal diferença entre o que é lucro bruto e o que é lucro líquido é o tipo de custo utilizado para realizar o seu cálculo.

Assim, iremos falar um pouco sobre os tipos de custos para que você entenda melhor a diferença entre esses termos e o próprio cálculo do lucro líquido.

Primeiramente, custos e despesas não são a mesma coisa. Muitas pessoas usam esses dois termos como se fossem sinônimos, mas isso é errado.

Os custos fazem referência aos gastos realizados, e necessários, para a produção do produto ou serviço oferecido pela empresa. Ou seja, possuem relação direta com o core business do empreendimento.

Já as despesas são os gastos necessários para que a empresa funcione. Por exemplo, para que você entenda melhor, são despesas os gastos com salários dos colaboradores.

Deu para entender a diferença entre custos e despesas? Se você deseja se aprofundar mais nesse assunto, confira nosso conteúdo: Você sabe a diferença entre custo e despesa: Aprenda o que é cada um.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v2

O que são custos fixos? O que são custos variáveis?

Agora que você já sabe, ao certo, que custos não são a mesma coisa que despesas, podemos falar sobre os diferentes tipos de custos existentes.

Custos fixos

Custos fixos são aqueles que não sofrem variação de acordo com a demanda do serviço  ou produto.

Para que você entenda melhor, vamos pensar em um salão de beleza. Os serviços desse salão vão desde corte de cabelo à hidratações e serviços de estética.

Como exemplo de custo fixo, podemos citar o aluguel pago por esse salão para o lugar no qual realiza os seus atendimentos. O valor do aluguel, por mais que possa passar por alterações dependendo do seu inquilino, é um custo sempre presente no orçamento da empresa e, por isso, considerado fixo.

Esse custo é necessário para o funcionamento da empresa e sem ele não seria possível oferecer os serviços do salão.

Custos variáveis

Os custos variáveis, como seu próprio nome nos deixa a entender, não é fixo e depende de alguns fatores.

Esses fatores vão se diferenciar de acordo com cada empreendimento. Se pensarmos no exemplo do salão de beleza, podemos pensar que uma hidratação, ou tintura de cabelo, envolve custos variáveis.

Se uma pessoa com cabelo curto for realizar algum desses serviços, a quantidade de material utilizado será uma. Se uma pessoa com cabelo longo realizar o mesmo tipo de serviço, a quantidade de material será outra.

Assim, nessa situação, os produtos utilizados representam custos variáveis do empreendimento.

Quando falamos de o que é lucro bruto e o que é lucro líquido, te mostramos que o lucro bruto envolve apenas custos variáveis enquanto o líquido envolve tanto os fixos quanto os variáveis.

Pois bem, agora é o momento de entender o cálculo do lucro líquido.

Aprenda a calcular o lucro líquido do seu produto

A fórmula que vamos apresentar a seguir pode ser usada para calcular o lucro líquido de um produto específico ou, até mesmo da sua empresa de maneira geral.

Veja a seguir:

Lucro líquido = Receita total - Custo total

Na receita total inclui-se tudo o que se obteve com a venda do produto ou serviço. No custo total, inclui-se todos os custos (fixo e variáveis).

O resultado dessa subtração será o lucro líquido. Claro que, se você obter um resultado negativo a partir dessa conta, você não teve lucro, mas sim prejuízo.

Como mencionamos, você pode utilizar essa fórmula tanto para um produto, quanto para a empresa como um todo. Basta ter atenção na hora de compilar os custos e a receita de cada caso.

E aí, agora que você já sabe bastante sobre lucro líquido, que tal aprender mais sobre despesas? Confira nosso artigo com esse conteúdo: Despesas operacionais: o que são e como calculá-las.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v1-1