/ Gestão Financeira

Você sabe a diferença entre custo e despesa? Aprenda o que é cada um

Saber a diferença entre custo e despesa é uma prática que se demonstra como um desafio para os microempreendedores individuais.

É comum confundir os significados desses termos e, no momento de definir o que é custo e o que é despesa, simplesmente não conseguir fazê-lo.

Contudo, saber a diferença entre custo e despesa é essencial para que se tenha uma boa gestão financeira.

Por isso, se você ainda não sabe diferenciar esses dois termos, continue a leitura do nosso artigo e, ao final, você saberá a distinção entre eles claramente.

Entendendo a diferença entre custo e despesa

As despesas e os custos de uma empresa são os gastos que ela possui. Entretanto, como você já sabe, despesa e custo não são a mesma coisa.

Para aprendermos melhor a diferença entre custo e despesa, iremos tratar cada um desses conceitos separadamente.

O que são as despesas?

Essencialmente, e de maneira resumida, as despesas são os valores investidos na empresa que são necessários para o seu funcionamento, sem que tenham impacto direto no processo de produção.

Logo, normalmente, são tidas como despesas os gastos relacionados às funções administrativas, comerciais, marketing e, até mesmo, financeiras.

As despesas estão associadas a atividades que atuam como recursos dentro da empresa , para que ela se mantenha e a sua atividade-fim seja feita da melhor maneira.

Ao falarmos de despesas, podemos diferenciá-las, ainda, entre fixas ou variáveis. Mais à frente iremos falar sobre essas diferenças também.

O que são os custos?

Já os custos, em um sentido praticamente oposto ao das despesas, são os gastos relativos ao que é produzido pela empresa, seja uma mercadoria ou a prestação de um serviço para os seus clientes.

Dessa forma, podemos afirmar que os custos possuem uma vinculação direta com a atividade-fim da empresa.

Enquanto a empresa depende das despesas para o seu funcionamento, a sua atividade-fim depende dos custos.

Mas, para que a diferença entre custo e despesa seja ainda mais clara para você, iremos dar alguns exemplos desses conceitos.

Exemplos da diferença entre custo e despesa

Como mencionamos, as despesas se referem ao que é necessário para que a empresa mantenha o seu funcionamento.

Assim, como exemplos de despesas, podemos citar a folha de pagamento com o salário dos colaboradores, as comissões, bonificações e variáveis salariais, além dos gastos envolvidos com publicidade e propaganda.

As atividades que envolvem despesas são as chamadas atividades-meio. Diferentemente das atividades que envolvem custos, que são as chamadas atividades-fim.

Como exemplos de custos, podemos citar a matéria prima utilizada, a mão de obra (seja ela direta ou indireta), a depreciação de materiais utilizados no processo de produção e, até mesmo, os valores gastos com energia e água.

Mesmo sabendo a diferença entre custo e despesa, pode ser difícil, na prática diferenciar esses gastos dentro de uma empresa.

Por esse motivo, fique atento às perguntas que você pode, e deve, se fazer ao definir os seus custos e despesas.

  • Se eu eliminar este gasto em questão, a produção do meu produto será afetada?
  • Se eu eliminar este gasto em questão, o funcionamento da empresa como um todo será prejudicado?

Essas duas perguntas são simples, mas podem ser muito eficazes. Vejamos um exemplo ainda mais prático:

Você, como gestor da sua empresa, está trabalhando junto ao fluxo de caixa e precisa enxugar alguns custos. Como saber a diferença entre custo e despesa? E, ainda, como saber o que deve ser de fato reduzido?

Por exemplo, o gasto envolvido com propaganda e publicidade é considerado uma despesa ou um custo?

Basta pensarmos. Se você eliminasse esses gastos, o que seria afetado? Bom, o primeiro aspecto que poderia sofrer uma alteração seria o das vendas da empresa.

Logo, sem a publicidade, o seu produto, ou serviço, final oferecido, não teria nenhum prejuízo.

Assim, os gastos envolvidos com propaganda e publicidade são caracterizados como despesas.

Por último, para te ajudar a estabelecer a diferença entre custo e despesa, confira a tabela que preparamos para você logo a seguir.

| Custos

  • Gastos diretos da produção;
  • Vinculados diretamente aos produtos/serviços oferecidos pela empresa;
  • Gastos relativos ao objeto de exploração da empresa (atividade-fim).
    | Despesas
  • Gastos relacionados à administração;
  • Não possuem relação direta com a produção;
  • Gastos relativos a outras atividades não exploradas pela empresa (atividade meio).
    |
    | --- | --- |

Sempre que você se encontrar com dificuldades para estabelecer a diferença entre custo e despesa, analise qual o impacto esse gasto possui na sua empresa. Esse impacto é diretamente no funcionamento da empresa? Ou no produto, ou serviço, em si?

Estabelecer a diferença entre custo e despesa é muito importante para a contabilidade da empresa. Ademais, existem outras práticas que irão potencializar os resultados da sua empresa a partir de uma gestão eficaz. Para saber quais são essas práticas, leia o nosso artigo: Como administrar uma empresa: as melhores dicas para você.

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More