/ Finanças

O que é BPO e por que investir em BPO financeiro?

Muitas pessoas não sabem, ao certo, o que é BPO e, por esse motivo, acabam não colocando esse conceito em prática. Como consequência, é possível gerar conflitos, prejuízos e, até mesmo, estresse para a gestão interna.

O BPO é uma tendência mundial que tem sido cada vez mais popular entre empresas de diferentes segmentos.

Você sabe o que é BPO, sabe as vantagens que essa prática pode trazer para a sua empresa? Continue a leitura do nosso artigo e você saberá a definição desse termo, porque investir em BPO financeiro e muitas outras coisas.

O que é BPO?

Para você entender o que é BPO, primeiro é necessário falarmos que essas três letras representam uma sigla cujo significado é Business Process Outsourcing.

Em português, podemos traduzir essa expressão para terceirização dos processos de negócios.

Toda empresa possui uma atividade principal, a razão pela qual ela existe. A essa atividade damos o nome de core business.

Por exemplo, para que você entenda melhor, vamos pensar em uma loja que vende roupas femininas.

A venda das roupas se caracteriza como o core business da empresa. Contudo, sabemos que para que a mesma funcione, é necessário o desempenho de muitas outras atividades.

Se a própria empresa produz suas roupas, ou se revende de outras marcas, é necessário contar com fornecedores e é importante realizar, sempre, a melhor negociação possível, além de manter uma relação com os mesmos.

Ainda, podemos destacar o gerenciamento interno da empresa relativo aos seus próprios processos e aos seus colaboradores.

E, obviamente, não podemos esquecer da gestão financeira que envolve diversos aspectos burocráticos e legais de um empreendimento.

Tudo isso faz parte do negócio, mas não está diretamente relacionado com o core business do mesmo. No nosso exemplo, a venda propriamente dita das roupas femininas.

Logo, o BPO se caracteriza como a terceirização de determinados serviços que não estão ligados, de maneira direta, com o produto da empresa. Porém, como sabemos, esses serviços são essenciais para que a empresa performe bem.

Entenda a diferença entre BPO, consultoria e assessoria

Ao longo do artigo, conforme abordamos outros pontos dentro desse tema, você vai entender melhor o que é BPO.

Para cumprir este objetivo, iremos falar um pouco a respeito da diferença entre BPO, consultoria e assessoria.

A consultoria tem uma característica de ser um serviço voltado para o aconselhamento para a tomada de decisões inteligente.

Podemos dizer que um consultor, ou uma empresa que realiza consultoria, é responsável por indicar determinada direção, mas nunca irá se envolver com a parte prática da área que está sendo analisada.

Já a assessoria tem como objetivo principal o auxílio na execução de demandas pontuais. Esse auxílio até pode começar na fase do planejamento, mas, sempre, irá envolver a execução, diferentemente da consultoria.

Agora, enquanto na consultoria ou na assessoria a própria empresa permanece como responsável na execução das ações, com o BPO, a empresa se isenta dessa tarefa.

Isso porque o BPO é, justamente, a terceirização dos serviços. Ou seja, outra empresa, especializada nessa área, irá executar esses serviços e não a empresa contratante.

Quem é responsável pela execução das ações é a diferença mais marcante entre BPO, consultoria e assessoria.

Vantagens em realizar o BPO

Como mencionamos, o BPO tem se tornado uma tendência em diversos cenários e isso não acontece à toa.

Realizar o BPO pode trazer grandes benefícios para a sua gestão. Confira alguns deles a seguir:

  • Maior produtividade dentro da empresa como um todo, já que a sua própria equipe poderá focar em atividades específicas;
  • Maior eficiência;
  • Maior credibilidade na execução das atividades, visto que profissionais especializados irão executá-las;
  • Flexibilidade na execução dos serviços;
  • Constante atualização frente às mudanças em gestão empresarial;
  • Maior flexibilidade interna;
  • Controle e redução de custos e retrabalhos;
  • Entre outros.

O BPO se caracteriza, principalmente, pelo fato de você deixar determinadas atividades nas mãos de quem mais sabe como realizá-las da melhor maneira.

Por esse simples motivo, essa é uma prática essencial para uma boa gestão.

Mas e o BPO financeiro?

O BPO pode ser realizado em diferentes áreas da administração de uma empresa, uma dessas áreas é a financeira.

Queremos falar com você, de maneira específica, porquê você deve investir em um BPO financeiro.

Observando a sua realidade, você pode querer realizar o BPO em diversas áreas e, talvez, essa pode não ser uma decisão viável.

Sendo assim, é preciso priorizar qual área terceirizar e nós recomendamos: invista em BPO financeiro.

Mas por que falamos isso? Bom, a área financeira de qualquer empresa é uma das mais importantes de toda a organização

As finanças da empresa indicam se ela está logrando sucesso e, ainda, como anda a sua saúde. Ou seja, se está caminhando para bons lucros, se está estagnada ou, pior, se está caminhando para dívidas e falência.

A área financeira de uma empresa indica se ela está tendo sucesso ou não e, por isso, precisa de tanta atenção.

Além disso, obviamente, todos os empreendedores desejam ter lucro. Então, ter uma boa vida financeira é essencial para alcançar tal objetivo.

Ainda, é a área financeira da empresa que se torna responsável por toda a contabilidade da mesma.

A contabilidade de um empreendimento irá abarcar questões legais e obrigações que devem ser realizadas para se manter em dia perante o governo.

Em muitos momentos, as especificidades burocráticas podem nos confundir e erros nesse setor podem causar grandes prejuízos; tanto financeiros quanto de gestão, ambos podendo influenciar na consolidação da sua empresa no mercado.

A área financeira de uma empresa possui muitas particularidades e, às vezes, contar com uma equipe específica para isso, ou duplicar as atividades de determinados colaboradores para darem conta dessas tarefas, pode ser uma escolha equivocada.

Por esses motivos aqui citados, recomendamos que você invista em BPO financeiro. Você irá experimentar todos os benefícios que citamos anteriormente e terá mais tranquilidade na sua gestão.

Tentar fazer tudo na força do próprio braço pode não ser a melhor resposta na grande maioria das vezes. Deixe tarefas complicadas, não relacionadas ao seu core business, na mão de quem entende.

Dessa forma, você tem menos dor de cabeça, direciona os seus esforços para o que realmente é necessário e colhe como frutos bons resultados para a sua empresa.

Aproveite que agora você já sabe o que é BPO e se informe mais sobre gestão de processos; outra área de extrema importância para o sucesso da sua organização.

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More