Margem de lucro: o que é, para o que serve e como calcular

Você sabia que a margem de lucro é fundamental para saber se a sua empresa está financeiramente saudável? Entenda!

Margem de lucro: o que é, para o que serve e como calcular

Como você sabe se o seu negócio é lucrativo? Um indicador é a sua margem de lucro. Essa medida de lucratividade considera seu lucro bruto, operacional ou líquido como uma porcentagem das receitas.

A partir da margem de lucro, você vai conseguir descobrir se as suas estratégias têm dado certo ou se necessitam de melhorias. Afinal, é importante lembrar que nem sempre um aumento de receita também indica um aumento do lucro.

Neste artigo, vamos explicar de forma aprofundada o que é margem de lucro, quais são os seus tipos, como fazer esse cálculo e qual é a importância dele na sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é uma proporção do lucro de uma empresa dividido por sua receita. É sempre expresso como uma porcentagem. Ela sinaliza quão bem uma empresa usa sua renda.

Uma porcentagem alta de margem de lucro significa que a empresa gera muito lucro para cada real de receita. Já uma porcentagem baixa significa que os altos custos da empresa reduzem o lucro para cada dólar de renda.

Você pode usar a margem de lucro para comparar o sucesso das grandes empresas versus as pequenas.

Talvez você pense que uma grande empresa está indo bem porque tem bilhões em receita, mas, se ela tem margem de lucro baixa, pode não estar indo tão bem quanto uma empresa muito menor que tenha uma melhor relação.

Além disso, a margem de lucro também permite que você compare sua empresa com seus concorrentes. Dessa forma, é possível ver o quão bem sua empresa está comparada ao padrão do seu mercado.

Ou seja, você ainda pode utilizar esse índice para ver como a empresa cresce com o tempo.

Mas para entender melhor o que é a margem de lucro, você precisa estar ciente de três pilares que a envolvem. Veja quais são eles a seguir.

Custo

Nesse quesito, são calculados os custos relacionados à fabricação dos produtos ou criação dos serviços para os clientes. Não se esqueça de também levar em conta os impostos.

Você também precisa saber diferenciar os custos fixos e os custos variáveis. Enquanto o primeiro se refere a gastos que não se modificam durante um período, como o valor do aluguel, o segundo está ligado a gastos que podem sofrer variações a cada mês, como matéria-prima de fornecedores.

Precificação

Assim como é necessário colocar na ponta do lápis quais são os custos, você também deve selecionar os preços dos seus produtos ou serviços.

Isso deve ser feito com base em uma série de fatores, como o tempo gasto pelos colaboradores nas execução das tarefas, o valor praticado pela concorrência e muito mais.

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Lucro

Durante o processo de cálculo da margem de lucro, não podemos deixar de fora, é claro, o lucro. Ou seja, ao retorno financeiro que veio a partir da venda de produtos ou serviços.

Quais são os tipos de margem de lucro?

Existem três tipos de margens de lucro, em cada um deles tem seus próprios cálculos. São elas: margem de lucro bruto, operacional e líquido.

Os três se diferem pelo que incluem nos custos. Portanto, cada tipo informa aos gerentes diferentes informações sobre o negócio. Entenda melhor a seguir.

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto é um indicador dos lucros relativos aos custos de produção. Logo, calcula a sua margem de lucro com base no lucro bruto.

O lucro bruto representa sua receita total menos o custo das mercadorias vendidas. Isso cobre o custo de produção de bens e pode variar de materiais para trabalho. Para facilitar, vamos à equação:

Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias - Custo de Mercadorias

Digamos que você pague R$8.000 por mercadorias e as vendas dão o total de R$10.000. Seu lucro bruto, portanto, é de R$2.000.

Então, divida esse número pela receita total para obter sua margem de lucro bruto: 0,2. Depois, multiplique esse valor por 100 para obter sua porcentagem de margem de lucro bruto: 20%.

Margem de lucro operacional

Custos operacionais excessivamente altos podem afetar sua margem de lucro operacional. Por isso, é importante calculá-los. Seu lucro operacional é sua receita total menos suas despesas comerciais:

Lucro Operacional = Receita total - Despesas comerciais

Suas despesas comerciais incluem:

  • Custos de bens vendidos;
  • Despesas operacionais;
  • Amortização;
  • Depreciação;
  • Despesas administrativas;
  • Outras despesas do dia-a-dia de administrar um negócio.

Vamos incluir os custos operacionais no nosso exemplo anterior para calcular a margem de lucro operacional.

Digamos também que você pagou um extra de R$500 em despesas operacionais além dos custos das mercadorias já citados anteriormente.

Deduza R$8.500 de sua receita total e você obterá um lucro operacional de R$1.500. Faça a divisão disso pela sua receita total para obter sua margem de lucro operacional: 0,15.

Multiplique esse número por 100 para encontrar a porcentagem da margem de lucro operacional de 15%.

Margem de lucro líquido

Quão bem sua empresa transforma receita em lucro? Olhe para a sua margem de lucro líquido. Este é um indicador da rentabilidade global calculada com base no lucro líquido.

A margem de lucro líquido é a receita total menos o custo dos produtos vendidos, despesas operacionais, juros, impostos, ações preferenciais e amortizações de dívidas:

Margem de lucro líquido = Receita total - Todos os custos

Digamos que sua receita total seja de R$10.000, mas você pagou R$8.000 para mercadorias, R$500 para despesas operacionais e outros R$500 para pagamentos de juros.

Seu lucro líquido nesse cenário é de R$1.000. Divida esse número pela receita total e você terá sua margem de lucro líquido: 0,10.

Multiplique esse número por 100 para obter sua porcentagem de margem de lucro líquido: dez por cento.

Como você pode ver, a proporção entre lucro e receita pode variar dependendo do tipo de lucro escolhido para o cálculo da margem de lucro.

Nenhuma margem de lucro sozinha pode fornecer uma visão completa da saúde financeira do seu negócio. Mas aprender como calcular a margem de lucro pode mostrar onde você pode ajustar sua estratégia de negócios.

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Como descobrir se a sua margem de lucro é boa?

Para saber se a sua margem de lucro está dentro do valor aceitável, é necessário avaliar uma série de requisitos.

Isso porque não há um padrão de margem de lucro para todas as empresas, ainda que, de fato, existam estimativas que indicam o mínimo aceitável para diferentes setores.

Para analisar a qualidade da sua margem de lucro, o primeiro passo é enxergar o contexto da área de atuação da sua empresa.

Para exemplificar, podemos perceber que varejistas que vendem bastante podem ter margem de lucro menor em relação aos produtos, enquanto empresas de artigos de luxo vendem menos, mas têm maior margem de lucro.

No entanto, é importante levar em conta que a grande venda de produtos não vai indicar, necessariamente, uma baixa margem de lucro, pois os custos variam bastante de empresa para empresa e, como já dissemos, o custo é um dos pilares da margem de lucro.

Portanto, para ter uma boa margem de lucro, é necessário detalhar e classificar todos os custos em variáveis e fixos, além de analisar o preço do produto ou serviço e verificar se ele é compatível com o mercado e com a empresa.

O que fazer se a margem de lucro não estiver no patamar ideal?

Você fez os cálculos, analisou o segmento da sua empresa e constatou que a sua margem de lucro não está boa. Muito pelo contrário: encontrou o caixa no vermelho. E agora?

Nesse caso, o primeiro passo é não se desesperar, já que, infelizmente, esse tipo de acontecimento é bem comum e é possível revertê-lo. Depois, você pode adotar algumas estratégias. Veja quais são elas a seguir!

Projeção de caixa

O ideal é que, antes mesmo de o dinheiro acabar totalmente, é importante que você preveja isso e já comece a elaborar estratégias para contornar a situação.

Ou seja, antecipe os problemas para passar a pensar nas soluções. Você pode começar fazendo projeção de caixa para as quatro semanas seguintes e, depois, ter o hábito de fazer um planejamento financeiro pensando nos três ou quatro meses posteriores.

Negociação de dívidas

Outro ponto importante é saber negociar as dívidas, desde os fornecedores até o dono do prédio onde você paga o aluguel. Lembre-se que eles, obviamente, querem ser pagos, então podem ser flexíveis quanto a isso.

Ainda assim, muitos empreendedores têm até vergonha de negociar porque não querem que as pessoas saibam que a empresa está enfrentando problemas financeiros.

No entanto, caso a negociação seja bem feita, ela pode facilitar bastante que você passe por esse momento turbulento sem grandes transtornos.

Priorização de pagamento de dívidas

Se a empresa está com muitas dívidas que não podem ser todas pagas ao mesmo tempo, é fundamental priorizar aquelas que são vitais para que o seu negócio continue funcionando.

Por isso, equilibrar as contas é também identificar quais são as dívidas que precisam ser pagas urgentemente para não prejudicar ainda mais a situação da sua empresa.

Reestruturação de gastos

Não podemos esquecer, é claro, de olhar para os custos fixos e variáveis e analisar como eles podem ser melhorados.

Nesse sentido, é necessário fazer a reestruturação, tomando cuidado ao analisar o que vai ou não gerar mais custos. De repente, demitir colaboradores pode não ser uma boa ideia, justamente por haver custos a curto prazo com a rescisão.

No entanto, você pode avaliar os contratos com fornecedores e tentar modificar algumas cláusulas que favoreçam a sua empresa ou, até mesmo, trocar de fornecedor.

O que acontece se a empresa monitorar a margem de lucro?

Se você tem preocupação com a gestão financeira da sua empresa, não pode negligenciar a importância de monitorar sua margem de lucro.

Afinal, com ela você vai poder concluir se a precificação do seu produto ou serviço está adequada ou não, se os custos estão muito altos e se é necessário aplicar mudanças na sua estratégia.

Lembre-se que a precificação incorreta pode influenciar diretamente no faturamento real do seu negócio e, quando você menos esperar, vai descobrir que está acumulando dívidas que não podem ser pagas.

Isso, é claro, afeta a saúde financeira da sua empresa, que vai precisar redobrar os esforços para se recuperar economicamente.

Então, resumindo, caso você não faça a margem de lucro, eventualmente pode ser que essa falta de cuidado leve a sua empresa à falência.

Como a margem de lucro afeta a economia?

A margem de lucro é fundamental para uma economia de mercado livre impulsionada pelo capitalismo.

A margem deve ser alta o suficiente para recompensar os donos da empresa pelo seu risco. Caso contrário, eles vão fechar a empresa e investir em outra coisa.

É assim que as margens de lucro determinam a oferta para uma economia de mercado. Se um produto não gera lucro, as empresas não o fornecerão, por mais alta que seja a demanda.

As margens de lucro são um grande motivo pelo qual as empresas terceirizam alguns setores ou subprodutos.

Sai muito caro manter trabalhadores de acordo com as regras da legislação brasileira, vender seus produtos a um custo competitivo e manter margens razoáveis.

Para manter os preços baixos, muitos deles terceirizam alguns subprodutos para empresas localizadas em outros países, como a China, por exemplo.

As pessoas reclamam que as empresas são gananciosas, mas sem uma boa margem de lucro fica impossível sobreviver no mercado cada vez mais competitivo.

Neste artigo, você pôde ver a importância da margem de lucro, quais são os tipos existentes e como esse item afeta a economia. Com isso, está mais apto a gerenciar financeiramente o seu negócio.

Agora que você já conhece melhor a margem de lucro, que tal ver como o controle financeiro empresarial tem relação com esse assunto? Para saber mais, leia o nosso artigo especial sobre o tema!

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