/ Gestão Financeira

Você sabe o que é administração financeira? Aprenda agora mesmo

Saber o que é administração financeira vai muito além do que o nosso senso comum nos diz. Se seguíssemos esse tipo de pensamento, saber o que é administração financeira se resumiria em ter um bom controle de fluxo de caixa, não é mesmo?

Não é por mal, mas possuímos a tendência de simplificar processos que têm uma demanda maior da nossa atenção.

Quando pensamos em o que é administração financeira, essa tendência não é diferente.

A gestão das finanças de uma empresa é uma das práticas mais importantes dentro de mesma. E, ainda assim, muitas vezes, essa gestão não é feita com a diligência necessária.

Se você tem dúvidas a respeito de o que é administração financeira, acompanhe essa leitura e aprenda tudo o que é necessário saber a respeito deste assunto.

O que é administração financeira?

O conceito, em si, de o que é administração financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. O que faz com que essa administração não seja efetiva é a pouco importância dada aos seus processos. Mas vamos ver uma coisa de cada vez: primeiro o conceito e depois a sua importância.

De maneira geral, podemos condensar o que é administração financeira em um conjunto de práticas que visam uma boa gestão dos recursos da empresa.

Assim, está relacionado à administração financeira todos os processos que vão controlar, planejar e utilizar as finanças da empresa da melhor maneira.

Ainda dentro da gestão das finanças, como uma prática importante, podemos citar a análise dos resultados financeiros.

Logo, quando falamos em o que é administração financeira, nos referimos às práticas que irão, de certa forma, determinar se a sua empresa tem uma vida financeira saudável ou não.

Para resumir, confira abaixo quais são as principais atitudes que permeiam uma boa administração financeira:

  • Controle dos recursos;
  • Planejamento das finanças;
  • Análise dos resultados financeiros.

Contudo, agora que você já sabe o que é administração financeira, você deve estar se perguntando como é possível aplicá-la no dia a dia da sua empresa.

Nós iremos destacar, logo a seguir, algumas importantes ferramentas de gestão que irão auxiliar na administração financeira da sua empresa.

Cada ferramenta irá buscar cumprir uma prática diferente dentro daquilo que determinamos o que é administração financeira.

Confira as melhores ferramentas para uma boa administração financeira

Agora que você já sabe o que é administração financeira, você pode focar a sua leitura em como implementar uma boa gestão das finanças dentro da sua empresa.

Para que tal implementação seja feita da melhor maneira, é possível contar com o auxílio de diferentes ferramentas.

Nesse momento do nosso artigo, iremos apresentar a você algumas dessas ferramentas que são essenciais para que você que sabe o que é administração financeira e deseja colocá-la em prática de maneira eficiente.

Controle dos recursos

Quando falamos a respeito da definição deo que é administração financeira, falamos que uma dessas práticas é o controle dos recursos.

Por controle dos recursos podemos entender o controle do estoque, das pessoas e, obviamente, das próprias finanças.

Um estoque bem organizado irá proporcionar a você, sendo o gestor da empresa, saber, ao certo, o que tem sido mais utilizado e o que não tem tido tanta saída e, assim, tem sido acumulado.

Se a sua empresa presta serviços, e não vende nenhuma mercadoria, podemos pensar nesse controle de estoque como um controle daquilo que tem sido mais oferecido aos seus clientes.

De qualquer forma, você saberá o que tem maior aceitação pelo seu público e, poderá se planejar melhor diante dos seus fornecedores.

Além do controle do estoque, podemos falar no controle dos recursos humanos, que deve ser visto como um ativo dentro da empresa, sendo este essencial para o seu funcionamento pleno.

Ainda, podemos destacar, o controle das finanças em si. Para que esse controle seja feito, é possível utilizar uma ferramenta simples e direta chamada de Controle de Contas a Pagar e a Receber.

Esse simples controle, feito através de um documento ou planilha elaborado por você mesmo, traz uma perspectiva geral da saúde financeira da sua empresa : você pode perceber, naquele momento, as contas que ainda devem ser pagas e aquelas que ainda serão recebidas.

Planejamento das finanças

O planejamento das finanças é uma prática, dentro da gestão financeira, essencial para que a mesma seja efetiva e traga resultados satisfatórios para a empresa.

O planejamento financeiro envolve não apenas os custos, gastos e investimentos de uma empresa, mas também, de forma bem específica, os tributos da mesma.

A carga tributária de uma empresa pode ser extensa e, se a administração financeira não for feita da melhor forma, consequências negativas podem ser enfrentadas.

Uma das ferramentas que podem ser utilizadas com o objetivo de planejamento é o próprio planejamento tributário.

Quando falamos em planejamento tributário nos referimos ao pagamento de impostos e à análise crítica de como esses impostos podem ser reduzidos dentro da lei.

Para que o planejamento acima seja feito da melhor maneira, é necessário ter certeza de seu enquadramento, ou seja, em qual regime tributário a sua empresa se encaixa.

Análise dos resultados financeiros

Por último, dentro de o que é administração financeira , gostaríamos de destacar a importância da análise dos resultados financeiros.

Essa é uma das práticas que, com certeza, garantirá uma boa gestão das suas finanças, com bons resultados a médio prazo.

Sem a análise dos resultados que são obtidos, a sua empresa pode estar fadada ao fracasso.

É de extrema importância analisar, detalhadamente, o direcionamento que as finanças da sua empresa estão recebendo, bem como o retorno que é realizado diante dos investimentos feitos.

Além disso, é necessário analisar todos os custos e despesas para que seja possível perceber se existe algum gasto desnecessário para a empresa.

Para fazer essa análise dos resultados financeiros, existem diversas ferramentas disponíveis.

Essas ferramentas são os demonstrativos, ou relatórios, financeiros.

Como exemplos de ferramentas de análise financeira podemos citar os: balancete, balanço patrimonial, DRE e outros.

Fazer a análise financeira dos resultados é uma prática que deve ser constante. Isso porque através dela você poderá identificar possíveis erros administrativos e traçar planos de ações para melhoria destas situações.

O uso das ferramentas que citamos aqui em nosso artigo, definitivamente, irá fazer com que a gestão de finanças da sua empresa alcance bons resultados.

O gerenciamento de uma empresa pode se apresentar como um desafio todos os dias, isso não é novidade.

Mas, talvez, você não soubesse quantas ferramentas e práticas positivas podem ser adotadas para que essa tarefa seja cada vez mais fácil.

Agora que você já sabe o que é administração financeira, confira o nosso material sobre como administrar uma empresa e aprenda os 7 passos para empreender melhor.

CTA-KRK-2--Relat-rios--4

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More