/ Gestão Financeira

5 dicas para fazer uma boa gestão de custos na sua empresa

Muitas pequenas empresas percebem desde o início que precisam de uma boa gestão de custos se quiserem se colocar na melhor posição para crescer e ganhar espaço no mercado.

No entanto, com tantos problemas e preocupações, os líderes às vezes ficam para trás em suas finanças, configurando inadvertidamente a empresa para o fracasso.

É essencial que os novos empreendedores desenvolvam um plano de negócios que gerencie os custos com eficiência, para que as organizações tenham o máximo de recursos disponíveis para atingir suas metas com o melhor de suas habilidades.

Com tantas inovações tecnológicas para negócios, há mais maneiras do que nunca para startups e corporações estabelecidas cortarem custos e aumentarem seus orçamentos.

Os líderes da empresa devem empregar táticas diferentes se quiserem poupar dinheiro, não apenas em suas operações diárias, mas também na mentalidade de sua organização.

Aqui estão algumas dicas sobre como as empresas podem controlar melhor suas despesas:

Não tenha medo da tecnologia

A tecnologia pode simplificar as coisas.

Se as empresas ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento, elas geralmente ficam restritas a pouco orçamento e poucos funcionários , dificultando assim o cumprimento das suas obrigações.

Avanços em novos softwares e tecnologias permitiram que negócios modestos compitam com rivais de maior porte, aproveitando o campo de ação com processos e sistemas automatizados mais simplificados.

Sem a necessidade de funcionários dedicados exclusivamente àquilo algumas das tarefas podem ser manipuladas completamente por máquinas.

Isso não apenas libera mais tempo para que os funcionários cuidem de outros trabalhos, como também garante que qualquer um dos cálculos necessários seja feito sem a chance de erro humano.

Um software de gestão financeira pode acompanhar as finanças das empresas, enquanto os programas de gerenciamento de relacionamento com clientes podem lidar com dados de clientes e experiências passadas.

Agilizar processos pode economizar dinheiro em tempo e trabalho.

Maximize sua produtividade

A gestão de custos também ajuda a maximizar sua produtividade para ganhar uma vantagem competitiva no mercado.

Tempo é dinheiro em qualquer setor, e novas empresas não podem se dar ao luxo de desperdiçar grande parte dele.

Todos os momentos desperdiçados são oportunidades perdidas para o avanço de um negócio, por isso, os gerentes precisam garantir que seus funcionários estejam trabalhando da maneira mais eficiente possível.

Quando os membros da equipe não estabelecem metas, eles podem não estar tão inclinados a trabalhar tão arduamente quanto teriam se tivessem um determinado marco a atingir.

As organizações podem designar funcionários para monitorar a produtividade dos projetos com um cronograma definido para garantir que eles acompanhem as projeções ou prestem atenção extra aos membros da equipe a quem eles atribuem tarefas.

Se as habilidades dos funcionários não corresponderem ao que se espera delas, a eficiência de seu trabalho e, por sua vez, a empresa poderá sofrer.

Pense que o salário dos funcionários também está incluído na sua gestão de custos, por isso, se eles não estiverem com produtividade máxima, a empresa está perdendo dinheiro.

Saiba onde é possível economizar

Não sabe onde reduzir custos? Pois saiba que terceirizar algumas tarefas é mais barato.

A tecnologia permitiu que as empresas trabalhassem com pessoas de todo o mundo. Isso quer dizer que você não depende mais das ofertas da sua cidade.

Diferentes mercados têm preços diferentes, portanto, as empresas agora podem se dar ao luxo de examinar uma variedade maior de trabalhadores em potencial para transmitir tarefas.

A terceirização pode economizar dinheiro para as organizações e até mesmo abrir potencialmente novas portas para pessoas talentosas de cidades distantes, indo além do grupo local de candidatos mais restritivo.

Novas ferramentas, como as chamadas de vídeo , podem eliminar a necessidade de alguns funcionários trabalharem no local, porque as pessoas podem se comunicar facilmente em grandes distâncias hoje, como se estivessem na sala ao lado, no escritório.

Tenha uma política de viagens

É normal que empresas em crescimento precisem estar em contato com potenciais parceiros ou clientes. Isso significa gastos com viagens.

Como as viagens precisam ser feitas, os líderes corporativos devem fazer o que puderem para economizar nas despesas de viagem se estiverem sob um orçamento apertado.

Não conseguir ter uma interação face a face com um parceiro em potencial pode fazer perder grandes oportunidades para as empresas.

Por isso, os proprietários precisam elaborar uma política de viagem para que todos os funcionários saibam exatamente quais despesas a empresa cobrirá quando estiverem na estrada.

Antes mesmo de reservar um voo, as empresas devem vasculhar as agências de viagens para o melhor negócio possível.

É importante observar que hora do dia e qual dia da semana os voos saem mais baratos, pois as viagens aéreas têm essa diferenciação de preço.

Se sua empresa planeja fazer muitas viagens no futuro, o gestor financeiro deve considerar alistar a empresa em um programa de milhagem para ganhar pontos que poderiam ser usados para viagens gratuitas ou grandes descontos em hospedagem e acomodações.

Há algumas maneiras simples pelas quais os viajantes de negócios também podem cortar custos, especialmente se não estiverem com pressa.

Sempre que uma companhia aérea reserva um voo e solicita a presença de passageiros dispostos a fazer um voo posterior, os funcionários devem aproveitar a oportunidade se possível for.

Muitas das companhias aéreas oferecerão descontos pesados e talvez até vales gratuitos para voos futuros como recompensa pelo inconveniente.

Envolva todos os funcionários na gestão de custos

Uma empresa é formada também pela equipe que nela trabalha. Por isso, se sua tarefa é reduzir custos, a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de todos os colaboradores.

Sabendo que a empresa está procurando diminuir os gastos para otimizar a gestão de custos, os próprios funcionários podem se atentar mais para economias simples como apagar as luzes e desligar o ar condicionado ao saírem.

Muitas empresas reduzem custos dispensando funcionários, sendo assim, também é de interesse da sua equipe ajudar na gestão de custos gerais da empresa.

Outra forma de estimular todos a se envolverem é definindo metas de redução de custos para cada departamento. Dessa forma, os diretores e seus liderados precisarão buscar formas de economizar dentro da rotina do departamento.

Quer saber como fazer um bom controle orçamentário? Conheças os 10 passos para ter um financeiro positivo clicando aqui.

CTA-KRK-2--Relat-rios--5

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More