Cuidar de uma empresa envolve muita organização e conhecimento sobre o assunto, especialmente em relação às funções da administração financeira. Afinal, é ela quem vai proporcionar um crescimento sadio da organização.

É importante que o empreendedor tenha as habilidades necessárias para gerir as atividades do negócio, tendo domínio sobre a gestão financeira para aprimorar os resultados e gerar lucro líquido.

Então, elaboramos este artigo para que você conheça melhor as funções da administração financeira de uma empresa e entenda a importância dela para a manutenção da saúde das suas finanças. Confira!

Importância das funções da administração financeira

Se você é gestor de uma empresa e ainda não conta com o auxílio de um departamento financeiro, saiba que o seu negócio corre grande risco.

Isso porque as funções da administração financeira são fundamentais no dia a dia da organização, proporcionando uma melhor tomada de decisão e maior conhecimento sobre a situação atual da empresa.

Veja, a seguir, os prejuízos ao não ter esse setor como um importante aliado:

  • Impossibilidade de identificar se a empresa está tendo lucros ou prejuízos;
  • Dificuldade para calcular o preço real da venda, pois os custos e despesas não são levados em conta;
  • Falta de informação sobre o saldo de caixa, contas a pagar e a receber, valor dos estoques de mercadorias e muito mais;
  • Desconhecimento sobre o valor patrimonial da empresa;
  • Má administração do capital de giro.

Logo, esses problemas afetam diretamente uma gestão eficiente das finanças empresariais, pois os descuidos podem pôr em risco a viabilidade do seu negócio, o que é capaz de levá-lo, inclusive, à falência.

Sendo assim, o setor administrativo revela a sua importância ao mostrar que os profissionais adequados conseguem alavancar a empresa em direção a um crescimento eficiente e saudável, pois conta com uma base de dados referentes às movimentações financeiras.

Com isso, é possível modificar estratégias, se necessário, promovendo decisões certeiras e melhor otimização dos recursos.

Nesse sentido, as funções da administração financeira permitem que a empresa saiba para onde direcionar os seus lucros líquidos, bem como onde conseguir financiamentos e realizar investimentos.

Quais são as principais funções da administração financeira?

Ainda está confuso sobre como, na prática, as funções da administração financeira são necessárias? Então, confira, logo abaixo, quais são as principais no dia a dia de uma empresa:

  • Recursos financeiros: uma das funções da administração financeira envolve a utilização eficiente dos recursos, sendo capaz de realizar a análise, negociação da captação e aplicação dos recursos que estão disponíveis;
  • Planejamento financeiro: análise dos resultados das finanças, bem como o planejamento de ações que devem ser tomadas em busca da melhoria da organização;
  • Registro: organização dos registros, observando assim se os documentos estão sendo controlados;
  • Contas a pagar e a receber: controle e acompanhamento das contas relacionadas às vendas que devem ser recebidas e o pagamento de despesas, impostos e compras realizadas a prazo;
  • Tesouraria: controle da contabilidade e armazenamento do capital da empresa
  • Caixa: registro dos recebimentos e pagamentos a fim de manter o controle do saldo de caixa.

Como montar o departamento financeiro eficaz?

Como você pôde perceber, o setor financeiro é fundamental para a sobrevivência de uma empresa.

No entanto, para que ele realize as funções da administração financeira corretamente, é importante montar um departamento eficiente. E é sobre isso que falaremos agora

Estruturação da equipe

Uma das etapas fundamentais é a estruturação um time de profissionais capacitados que saiba lidar com desafios e conte com as ferramentas tecnológicas necessárias, pois eles auxiliam na otimização de recursos e no planejamento de soluções estratégicas.

Desse modo, é possível ter uma equipe que entregue resultados e saiba tomar decisões rápidas e certeiras.

No entanto, não se esqueça também que o desenho do próprio departamento financeiro deve ser estruturado, ou seja, deve ser feito o mapeamento das principais demandas e o treinamento com os colaboradores.

Nesse sentido, entenda que cargos e ocupações como diretor, supervisor, gerente, analista, auxiliar financeiro e analista fiscal são peças fundamentais na montagem da equipe.

Durante esse mapeamento, você deve ter em mente quais são as competências necessárias para que os colaboradores saibam desempenhar eficientemente as funções da administração financeira.

Entenda que a diversidade de perfis de profissionais é algo positivo e vale a pena ser implementado.

Automação

A automatização dos processos é outro tópico fundamental para uma melhor administração financeira.

Isso porque, com ela, é possível realizar mais tarefas em menos tempo, obter maior conhecimento sobre o negócio e comunicação mais eficaz entre diferentes equipes.

Para conseguir isso, é importante mapear os processos que precisam ser automatizados, como os relatórios, faturamento, cobranças e reajustes de contratos, que vão facilitar bastante a vida dos colaboradores responsáveis por essas tarefas.

Para isso, utilize um sistema de gestão financeira para integrar os dados com a ajuda de um software que torna os processos mais rápidos e práticos.

A automatização ainda proporciona que outras áreas da organização sejam integradas, possibilitando a minimização de erros e melhoria da gestão, pois os dados podem ser vistos por todos já que eles estão numa única plataforma.

Todas essas dicas permitem que seja criado um departamento de sucesso, por isso, não há desculpa para uma gestão financeira ineficiente.

Elaborar um setor financeiro não é um diferencial, mas uma necessidade para empresas que desejam obter uma gestão mais eficiente.

Isso é essencial para que a empresa consiga se organizar melhor financeiramente e não caia no vermelho devido a erros e riscos que poderiam ser evitados.

Tenha em mente ainda que a tecnologia precisa ser vista como uma aliada nesse processo, realizando a otimização das atividades e proporcionando um crescimento menos custoso e mais lucrativo.

Percebeu como as funções da administração financeira são fundamentais para a sua organização? Então, faça o mapeamento das necessidades, organize e treine a equipe e, assim, comece a colher os frutos de uma boa gestão das finanças. Falando nisso, que tal conhecer melhor o papel do gestor financeiro? Para isso, acesse o nosso artigo!