Crise financeira: como sua empresa pode sobreviver

Momentos de crise financeira são desafiadores para todo empreendedor. Mas com um pouco de organização e planejamento, é possível passar por essa fase sem comprometer o futuro do seu negócio.

Crise financeira: como sua empresa pode sobreviver

Dificuldades com as finanças podem surgir eventualmente tanto com pessoas físicas quanto com jurídicas. Especialmente para os empreendedores, é fundamental não ceder ao nervosismo para conseguir lidar bem com uma crise financeira.

Afinal, é possível passar por ela e manter a empresa de pé. No entanto, para isso, é preciso ter “jogo de cintura”. Por isso, preparamos algumas dicas para você.

Ao ler este artigo, você vai aprender a identificar uma crise financeira e ter acesso a uma série de recomendações para conseguir atravessá-la firme e forte.

Se as palavras “crise financeira” já assustam você, então, continue lendo este artigo para saber como atravessar por esse período nebuloso sem sofrer com muitos arranhões. Confira!

Como identificar uma crise financeira?

Estamos atravessando uma crise financeira considerada mundial e relacionada à pandemia do novo coronavírus. Mas nem todo mundo sentiu os efeitos dessa crise.

Negócios como as drogarias e supermercados, na maioria dos casos, tiveram um acréscimo em suas vendas e as empresas de streaming viram o número de assinaturas subir consideravelmente.

Por outro lado, empresas ligadas às áreas de eventos e turismo sentiram muito o grande impacto negativo da crise.

Isso significa que uma grande crise financeira para um segmento de negócios não necessariamente significa uma crise generalizada.

Ainda que o contexto da economia seja preocupante mundialmente falando, alguns negócios prosperaram durante a pandemia.

Ou seja, é preciso fazer uma análise interna para saber se o seu negócio realmente está passando por uma crise. Nesse sentido, há alguns pontos fundamentais a serem observados.

Queda do faturamento

O primeiro e mais evidente indício de uma crise financeira é a queda no faturamento. Essa variável proporciona uma boa noção sobre o seu fluxo de vendas.

Porém é importante ser cauteloso nessa análise, pois há quedas nas vendas que devem ser consideradas naturais de acordo com a sazonalidade do negócio.

Por isso, faça uma análise do seu faturamento comparando-o com o histórico do próprio negócio.

Quebras de contratos

O segundo ponto a ser considerado são as quebras de contratos por iniciativa dos seus clientes ou fornecedores.

Os clientes são bons termômetros para a definição de uma crise. Se eles se afastam e deixam de fazer aquisições que fariam em situações semelhantes, é hora de verificar se isso está acontecendo somente com o seu negócio ou também afeta os seus concorrentes.

Caso os concorrentes estejam passando pelo mesmo problema, a crise é generalizada. Caso eles não tenham sentido essa queda dos contratos ou das vendas, a crise financeira é interna.

Queda do capital de giro

A queda do volume de capital de giro deve ser analisada de uma maneira semelhante ao que dissemos a respeito da queda do faturamento.

Há variações aceitáveis em razão da sazonalidade e dos momentos em que você realiza os pagamentos das contas da empresa.

Então, analise o capital de giro tendo como base referências anteriores do histórico da própria empresa.

Sem um capital de giro equilibrado, você não consegue manter a sua capacidade de compra de estoque e de pagamento das despesas mais imediatas.

Então, caso ele apresente reduções significativas e sucessivas, você precisa rever o seu planejamento para que a crise financeira não se aprofunde.

Resultados negativos nas projeções do fluxo de caixa

As projeções de fluxo de caixa compõem uma importante ferramenta para prever os resultados do seu negócio.

As entradas e saídas precisam ser bem organizadas para que se obtenha resultados com o maior grau de precisão possível.

Sem essa organização, sua empresa pode ficar sem fôlego financeiro e, se essa for uma situação que se repete com frequência, a crise financeira pode estar em um estágio muito avançado.

Acréscimo no passivo

O passivo de uma empresa corresponde ao conjunto das suas obrigações financeiras. Esse indicador também pode ter oscilações consideradas normais.

Mas se o seu acompanhamento fugir muito ao planejamento da empresa, é um sinal de que a crise pode estar começando.

Agora que você já sabe como identificar uma crise financeira, vamos a algumas dicas que vão te ajudar a passar por ela sem colocar o seu negócio em risco.

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9 dicas para superar a crise financeira

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil atravessa um período de menor quantidade de empresas ativas desde 2009.

A falência das empresas se dá principalmente por crise financeira, ou seja, quando as organizações não conseguem lucrar como desejam e, consequentemente, nem são capazes de quitar as dívidas.

Desse modo, lidar com uma crise financeira pode ser o final de um sonho. No entanto, essa fase não precisa indicar o fim da sua empresa.

Afinal, é possível passar por ela seguindo alguns passos. Para isso, confira as nossas dicas a seguir!

1. Identifique as causas da crise financeira

O primeiro passo para sair do vermelho é saber o que colocou a empresa nele. Ou seja, você precisa avaliar a situação atual do seu negócio.

Então, veja o fluxo de caixa e observe qual foi o momento em que o dinheiro começou a sair mais que entrar. Nesse caso, vale a pena consultar um profissional financeiro para que ele forneça as informações fundamentais para essa análise.

Essa etapa vai permitir que você consiga diagnosticar as causas ou a causa da crise financeira. Geralmente, elas envolvem:

  • Metas não cumpridas;
  • Faturamento baixo;
  • Ausência de recursos para realizar os pagamentos necessários;
  • Dificuldade para manter ou aumentar o prazo do pagamento dos fornecedores.

A partir dessa análise, você vai conseguir somar as dívidas e descobrir o valor total que precisa quitar. Ainda que o preço seja alto, é importante fazer essa conta o quanto antes para elaborar planos para saná-la.

2. Renegocie dívidas

Após verificar o que deixou a empresa no vermelho e realizar o somatório das dívidas, chegou a hora de renegociar.

Então, para isso, você precisa conversar com o credor (banco, fornecedor, prestador de serviço), explicar a sua situação e procurar uma forma de conseguir a renegociação.

Para apresentar um plano para o credor conforme a sua realidade, é importante que, antes mesmo de conversar com ele, sejam definidos os valores que serão pagos por mês. Isso é fundamental para que você possa estabelecer um acordo que poderá ser realizado.

Afinal, de nada adianta renegociar e, mais uma vez, não conseguir pagar as dívidas porque os valores não estão ajustados à situação financeira da sua empresa.

Caso não consiga renegociar todas as dívidas de uma vez só, opte pelas que são mais urgentes.

Por exemplo, se estiver devendo colaboradores, procure pagá-los rapidamente para não sofrer com ações trabalhistas ou ter que lidar com pessoas que vão trabalhar desanimadas, prejudicando o desempenho da empresa.

Lembre-se que os credores costumam aceitar essa renegociação, pois receber aos poucos é melhor do que nunca receber, certo? Então, não hesite em aplicar essa dica quando passar por uma crise financeira.

3. Tente antecipar algumas contas a receber

Se você tem clientes que fizeram compras a prazo, é possível oferecer algum benefício ou desconto caso eles antecipem o pagamento das parcelas devidas.

Não é preciso esconder que a sua empresa está passando por uma crise, sobretudo se você conta com clientes fiéis e a crise é generalizada.

Na maioria das vezes, a vantagem oferecida é um bom argumento para convencê-los a anteciparem os pagamentos.

4. Não deixe de buscar novos clientes

Se o seu negócio tem a capacidade de atender novas demandas, não deixe de ir em busca de novos clientes, mesmo em tempos de crise financeira.

A lógica é simples: mais clientes representam mais dinheiro entrando no caixa da sua empresa. Com mais dinheiro, você consegue quitar suas dívidas e equilibrar suas finanças.

Então, invista nos recursos mais baratos e eficazes de prospecção. Ofereça vantagens aos clientes que indicarem a sua empresa aos amigos, esteja presente nas redes sociais e coloque em prática algumas técnicas de marketing.

5. Corte ou reduza o valor gasto com as despesas

Mais uma vez, o fluxo de caixa será um importante aliado para superar a crise financeira.

Isso porque, por meio dele, você vai conseguir descobrir onde estão existindo custos desnecessários e, com isso, cortá-los.

Analise todos os setores da empresa e observe em quais deles estão sendo aplicados mais dinheiro que o necessário.

Outra opção é avaliar as despesas fixas (água, energia elétrica, telefone, internet, etc.) e pensar num modo de reduzir os seus valores.

Nesse contexto, não se esqueça de que a demissão de colaboradores deve ser feita apenas em último caso.

Isso porque outros colaboradores vão ficar sobrecarregados com o acúmulo de tarefas e, assim, gerar ainda mais problemas.

Ao definir quais despesas podem ser reduzidas, converse com as equipes para que todos possam apoiar essa estratégia.

6. Analise todas as alternativas

Ao passar por uma crise financeira, é importante observar todos os cenários possíveis. Nesse sentido, existem atitudes mais simples e mais radicais que podem ser tomadas, como:

  • Diminuir o tamanho da empresa;
  • Investir no crescimento da empresa ao expandi-la para outras cidades, estados ou países;
  • Promover maior diversidade nos produtos ou serviços oferecidos;
  • Mudar para outro negócio;
  • Fechar a empresa.

Para decidir qual caminho optar, você deve observar o que a empresa produz e o que ela ainda pode produzir.

Nesse sentido, existe a possibilidade de descobrir que não existe outra saída a não ser mudar de ramo ou fechar as portas.

Por outro lado, é possível concluir que existem soluções menos radicais.

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7. Elabore e execute um plano de ação

Se você já decidiu o que precisa fazer para sair da crise financeira, chegou a hora de colocar o plano em prática.

Então, caso opte por retomar o crescimento da empresa e não fechar as portas, é necessário se basear nas causas identificadas no primeiro passo.

A partir disso, é possível construir um planejamento e executá-lo. Para isso, não esqueça destas dicas:

  • Faça um plano de recuperação;
  • Realize o monitoramento do plano diariamente;
  • Para elaborar e monitorar o plano, tenha profissionais competentes;
  • Se não dispuser de profissionais suficientes para a execução e elaboração do plano, contrate terceirizados e veja isso como um investimento, não como um custo.

8. Faça o controle financeiro

Depois de seguir todas essas dicas, não esqueça de começar a fazer um controle financeiro eficiente da sua empresa.

Isso significa que, mesmo após a maré ruim passar, você não deve deixar de lado a gestão financeira, mas adotar medidas ainda mais eficazes para aprimorá-la.

Desse modo, para não voltar ao vermelho, faça o controle do fluxo de caixa todos os dias e, se possível, adote um software para registrar as saídas e entradas de dinheiro.

A partir desses passos, você vai conseguir sair da crise financeira e, caso queira continuar com a empresa, determinar um caminho mais saudável para as suas finanças.

9. Utilize um bom software de gestão financeira

A utilização de um bom software de gestão financeira vai ajudar sua empresa a passar pela crise financeira sem grandes prejuízos.

Por isso, este recurso também precisa ser considerado um investimento e não uma despesa. O retorno que o negócio terá a partir de seu emprego será bem maior que o valor investido.

Esse retorno é previsto por conta da precisão, agilidade e segurança com que toda a sua gestão financeira é praticada a partir do momento em que você começa a usar um bom software.

Todas as variáveis e indicadores que você precisa analisar para detectar uma crise financeira e elaborar um plano para superá-la podem ser obtidas com alguns cliques.

Você não corre o risco de fazer análises imprecisas e tem amplo e imediato acesso a todos os dados de que necessita.

Assim, é possível ganhar tempo e fechar bons negócios, automatizando tarefas como o controle de estoque e a emissão de notas fiscais.

Mas, o recurso de maior destaque, quando se pensa no planejamento para sair de uma crise financeira, é o controle de contas a pagar e a receber.

Você pode programar o envio de lembretes aos seus clientes para que eles não fiquem inadimplentes e também para si mesmo, para que suas contas sejam pagas em dia.

O Keruak é uma das melhores opções de software disponíveis no mercado, tendo recebido a melhor avaliação de Software de Gestão Financeira no portal B2B Stack.

Se você ainda tem dúvidas sobre as funcionalidades das ferramentas de gestão e como elas podem te ajudar em um período de crise financeira, faça um teste gratuito do nosso software e verifique imediatamente todo o progresso que ele representa para a condução do seu negócio. Até a próxima!