Planejamento financeiro empresarial: 10 erros comuns

O planejamento financeiro muitas vezes é negligenciado nas empresas, mas é essencial para manter a saúde do negócio. Você se preocupa com esse planejamento? Já cometeu algum erro?

Planejamento financeiro empresarial: 10 erros comuns

Um dos maiores erros que você pode cometer enquanto empreendedor ou gestor é negligenciar o planejamento financeiro empresarial.

Existem muitas tarefas a serem assumidas no início de um negócio e, em alguns casos, o planejamento financeiro não ocorre por não ser considerado uma prioridade em meio a tantas outras questões.

O grande problema é que essas outras questões poderiam ser melhor geridas se um planejamento financeiro empresarial criterioso as antecedesse.

Por outro lado, muitas vezes é devido simplesmente à falta de conhecimento dos responsáveis pelo negócio que esse planejamento é deixado de lado.

Ao ler este artigo, você vai entender o que é planejamento financeiro empresarial e qual é a importância dele para a saúde do seu negócio.

Além disso, vamos enumerar os erros mais comuns que você pode cometer quando não elabora um planejamento financeiro empresarial.

O que é planejamento financeiro empresarial?

Se alguém te perguntar sobre o planejamento financeiro da sua empresa, não vai bastar relatar os planos que você tem em mente para o futuro do seu negócio.

Esse tipo de planejamento precisa ser elaborado e documentado de modo que você possa consultá-lo e seguir à risca as diretrizes traçadas.

Na prática, você precisa saber como a sua empresa obterá recursos para alcançar suas metas.

Isso significa que você deve se dedicar ao planejamento financeiro empresarial assim que sua missão, visão e objetivos forem definidos.

Nesse planejamento devem constar as atividades, equipamentos, recursos e materiais que serão necessários para atingir cada objetivo dentro de um tempo predefinido.

Um plano bem elaborado permite que os resultados financeiros das atividades empresariais sejam previstos antecipadamente.

Assim, é possível identificar quais são as melhores estratégias para alcançar metas tanto de curto quanto de longo prazo.

Obviamente, esse é o caminho ideal para que o seu negócio mantenha sua saúde financeira, pois, ao determinar tarefas específicas para obter cada resultado, o gestor não fica refém do acaso.

Nos próximos tópicos, vamos apresentar os maiores erros cometidos no que diz respeito ao planejamento financeiro empresarial para que você identifique se está cometendo algum deles.

Nova call to action

Piores erros relacionados ao planejamento financeiro empresarial

Veja a seguir os erros mais comuns que você não pode cometer para que a saúde do seu negócio seja mantida.

Não ter um planejamento financeiro

O pior erro que você pode cometer em relação ao planejamento financeiro empresarial é não ter um.

Não dá para começar um negócio para “ver no que vai dar”. O mercado é muito competitivo para que o gestor aja dessa forma.

Parece absurdo, mas ainda existem muitas empresas que não fazem um planejamento e esse descuido pode levá-las à falência.

Misturar gastos pessoais e empresariais

A mistura das finanças pessoais com as da empresa mostra uma falha enorme dentro do planejamento financeiro empresarial.

Quando isso acontece, você perde o controle do seu setor financeiro e não consegue saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

Por isso, é fundamental que o gestor tenha sua conta pessoal separada da conta da empresa para que todas as movimentações financeiras fiquem muito claras.

Não realizar fluxo de caixa

O fluxo de caixa permite que você visualize como anda a saúde financeira do seu negócio. Sem ele fica difícil tomar decisões financeiras e fazer projeções.

Sendo assim, você deve considerar o fluxo de caixa como uma ferramenta financeira fundamental em sua empresa e registrar todas as movimentações financeiras, tanto de entrada quanto de saída.

Dessa forma, você mantém as informações atualizadas e evita erros no controle de fluxo de caixa.

Controle mal (ou não controlar) seu estoque

Se você tem um grande estoque dos seus produtos, isso pode significar que sua empresa está com muito dinheiro parado.

Por outro lado, se você conta com um estoque muito baixo, com certeza algumas vendas serão perdidas.

As duas situações são desfavoráveis e não refletem um planejamento financeiro empresarial adequado.

Você precisa ter um controle eficiente do seu estoque, com o registro de todas as entradas e saídas para encontrar o equilíbrio que não permita nenhuma das duas situações citadas.

Confundir os conceitos de rendimento e lucro

Tenha sempre em mente que o lucro corresponde ao resultado da subtração de todo o dinheiro gasto pela empresa para realizar suas atividades do valor total de tudo o que ela recebeu em um determinado período de tempo.

Se o resultado for um número positivo, podemos dizer que a empresa está lucrando.

Já a renda corresponde à relação entre essas duas variáveis. Se os valores gastos forem pouco menores do que os valores recebidos, a sua rentabilidade está baixa.

É preciso elaborar um planejamento financeiro que permita à empresa alcançar um nível promissor de rentabilidade e que tenha potencial de crescimento.

Não acompanhar o desempenho do negócio

Existem muitas variáveis financeiras que precisam ser acompanhadas e analisadas constantemente. Não basta apenas fazer um planejamento financeiro empresarial inicial e deixar o negócio se desenvolver por conta própria.

Então, acompanhe de perto os índices de lucratividade, capital de giro, faturamento e o que mais você puder analisar para tomar decisões estratégicas.

Não controlar as operações

As operações de compra e venda também precisam ser registradas e acompanhadas pelo gestor financeiro.

Sem esse controle, é impossível acertar no planejamento e saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

Precificar errado

Definir o preço de venda do seu produto ou serviço com base no preço dos seus concorrentes é um erro imensurável.

Isso porque os concorrentes vivem uma realidade diferente, com processos e gestores diferentes. Então, é impossível que o preço ideal dele seja o mesmo que o seu.

Pense em quanto você gasta para produzir determinado item, incluindo equipamentos, insumos, mão de obra e todos os outros possíveis gastos que só quem produz vai saber enumerar.

Pense também em sua margem de lucro e na porcentagem de descontos que é possível oferecer aos seus clientes.

O seu preço de vendas deve se basear nessas variáveis e não em seus concorrentes.

Utilizar apenas planilhas de Excel

As variáveis que um gestor financeiro precisa controlar são muitas e, ao lidar constantemente com os números, ele fica mais suscetível ao erro quando as tarefas não são automatizadas.

A utilização de planilhas de Excel ainda é uma realidade em muitas empresas e isso dificulta a rotina dos gestores, já que precisam digitar cada dado referente a diversos grupos de informações.

Porém, utilizar apenas essas planilhas é um erro grave, pois esse tipo de ferramenta é limitada e seu funcionário pode, facilmente, errar ao digitar as informações.

Nova call to action

Não contar com um software de gestão financeira

Entre as soluções tecnológicas disponíveis para facilitar a rotina do gestor financeiro estão os softwares de gestão financeira, como o da Keruak.

Com eles, você consegue automatizar a gestão financeira da sua empresa sem correr riscos relacionados à segurança e aos erros humanos.

Fica muito mais fácil, por exemplo, controlar o fluxo de caixa e fazer a gestão de estoque, só para citar alguns dos vários benefícios desse tipo de ferramenta.

O software da Keruak simplifica a sua gestão financeira e auxilia em seu planejamento financeiro empresarial. E o melhor é que você pode testá-lo por 15 dias para ter uma boa noção de como ele vai mudar sua rotina e te fazer ganhar tempo. Para fazer o teste gratuito basta clicar aqui.