Recursos financeiros: 8 dicas para fazer um bom gerenciamento

Ao otimizar seus recursos financeiros você passa a ter dinheiro para contratação, investimento em novas máquinas, ampliação da empresa e o que mais você precisar.

Recursos financeiros: 8 dicas para fazer um bom gerenciamento

Existe uma regra não escrita quando se trata de contratar para pequenas empresas: recrutar apenas quando seus funcionários estão 120% ocupados.

Em outras palavras, as pequenas empresas ou startups não podem ter funcionários que não sejam cem por cento utilizados. Simplesmente não há espaço para “excesso” e, normalmente, não há dinheiro sobrando para novas contratações.

Mas, embora isso faça sentido para os negócios, você também pode estar desmotivando seus funcionários quando você os sobrecarrega.

A solução é otimizar seus recursos financeiros para que haja dinheiro para contratação, investimento em novas máquinas, ampliação da empresa e o que mais você precisar.

Por isso, preparamos o conteúdo de hoje com oito dicas para você gerenciar bem seus recursos financeiros.

Defina preços realistas

A maioria das organizações ou entidades de negócios que definem preços baixos demais para suas mercadorias ou cobram taxas de usuários bem baixas na esperança de atrair clientes podem não conseguir nunca recuperar seus gastos.

Além disso, se os preços forem muito baixos, o cliente pode não ver valor no produto e a organização pode perder dinheiro continuamente.

Portanto, um dos segredos para a gestão dos recursos financeiros das organizações reside na fixação de preços realistas para bens e serviços.

A atividade de precificar bens, serviços e ativos, facilitar transações, comunicar preços e rastreá-los de fato consome uma quantidade muito grande de tempo de trabalho humano, independentemente de acontecer de forma centralizada ou descentralizada.

No entanto, é um processo essencial para garantir a saúde financeira do empreendimento, permitindo que ele atinja boas margens de lucro e permaneça no mercado por anos.

Os artigos a seguir podem ser muito úteis para você. Veja só:

Terceirize o trabalho que não tem valor agregado

Nem todo trabalho precisa ser feito internamente. As empresas de consultoria, por exemplo, têm pessoal dedicado que pode cuidar de várias tarefas, como preparar uma apresentação ou agregar suas planilhas.

Embora essas tarefas sejam importantes, não faz sentido para um consultor com altas horas faturáveis ​​executá-las.

As startups também podem se inspirar nisso para terceirizar tarefas para uma agência de processamento de dados, que pode cuidar de diversas as tarefas que não agregam valor.

Essas tarefas podem ser tão triviais quanto enviar recibos de táxi para reembolso ou converter um documento do Word em uma apresentação.

Do ponto de vista financeiro, isso pode aumentar seus custos, mas também melhorar consideravelmente a eficiência de sua equipe. Por sua vez, isso pode ajudar a acelerar o crescimento do seu negócio.

Reduza o desperdício

O desperdício é um problema enorme, especialmente em empresas de alimentos e outros consumíveis.

Isso não apenas aumenta seus custos operacionais, mas também pode sobrecarregar e frustrar seus funcionários, fazendo com que eles produzam coisas que precisam ser jogadas fora de qualquer maneira.

Ferramentas de previsão mais precisas e modelos de previsão melhores ajudarão você a otimizar suas operações, reduzir a carga de trabalho dos seus funcionários e também aumentar as margens líquidas do processo.

Desenvolva múltiplas fontes de financiamento

Muitas organizações ou empresas dependem muito do capital de um único investidor ou do próprio governo. Nesse caso, as atividades das organizações podem não ser sustentáveis ​​se a fonte de financiamento diminuir o valor disponibilizado.

Desenvolver múltiplas fontes de financiamento é um grande segredo na gestão dos recursos financeiros dos empreendimentos.

Apesar de utilizar financiamento externo, todo gerente financeiro deve ser capaz de buscar estratégias para arrecadar fundos para assegurar que, na ausência ou restrição de financiamento externo, a organização será sustentada.

Considere contratar um contador.

Dependendo do porte da sua empresa, o governo não te obriga a ter um contador, no entanto, um contador pode te ajudar em diversos aspectos da organização.

Um contador bom e confiável pode lidar com todas as tarefas comuns que acompanham a manutenção das finanças durante o dia a dia da operação.

Certifique-se de encontrar um bom contador. Peça indicações a amigos que também tenham empresa e contrate um verdadeiro consultor em finanças.

Saiba interpretar as informações financeiras

Ser capaz de analisar e interpretar informações financeiras é um segredo absoluto na gestão de recursos financeiros.

As organizações cujos gerentes têm acesso a informações financeiras ou são treinados para interpretar essas informações estão em vantagem.

Eles são capazes de reconhecer riscos ou tomar decisões apropriadas sobre o uso de recursos limitados.

Todos os gerentes financeiros devem, portanto, ser treinados para ler, analisar e interpretar os relatórios financeiros disponíveis em tempo hábil e tomar as decisões corretas ou recomendar as decisões necessárias a serem tomadas. É preciso entender os números.

Leitura recomendada: Análise financeira: o guia completo para você não errar

Analise o custo real de se fazer negócios

Ser capaz de analisar com precisão o custo real de fazer negócios é de extrema importância na gestão de recursos financeiros.

Algumas organizações subestimam seu custo de produção involuntariamente. Por exemplo, eles negligenciam considerar custos fixos, como aluguéis, ao precificar seus serviços.

No entanto, se o custo total de cada serviço prestado não for recuperado, o único resultado do aumento do volume de serviço é a perda maior.

Assim, você deve ser capaz de incluir aluguéis, mão-de-obra e até mesmo quaisquer outros serviços pessoais que você coloca, especialmente em um tipo de negócio único proprietário.

Como o proprietário do negócio, você precisa se colocar em um salário mensal, chamado pró-labore. A maioria dos donos de empresas não sabe disso e, portanto, considera que todo o lucro obtido com seus negócios é deles.

Embora isso possa ser verdade, pode ser a razão para o insucesso empresarial, porque você não sabe que o lucro do seu negócio é de propriedade da sua empresa e não de você próprio. Você é dono, mas também é funcionário do seu negócio.

Escolha o software de gestão financeira correto

Para não perder o controle das finanças da organização, muitos utilizam softwares de gestão financeira.

Não é fácil escolher entre dezenas de opções, para isso, entenda as necessidades específicas do seu negócio e encontre a solução ideal.

O Keruak é uma software de gestão financeira criado para auxiliar pequenas e médias empresas, ele tem gerador de nota fiscal, controle de contas a pagar e a receber e muitas outras ferramentas. Você pode testar gratuitamente clicando aqui.

CTA-KRK-3--Contratos-