/ Gestão Financeira

Administração financeira: 7 passos para fazer direito

A administração financeira é uma habilidade importante para adquirir ao possuir um negócio. Não ter a menor noção sobre administração financeira pode levar você a ter grandes prejuízos.

Trouxemos para você hoje os sete passos para dominar a administração financeira do seu negócio.

Vamos te dar todo o conhecimento básico e melhores práticas sobre como gerenciar adequadamente as finanças da sua empresa.

Siga essas sete etapas com cautela e veja as finanças do seu negócio tornarem-se mais efetivas, garantindo a manutenção de sua estabilidade financeira.

1º passo - entender onde o seu negócio está enquadrado

Para entender qualquer tipo de gerenciamento de negócios, você precisa estar ciente das tendências e da direção do negócio em que está.

No setor de TI, por exemplo, é necessário reconhecer que as tendências de tecnologia e a taxa de crescimento potencial são fatores-chave a serem observados.

Estar ciente das inovações e do crescimento do setor ajudará você a acompanhar o andamento do seu próprio negócio.

Já no caso de você estar abrindo uma loja de roupas, precisa ter em mente que gastará um capital inicial bem alto no início — para montar seu espaço e comprar as primeiras peças — e só depois de alguns meses conseguirá ganhar lucro.

Entender a realidade do negócio é importante para tomar as decisões financeiras certas e, no caso da loja de roupas, não desistir no primeiro mês de prejuízo.

2º passo - dominar os princípios da administração financeira

À medida que sua empresa cresce, é importante dominar os princípios de administração financeira. Para isso ser ainda mais efetivo, procure entender os princípios da gestão financeira desde o início.

Isso se torna crítico quando uma empresa sobrevive a seus estágios de formação e está começando a crescer no seu setor.

Descubra os objetivos e ferramentas da administração financeira; explore a importância do plano de contas; defina e examine o processo de análise de tendências; e aprenda tendências e estratégias de gerenciamento de caixa — todas as quais podem ser adaptadas para atender às necessidades de seu próprio negócio.

Aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar nessa tarefa:

Para mais conteúdo como esses, acesse o blog do Keruak.

3º passo - compreender o balanço financeiro da sua empresa

Compreender o balanço financeiro do seu próprio negócio é outro passo importante para obter sucesso na administração financeira.

Alguns o usam como um relatório de rastreamento, enquanto outros o visualizam como um resumo dos recursos disponíveis para administrar uma empresa, e outros ainda o veem como o complemento da demonstração de lucros e perdas usada para manter todos os registros contábeis em equilíbrio.

Entender como a administração financeira funciona é apenas o começo. Compreender como construir e manter um balanço é a base de um negócio de sucesso.

4º passo - entenda os riscos

Existe uma regra bem simples para você entender os riscos que uma empresa corre quando o assunto é administração financeira. A regra é: quanto mais você arrisca, maior é o retorno.

No entanto, é preciso entender que quanto maior o risco, maior são as chances de você perder o que investiu.

Ações na bolsa de valores , por exemplo, são considerados investimentos com alta taxa de retorno, pois também são de alto risco e por isso você pode perder o que investiu.

Se seu negócio irá investir em algo para obter um lucro maior, é preciso estudar os riscos e entendê-los bem, para assim fazer a melhor escolha.

Muitos economistas aconselham a diversificação dos investimentos, pois, dessa forma, se você perder de um lado, pode ganhar do outro.

Mas vale lembrar que isso não é uma regra, cada negócio tem o seu plano de investimento e gerenciamento de riscos.

5º passo - adquirir receita

Se você quer manter uma boa administração financeira precisa estar ciente de tudo o que entra e sai e precisa ter mais receita que despesas.

Para isso, você precisa fazer novos negócios, e fazer negócios não é apenas convencer o cliente de que seu produto atende às especificações.

Agora, é necessário entender a situação do cliente, seus requisitos e processos organizacionais.

Construa sua equipe de vendas com os melhores negociadores, ensinando-os a trabalhar em acordos de serviços que todas as partes possam confiar.

6º passo - saber onde é possível reduzir custos

Para uma empresa funcionar, ela precisa necessariamente gastar algum capital. Isso significa que não tem como fugir das despesas.

O que se pode fazer é reduzir os custos, otimizando os recursos financeiros e humanos, e aumentando o lucro da empresa.

Na hora de fazer a redução de custos, tenha cuidado. Não diminua a qualidade do seu produto ou serviço oferecido para isso. Uma boa administração financeira sabe onde economizar sem sacrificar o negócio.

7º passo - aceitar a ajuda da tecnologia

Muitas vezes nós achamos que podemos fazer tudo por conta própria, que um caderno e uma caneta são o suficiente para administrarmos bem; mas não é bem assim.

Ter um software de gestão financeira como aliado pode facilitar muito seu trabalho, otimizar o tempo gasto com o financeiro da empresa e diminuir os erros humanos.

Com um software você não precisa se preocupar com o gerenciamento contas a pagar e a receber, com a gestão de contratos e nem com a emissão de notas fiscais.

Isso mesmo, alguns sistemas são integrados a diversas prefeituras e já fazem a emissão e o cancelamento de notas fiscais automaticamente. Tudo para facilitar a gestão da sua empresa.

O Keruak é um software de gestão financeira que contém todas essas funcionalidades e ferramentas. Você fazer um teste gratuito por 15 dias clicando aqui. E se não gostar, você não paga nada por isso.

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More