Veja como reduzir o custo fixo da sua empresa agora mesmo

Em tempos de crise a redução de custos é a meta de todo gestor. Veja como reduzir os custos fixos do seu negócio.

Veja como reduzir o custo fixo da sua empresa agora mesmo

A redução de custos é uma meta para a maioria dos empreendedores em um cenário de crise. Mas, muitas vezes, não se pensa especificamente no custo fixo.

Neste artigo, vamos apresentar diversas sugestões para você conseguir reduzir os custos fixos do seu negócio e otimizar a sua gestão financeira. Veja nos próximos tópicos.

O que é custo fixo?

Devemos considerar como custo fixo todas as despesas de uma organização que não variam conforme a quantidade de mercadorias ou serviços produzidos, ou vendidos.

Outra definição é a que classifica como custo fixo a soma dos valores que a empresa precisa para manter seus processos em execução.

Em oposição, o custo variável é aquele que varia de acordo com a produção ou com a quantidade de vendas.

Quando se gasta mais em razão do aumento da demanda por um produto ou serviço, há também a expectativa de aumento das receitas.

Como o custo fixo não se altera quando há aumento ou redução da produção, se você conseguir reduzi-lo, poderá maximizar os lucros e otimizar a sua gestão.

Veja, a seguir, nossas recomendações de ações que você pode colocar em prática para alcançar esse objetivo.

Como reduzir os custos fixos do seu negócio?

Confira agora nossa lista de dicas para colocar em prática e reduzir o custo fixo do seu negócio.

Utilize as novas tecnologias a seu favor

Novas tecnologias surgem a todo instante para a solução de diferentes demandas e é papel do bom gestor descobrir quais delas podem auxiliar no alcance dos seus objetivos empresariais.

Há ainda quem pense que as tecnologias são caras e representaram um aumento e não uma redução de custos.

Se esse é o seu caso, você precisa rever essa ideia com urgência. Quando falamos em novas tecnologias, estamos incluindo os sistemas mais modernos que podem auxiliar inclusive na produção, mas não nos restringimos a eles.

Por exemplo, quando você troca lâmpadas antigas por lâmpadas de led, você consegue reduzir os custos da energia elétrica.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

A utilização de dispositivos ecologicamente corretos, como as torneiras automáticas, vão ajudar na redução do custo fixo da conta de água, por exemplo.

Equipamentos como computadores, televisores e refrigeradores com maior eficiência energética também ajudam na redução do valor da fatura de energia elétrica.

E que tal a utilização da internet para fazer ligações e videoconferências ao invés de optar pelo telefone, que pode ser muito mais caro?

Faça também a digitalização de todos os documentos e processos que forem possíveis. Além de melhorar a segurança da informação, você vai reduzir os custos de uma quantidade absurda de papel, cartuchos e toners.

Todas essas pequenas mudanças representam uma utilização das novas tecnologias a favor da empresa.

Isso implica não só na redução do custo fixo, mas também na melhora da produtividade da sua equipe e na utilização consciente dos recursos naturais do planeta.

Flexibilize a jornada de trabalho

Quer aumentar a produtividade? É claro que aumentar a jornada de trabalho dos seus colaboradores não é uma estratégia muito eficaz.

Uma jornada de trabalho longa e exaustiva pode, inclusive, ter o efeito contrário: uma equipe desmotivada e menos produtiva.

O seu objetivo deve ser o de fazer a equipe cumprir as metas no menor intervalo de tempo possível. Tempo de trabalho não é sinônimo de alta performance.

Você precisa se preocupar com a qualidade de vida dos colaboradores e com a garantia de um ambiente de trabalho que não os pressione por resultados e sim os motive a participar da conquista de resultados positivos.

Isso sem falar que jornadas de trabalho mais curtas e mais produtivas reduzem o custo com horas extras e com o consumo de energia elétrica.

Considere a possibilidade do home office

Esta é uma das principais estratégias empresariais para reduzir o custo fixo. Vale a pena avaliar até que ponto a prestação de serviços precisa mesmo ser feita na modalidade presencial.

Com o home office, além de reduzir custos como o da conta de energia elétrica, você contribui para a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores.

Se não for possível o home office em tempo integral, pense na possibilidade desta modalidade ser realizada apenas uma ou duas vezes por semana.

Certamente haverá uma grande redução de custos.

Valorize sua mão de obra

Para a estrutura do seu negócio funcionar bem, os seus colaboradores precisam estar motivados e dispostos a ajudar.

Por isso, o diálogo com a sua equipe é fundamental, bem como o incentivo para que cada um deles contribua com opiniões, críticas e sugestões.

Para que suas tarefas sejam cumpridas com eficiência, os colaboradores precisam estar engajados e preparados para colaborar.

Então, invista na comunicação interna e, ao fazer novas contratações, vá além da análise de currículo e verifique se o candidato possui valores semelhantes aos da organização.

Considere a terceirização de alguns serviços

Atividades que não estão ligadas ao objetivo final da empresa muitas vezes podem ser terceirizadas.

Com a terceirização, você ganha em produtividade, já que não precisará mais se dedicar à gestão daquela atividade específica.

A partir de então, seus esforços podem ser dedicados apenas à atividade mais relevante da empresa.

Geralmente, atividades como limpeza e segurança são as primeiras a serem terceirizadas. Mas cada empresa apresenta uma realidade. Então, faça uma análise e descubra em quais áreas a terceirização pode te ajudar.

Não considere nenhum corte pequeno demais

Você já encontrou algum custo fixo desnecessário, mas o considerou tão pequeno a ponto de não cortá-lo porque achou que não faria diferença?

Pois saiba que faz diferença sim. Isoladamente, um corte pode parecer irrisório, mas em uma análise mais ampla e com a soma de vários pequenos cortes muita coisa pode mudar.

Então, você pode, por exemplo, criar lembretes para que os colaboradores não se esqueçam de apagar a luz quando saírem de determinado ambiente ou trocar a utilização de copos descartáveis por copos de vidro.

Além de reduzir custos, você estará contribuindo para a boa utilização dos recursos naturais.

Nova call to action

Negocie com os seus fornecedores

Geralmente, os gestores negociam bastante com os fornecedores de insumos e matéria-prima, o que pode reduzir consideravelmente os custos variáveis.

Mas essa lógica deve ser levada para o custo fixo também. Pense nos fornecedores de serviços de internet, limpeza, segurança, contabilidade, entre outros.

Pesquise os preços de mercado dos concorrentes e apresente propostas aos seus atuais fornecedores. Assim, você evita passar pelos frequentes reajustes e consegue contratar pacotes mais vantajosos.

Conheça bem o seu negócio

Como funciona a estrutura da sua empresa? Você precisa conhecê-la minuciosamente. É assim que você conseguirá fazer cortes onde realmente é possível fazer, sem prejudicar os negócios.

É a partir do entendimento detalhado sobre a realidade financeira da sua empresa que você poderá reduzir o seu custo fixo.

Mas não basta apenas analisar todos os relatórios financeiros e conhecer os números a fundo. Você também precisa entender a cultura organizacional e quais são os objetivos da companhia.

Sabendo onde você quer ou precisa chegar, fica mais fácil traçar o caminho a ser percorrido, ou seja, as suas estratégias de negócio a longo prazo.

Esta é a última dica da nossa lista mas deve ser o seu primeiro passo rumo à redução do custo fixo.

Agora que você já sabe como reduzir o custo fixo do seu negócio, pode começar sua busca pelo entendimento do seu negócio a partir da análise das entradas e saídas de dinheiro de seu caixa. Então, leia nosso artigo sobre fluxo de caixa. Boa leitura!