Emitir nota fiscal é um assunto simples, mas recorrente dentro de empresas que se preocupam em ter uma gestão interna eficaz com resultados satisfatórios.

Você sabe como emitir nota fiscal? Sabe a importância que esse documento possui para a gestão de uma empresa? Sabe que, hoje, tudo isso pode ser automatizado por softwares?

Se você deseja saber mais sobre o assunto, você está no lugar certo. No nosso artigo de hoje iremos falar sobre diversos aspectos importantes relativos há como emitir nota fiscal.

Continue a leitura para saber mais!

O que é nota fiscal?

Entender o que é nota fiscal é simples; é o primeiro passo para que você saiba como fazer a gestão correta desse documento dentro da sua empresa.

A nota fiscal é o documento que comprova uma movimentação dentro da empresa. Seja essa movimentação de entrada ou saída de recursos ou mercadorias.

Por exemplo, se você possui um estabelecimento que comercializa alimentos - uma lanchonete ou um café, por exemplo -, você terá notas fiscais que indicam a compra de produtos que você fez (dos seus fornecedores) e outras que indicam os produtos vendidos aos seus clientes.

Existem diferentes tipos de notas fiscais que variam de acordo com os seus objetivos dentro da gestão da empresa e frente ao nosso governo.

Se você deseja saber mais sobre os tipos de notas fiscais, você pode acessar o nosso artigo deste assunto: Conheça os tipos de notas fiscais e suas diferentes finalidades.

A nota fiscal pode ser emitida manualmente. Contudo, hoje em dia, o mais comum é fazer tal emissão a partir de um software que irá automatizar e, consequentemente, otimizar todo o processo.

Quando a nota é emitida por um meio virtual, a denominamos de nota fiscal eletrônica. Essa, com certeza, é a modalidade de notas fiscais mais utilizada atualmente.

Viu? Entender o que é nota fiscal é simples. O conceito é direto e, com certeza, você já se deparou várias vezes com uma nota fiscal em suas mãos.

Mas agora, como empreendedor, você sabe como emitir nota fiscal?

Como mencionamos no início deste artigo, a emissão de notas fiscais é um assunto recorrente entre empresários. Isso porque o documento é essencial por diversos motivos.

Nós vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre como emitir nota fiscal, mas, antes disso, queremos te falar um pouco sobre a importância desse documento em uma empresa.

A importância da nota fiscal em uma empresa

Em um primeiro momento, podemos afirmar que a nota fiscal é importante para a organização interna da empresa.

Com esse documento, é possível saber quanto de dinheiro saiu e o quanto entrou na empresa em determinado período.

Além disso, a nota fiscal é útil para manter a credibilidade da empresa em dia. Com todas as movimentações sendo registradas, tantos clientes quanto fornecedores sentem maior confiança para realizar negócios e investimentos.

Ainda, é por meio da nota fiscal que o governo saberá a quantidade de tributo que deve ser cobrada. Sendo assim, esse documento é útil para que a empresa se mantenha regularizada frente suas obrigações tributárias.

Por último, não podemos deixar de ressaltar que a nota fiscal é obrigatória em alguns casos de empresas.

Se você for um MEI, esse documento não é obrigatório - apenas quando a movimentação for feita com uma pessoa jurídica-,, mas, conforme vimos, a nota fiscal pode te ajudar, e muito, dentro da gestão interna da sua empresa.

Podemos concluir, então, que a nota fiscal é essencial para a empresa opere bem e tenha resultados satisfatórios diante de suas partes interessadas - clientes, fornecedores e governo.

Agora que você já sabe o que é nota fiscal e qual a importância desse documento dentro de uma empresa, podemos falar sobre como emitir nota fiscal. Vamos lá?

Como emitir nota fiscal?

A emissão de nota fiscal é um processo mais simples do que aparenta ser. Principalmente depois que se torna um hábito dentro da empresa.

Entretanto, sabemos que no início de tudo, ou até mesmo no meio do caminho, alguns passos podem se complicar.

Por esse motivo, iremos discorrer um pouco sobre cada passo para que não haja dúvidas a respeito do processo de emitir nota fiscal.

Antes de tudo, é necessário saber qual tipo de nota fiscal precisa ser emitida. Existem, basicamente, três tipos de nota fiscal (em relação à sua natureza). São eles:

  • Nota fiscal do consumidor: que é propriamente dito, o cupom fiscal que o consumidor recebe ao fazer uma compra;
  • Nota fiscal de produto: podendo ser tanto de compra quanto de venda ou revenda;
  • Nota fiscal de serviço: utilizada quando envolve a prestação de serviços.

Depois de saber qual tipo de nota fiscal precisa ser emitido, é necessário ter certeza do enquadramento fiscal da sua empresa. Ou seja, em qual regime tributário o seu empreendimento se encaixa?

Entender o seu regime é ideal porque assim você saberá, exatamente, qual nota deve ser emitida.

Nesse momento, um contador é essencial para te ajudar no processo de identificação do enquadramento tributário no qual o seu negócio se encaixa.

Outro fator importante nesse processo de emitir nota fiscal, é o certificado digital. A nota fiscal eletrônica precisa ser válida e é necessário comprovar que a sua empresa emitiu o documento.

Portanto, não se esqueça: o certificado digital é necessário.

Assim, você pode realizar o seu credenciamento frente à secretaria da Fazenda e tornar todo o processo oficial perante o governo.

Por último, é necessário contar com um software que irá emitir a nota fiscal. Esses programas são geradores de notas fiscais e muitos deles são gratuitos.

Com certeza, você pode experimentar um deles, mas os softwares sem custos não possuem algumas vantagens e "personalizações" oferecidas por um software pago.

Contratar um software para emitir nota fiscal eletronicamente é um investimento. Não se esqueça disso.

Em um primeiro momento, ter um programa gratuito pode parecer vantajoso. Mas, em muitos momentos, essa economia pode, futuramente, sair cara.

O programa da Keruak é um software que inclui o processo de emitir nota fiscal em seus serviços. Se você tiver interesse em saber mais sobre como o nosso programa funciona, sinta-se livre para entrar em contato conosco e aproveite para experimentar nosso sistema gratuitamente. Basta clicar aqui.

CTA-KRK-2--Relat-rios-