/ Gestão

O que é gestão empresarial e quais são suas áreas?

Ter uma verdadeira paixão pelo negócio que você está gerenciando é muito importante para o sucesso do empreendimento, mas a paixão por si só não é suficiente, você também precisa de habilidades essenciais de gestão empresarial para iniciar corretamente sua organização e sobreviver ao longo prazo.

Para garantir uma boa gestão empresarial, você precisa entender o planejamento de negócios, estratégia, finanças, marketing entre outros.

Se você pretende contratar pessoas para colaborar na administração das coisas, você precisa de habilidades de comunicação, habilidades de liderança e uma compreensão de como motivar e recompensar os funcionários.

Você precisa de uma visão estratégica clara para a empresa e uma capacidade de tomar decisões de gestão empresarial informadas com base em pesquisas e análises do mercado, da concorrência e de quaisquer outras forças internas ou externas que possam afetar seus negócios.

Temos a técnica de análise SWOT, que possibilita ao gestor ter uma visão mais simplificada e fácil sobre os ambientes externos e internos.

A palavra SWOT é a abreviação de umas palavras em inglês;

  • S = Strengths
  • W = Weaknesses
  • O = Opportunities
  • T = Threats

Que traduzidos para Português fica, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.)

gestao-empresarial

Assim, o gestor ganha uma visão mais objetiva e clara sobre os ambientes internos e externos a qual seu empreendimento enfrenta estando presente no mercado. E buscando novos meios para minimizar suas fraquezas e ameaças e com isso otimizando suas forças e ampliando as oportunidades.

Em suma, iniciar e gerenciar um negócio exige muito conhecimento e experiência em diversas áreas.

Mas afinal, o que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é a administração, controle e gerenciamento de processos essenciais para a existência e o crescimento de uma empresa.

Sendo assim, gestão empresarial está ligada à funcionários, fornecedores, finanças, marketing, aperfeiçoamento do produto, atendimento ao cliente e todo o resto.

Por ser algo tão abrangente é extremamente difícil definir e ensinar gestão empresarial. A melhor forma de fazer isso é dividindo-a em macroáreas, e é isso que faremos a seguir para que você entenda de vez o que é gestão empresarial.

As áreas da gestão empresarial

Podemos dividir a gestão empresarial em cinco macro-áreas: pessoas, operações, contabilidade e finanças, estratégia e marketing.

Vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

1. Pessoas

Recursos humanos são o maior patrimônio de sua empresa, e como você lidera, motiva e inspira seus funcionários podem ter um impacto enorme no sucesso de sua empresa.

Mais conhecida agora como Gestão de Pessoas, os responsáveis pela área devem saber as principais habilidades de liderança e comunicação para serem líderes de sucesso e construir uma organização forte.

As funções pertinentes à área de Gestão de Pessoas incluem o engajamento e a motivação dos funcionários, os processos seletivos, os treinamentos e as demissões.

2. Operações

Você já se perguntou o que acontece nos bastidores de um grande lançamento de um novo produto, como um novo iPhone ou a versão mais recente de um videogame popular?

Gerenciar uma cadeia de suprimentos e garantir que a produção atenda à demanda sob prazos apertados pode ser incrivelmente complexo, mas é essencial para o sucesso do negócio.

A área de Operações é o que faz o negócio funcionar, os produtos ou serviços serem entregues aos clientes.

Os principais aspectos das operações de negócios incluem planejamento de capacidade, análise e melhoria de produtividade, garantia de qualidade, controle de estoque e otimização na gestão.

É preciso conhecer ferramentas e técnicas para gerenciar a qualidade, calcular os tempos de ciclo das operações e organizar e configurar os vários componentes de uma cadeia de suprimentos.

3. Contabilidade e gestão financeira

O gerenciamento adequado do dia a dia da contabilidade e finanças de um negócio é fundamental para as operações.

A contabilidade é o estudo da situação e das variáveis dos bens contábeis da organização, ela é responsável por toda movimentação de dinheiro ou valores que houver na empresa.

Toda essa movimentação é registrada em demonstrações financeiras.Por isso, é importante que os responsáveis pela gestão financeira da empresa saibam ler, analisar e preparar demonstrações financeiras.

Você pode entender melhor o que são essas demonstrações financeiras e como realizá-las clicando aqui.

O crescimento e a manutenção do seu negócio podem exigir grandes compras, investimentos, fusões, aquisições e muito mais.

O planejamento financeiro inteligente e a tomada de decisões criam valor para sua organização e garantem seu crescimento para o futuro.

O blog da Keruak tem diversos artigos sobre gestão financeira e contabilidade, que certamente te ajudarão a tirar suas dúvidas.

Leitura recomendada: O guia básico completo de contabilidade para não contadores

4. Estratégia

Como sua empresa compete no setor? Como você pode criar uma vantagem competitiva? Você é capaz de se adaptar a um ambiente de negócios em mudança?

A capacidade de ter uma visão estratégica de alto nível de um negócio é necessária para identificar oportunidades e permanecer à frente de forças externas, como novas concorrências e a mudança na demanda do consumidor.

Para isso, é preciso saber desenvolver uma estratégia de negócios, incluindo a análise da concorrência e a identificação de formas pelas quais sua empresa pode obter vantagem competitiva.

A estratégia da empresa é a base para todas as outras áreas, é ela quem decide se é mais estratégico para a empresa investir em marketing (e qual tipo de marketing) ou em novos funcionários.

5. Marketing

Sim, o marketing também faz parte de uma boa gestão empresarial.

O marketing é muito mais do que simplesmente anunciar um produto ou serviço. É identificar as necessidades do cliente e interagir com ele, manter-se informado sobre os desejos que estão mudando e entregar uma forte proposta de valor.

É preciso saber sobre segmentação, diferenciação, posicionamento de marca, branding e muito mais.

O marketing por si só já é uma área muito abrangente e pode ser subdividida em diversos tipos de marketing que estarão focados em objetivos específicos.

Veja algumas dessas áreas:

  • Marketing Direto;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Branding;
  • Endomarketing ou Marketing Interno;
  • Marketing de relacionamento.

Normalmente o endomarketing trabalha muito próximo à área de Gestão de Pessoas, pois se preocupa em manter os clientes internos da organização (seus funcionários) entendendo do produto/serviço.

Se você entendeu o que é gestão empresarial e está começando no mundo dos negócios, deveria ler: Como administrar pequena empresa: 7 passos para empreender melhor

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More