Metodologia OKR: como implementar na sua empresa

Se a sua meta é estabelecer uma gestão estratégica para o seu negócio, você precisa conhecer a metodologia OKR.

Com este método, muito popular entre as startups, é possível definir, visualizar e acompanhar objetivos e resultados de maneira muito simples.

Ao ler os próximos tópicos, você vai entender melhor o que é e como aplicar a metodologia OKR na sua empresa, seja ela uma startup ou não. Continue a leitura!

O que é metodologia OKR?

A metodologia OKR é uma estratégia de gestão criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, para mapear os objetivos do negócio e acompanhar seu alcance ao longo do tempo.

A sigla OKR corresponde a Objective and Key Results, termos que, traduzidos para o português, significam “objetivos e rersultados-chave”.

O método tornou-se mais popular porque foi adotado pelo Google, que antes contava com apenas 40 colaboradores, mas chegou a aproximadamente 120 mil em 2020.

Mas, além do Google, diversas startups promissoras ao redor do mundo estão utilizando a metodologia OKR, que já é considerada uma espécie de manual de gestão empresarial.

Isso acontece porque contar com uma metodologia de gestão bem planejada torna mais palpável tanto a visualização quanto o alcance dos resultados esperados.

O mercado atual funciona em um ritmo muito acelerado e é por isso que as metodologias de gestão, que antes não ganhavam tanto destaque, agora estão sendo criadas e aprimoradas para acompanhar esse ritmo.

Uma gestão mal estruturada ou até mesmo a ausência da gestão estratégica é um dos principais motivos pelos quais muitas pequenas e médias empresas vão à falência.

É nesse contexto que a metodologia OKR tornou-se uma referência, sobretudo para as empresas ligadas à tecnologia e à inovação.

Ela proporciona a criação e o acompanhamento de metas e métricas de uma maneira muito simples, como veremos ainda neste artigo.

Ter metas bem definidas, precisas, mensuráveis e alcançáveis é um pré-requisito para o sucesso e a saúde financeira de um negócio.

Como implementar a metodologia OKR na sua empresa?

Se você está em busca da implementação de uma gestão estratégica em seu negócio, a metodologia OKR pode ser a melhor alternativa.

Para utilizá-la, o primeiro passo é fazer a distinção entre objetivos e resultados.

Os objetivos são de ordem qualitativa e funcionam no sentido de promover um alinhamento na direção da empresa.

Um possível objetivo que você poderia traçar é, por exemplo, triplicar o seu número de clientes.

Já os resultados, que, na metodologia OKR, são chamados de resultados-chave, têm um caráter quantitativo.

Ou seja, os resultados são metas numéricas, detalhadas e de fácil compreensão. Sua empresa pode ter vários resultados-chave, como forma de detalhar as metas.

Cada objetivo pode se desdobrar em vários resultados-chave. Veja alguns exemplos de resultados que podem estar associados ao seu objetivo de triplicar o número de clientes:

  • Alcançar o mercado de todos os estados da sua região;
  • Dobrar o número de leads trazidos a partir da mídia paga;
  • Conquistar 10 mil novos clientes recorrentes no intervalo de tempo x;
  • Conquistar o mercado de 50 cidades que tenham mais de 80 mil habitantes.

Os resultados-chave também são chamados de KRs (Key-Results) e o aconselhável é que se estabeleçam entre dois e cinco deles para cada objetivo.

Existem variações, mas o mais comum é que os objetivos e resultados-chave da metodologia OKR sejam elaborados a cada três meses.

Algumas empresas os definem a cada seis meses ou até anualmente. Como a chave da efetiva aplicação da metodologia OKR é o acompanhamento minucioso dos OKRs, neste último caso é importante subdividir o acompanhamento em etapas menores.

Vamos falar agora sobre as etapas a serem seguidas para a criação dos seus OKRs.

1. Manutenção das metas sempre claras

Após compreender a diferença entre objetivos e resultados-chave, o passo seguinte é fazer uma lista com todas as metas da sua empresa dentro de um ciclo de tempo.

Depois disso, você precisa definir quais são as mais importantes entre elas, organizando a lista em ordem de importância.

A meta que estiver no topo da lista deve ser o seu principal foco durante aquele ciclo e, para isso, é importante que ela seja muito clara e tenha grande valor para a empresa.

Por exemplo, supondo que você trabalhe com confecção de roupas, sua meta principal pode ser tornar a sua marca conhecida dentro de uma determinada região ou estado.

2. Definição de objetivos

Agora é hora de desdobrar as suas metas principais em outros objetivos que não necessariamente precisam ser mensuráveis. O foco aqui é mais qualitativo.

Se você acha complicado fazer esse desdobramento, uma forma de facilitá-lo é levar em consideração dois aspectos:

  • Os problemas dos seus clientes que podem ser solucionados pela sua empresa, ou seja, as chamadas “dores” do seu público-alvo;
  • Os fatores que podem impedir que sua empresa alcance a meta.

Os seus objetivos serão, na prática, as formas através das quais essas duas questões podem ser solucionadas.

Vamos ver alguns possíveis objetivos que sua empresa poderia assumir ainda de acordo com o exemplo hipotético citado anteriormente:

  • Ganhar autoridade no mercado a partir do fornecimento de conteúdos de valor ao seu público-alvo;
  • Proporcionar aos clientes um atendimento de excelência, inovador e personalizado;
  • Utilizar matérias-primas de alta qualidade na confecção de seus produtos, tornando essa qualidade um diferencial frente à sua concorrência;
  • Aumentar o número de clientes gradativamente até atingir a meta principal.

Obviamente esses são só alguns exemplos, os objetivos dependem da realidade de cada empresa e você deve analisar a sua para defini-los.

3. Elaboração da lista de resultados-chave

Esta última etapa ganha maior destaque devido ao foco mais quantitativo, mas sem o desenvolvimento satisfatório das etapas anteriores não será possível listar os resultados-chave na metodologia OKR.

Os resultados-chave são as respostas relativas à definição de como a sua empresa vai alcançar os objetivos já definidos.

Essas métricas podem e devem ser desafiadoras, mas não inalcançáveis ou impossíveis. Ou seja, é preciso definir resultados coerentes com as projeções relacionadas ao crescimento da empresa.

Não se esqueça também de que essas métricas devem ser pensadas para o ciclo de tempo que você inicialmente definiu (geralmente esse tempo é de três meses).

Aborde e analise as listas obtidas nas três etapas da aplicação da metodologia OKR nas reuniões com seus gestores e demais colaboradores.

Isso vai te ajudar no acompanhamento da evolução dos resultados e nos estabelecimentos de possíveis ajustes para os próximos ciclos.

Veja abaixo alguns resultados-chave que poderiam ser elaborados a partir do primeiro objetivo citado anteriormente, de tornar-se autoridade no seu segmento de atuação:

  • Produzir e publicar diariamente conteúdos de valor nas redes sociais;
  • Alcançar 10 mil novos seguidores nesses canais, de maneira orgânica;
  • Dobrar o número de leads alcançados através da mídia paga.

Ao fim do ciclo, você vai ver claramente se alcançou ou não os resultados-chave definidos e poderá estabelecer novos objetivos para os próximos ciclos de maneira cada vez mais eficiente.

Se você planeja aplicar a metodologia OKR em seu negócio e tem a gestão estratégica como princípio, leia também o nosso Guia sobre Gestão Financeira. Até o próximo post!