O que é ROI: entenda de uma vez por todas como calculá-lo

Você já ouviu falar em Retorno sobre Investimento? No texto de hoje, vamos mostrar o que é e como calcular.

O que é ROI: entenda de uma vez por todas como calculá-lo

Quando você faz um investimento, você espera receber resultados positivos, não é mesmo? Você sabe o que é ROI? Ele pode te ajudar a indicar os rendimentos das aplicações.

Através dele, é possível saber quanto uma empresa ganha ou perde em cada investimento que ela realiza. Nesse texto, vamos mostrar o que é ROI e como determinar seu valor.

O que é ROI

O ROI (em inglês Return on Investiment) é a mensuração do ​retorno de investimento​. Ele mostra a taxa de conversão de possíveis clientes​ e os resultados das aplicações.

Ele é muito importante pois, ao entender o que é ROI e conseguir medir os resultados, você pode redirecionar suas estratégias e otimizar as informações dos processos.

Essa relação custo-benefício de cada estratégia leva em conta investimentos feitos em mídia paga, treinamentos ou ferramentas.

Antes de se preocupar com o ROI, é necessário entender quais as técnicas que são capazes de aproximar a sua empresa das metas traçadas.

Então qual a melhor tática para melhorar esse retorno sobre os investimentos? Não existe uma resposta certa, pois cada negócio possui suas especificidades.

Ao entender o que é ROI, você consegue perceber melhor a situação específica da sua marca, tanto na área de comunicação quanto na de vendas.

Vale lembrar que até mesmo as ações podem gerar resultados diferentes, dependendo do seu público alvo ou do momento em que se encontra o mercado em que sua empresa está inserida.

É exatamente por isso que medir o ROI é tão importante, para tentar buscar quais são os pontos falhos. A seguir, veremos quais são outras vantagens de mensurar essa taxa.

As vantagens de medir o retorno de investimento

Através do ROI, é possível ter uma ideia de quais são as maiores fontes de lucro da empresa, como anda o desempenho das campanhas de marketing, quais os canais de comunicação mais eficientes e como o setor de vendas está caminhando.

O indicador permite que a empresa estabeleça metas mais realistas, com base nas análises dos resultados anteriores, entendendo, ainda, quanto tempo os investimentos demoram para trazer retorno.

Da mesma forma, se uma tática não gera tanto resultado, é possível abandoná-la ou modificá-la, a fim de evitar gastos desnecessários e melhorar o controle de contas.

Com o corte do que não é tão rentável, você foca mais nos recursos que estão funcionando bem e, ao fazer isso, a tendência é que o lucro da empresa aumente.

Esse lucro motiva, inclusive, os colaboradores. Não é bom conseguir trabalhar com os objetivos alcançados? O ROI ajuda a criar esse ambiente de pertencimento em relação à empresa.

Se, na cultura da empresa, for dado destaque à importância do ROI, os focos nos resultados aumentam, assim como melhora o olhar analítico sobre o trabalho.

A taxa também pode ser um fator decisivo para os investidores. Se você mostrar uma taxa alta de ROI, vai ser uma comprovação de que o investimento realmente vale a pena.

E como calcular esse ROI para, depois, analisar os resultados? É o que você vai saber no tópico seguinte.

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Como fazer os cálculos

Agora que você já sabe o que é ROI, vamos te ensinar a calculá-lo. A fórmula do ROI é:

(Receita - custo) custo = ROI.  Para ter a porcentagem, multiplique por 100.

Esse resultado final é uma porcentagem, o que facilita a comparação e a visualização do ROI. A fórmula pode ser usada na empresa toda ou áreas individuais, mas, para isso, é preciso adequar as receitas e os custos para aquele projeto específico.

Vale lembrar que:

  • Receita: a receita, ou lucro do investimento, é tudo aquilo que a empresa ganha através das vendas. Ela pode ser calculada com os retornos da empresa toda ou apenas de algum seguimento, de acordo com o interesse.
  • Custo: os custos são as despesas essenciais para permitir que o investimento seja feito. É tudo aquilo que você gasta para fazer seus produtos.

Exemplo prático

Vamos supor que você tem uma carrocinha de pipoca e que você tenha os seguintes gastos:

  • Óleo de cozinha: R$ 4,00 - 900 ml;
  • Milho: R$ 8,50 - 1 kg;
  • Saquinho para colocar a pipoca: R$ 15,00 - 150 unidades;
  • Sal: 2,50 - 1 kg;

Somando todos os gastos, essas pipocas custam R$ 30,00. Cada saquinho é vendido a 3 reais, e com todos esses materiais o pipoqueiro consegue fazer 150 pipocas, tendo assim uma receita de R$ 450 se conseguir vender todas as pipocas.

Aplicando na fórmula, temos o seguinte resultado: (450-30) 30 = 14

Para ter o valor em porcentagem, basta multiplicar por 100. Dessa forma, o ROI é igual a 1.400%.

A avaliação dos resultados

Depois de todo esse esforço para fazer a empresa crescer, você não vai querer que depois volte tudo como era antes, né?

A análise do resultado é muito importante para que isso aconteça. O ideal é que ela seja feita com certa frequência para que os resultados sejam mais duradouros.

Caso o resultado não seja tão satisfatório, é hora de buscar entender o que aconteceu. Pode ser que você precise de um controle de gastos ou de mudanças na gestão financeira.

O ROI tem algumas variáveis que nem sempre são tão evidentes e, por isso, alguns cuidados devem ser tomados. É importante lembrar que:

  • A duração do investimento não entra na conta do ROI. É preciso entender qual a sua meta em determinado período de tempo. Ter um retorno de 10% ao dia é sensacional, mas se o prazo for 1 ano esse número passa a não ser tão bom assim;
  • O ROI não prevê a sazonalidade. Pode ser que em dezembro, por exemplo, sua empresa tenha uma taxa de 2000%. Entretanto, você esqueceu de pensar que sua empresa é do setor de decoração de Natal e, portanto, essa não é a realidade de todo mês.
  • A inflação não é contabilizada no ROI. O retorno de investimento não inclui o aumento ou redução da inflação na conta. Por isso, tome cuidado na hora de comparar os resultados.

Existem algumas perguntas essenciais: a empresa possui um resultado melhor do que o dos concorrentes? O que a empresa fez ou deixou de fazer para contribuir com o resultado? O que esse resultado mostra?

O que você tem que ter em mente é que não se pode, de forma alguma, ter medo de mudanças. Às vezes, elas são necessárias para tornar o rendimento maior. Depois de ler esse texto, você já é um expert e pode explicar para todo mundo da empresa sobre o que é ROI. Para conhecer ainda mais sobre investimentos, leia nosso texto sobre taxa interna de retorno.

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