Vender pelo WhatsApp é uma grande estratégia de negócios na atualidade porque o aplicativo conta com mais de dois bilhões de usuários e o objetivo de toda empresa é se fazer presente onde seu público-alvo está.

A popularidade do canal faz compreender que, seja qual for o seu ramo de negócios, o seu cliente em potencial certamente utiliza o WhatsApp cotidianamente.

A crise financeira em função da pandemia acelerou a expansão dos canais on-line de vendas em todo o mundo e agora dispensar essas possibilidades está fora de questão.

Neste artigo, vamos enumerar várias dicas sobre como utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas do seu negócio Interessante, né?

Continue a leitura!

Utilize o WhatsApp Business

Essa dica é a primeira por dois motivos:

  1. A necessidade de separação entre mensagens pessoais e profissionais;
  2. Os recursos que o WhatsApp Business oferece.

Antes de começar a vender pelo WhatsApp você tem que providenciar uma conta comercial no aplicativo.

Um dos diferenciais em relação ao WhatsApp comum são as etiquetas, por meio das quais você pode marcar os clientes pela situação do pedido ou da sua jornada.

O WhatsApp Business também conta com as métricas, que vão te informar sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Além disso, você pode divulgar o link para o seu site e a localização da sua empresa no mapa.

Peça autorização ao cliente

Quando você decide vender pelo WhatsApp, pedir autorização aos clientes para enviar mensagens a eles é muito importante.

Isso porque o aplicativo é uma ferramenta de uso muito pessoal e o seu público-alvo pode se sentir invadido caso não tenha a informação prévia de que você entrará em contato por esse canal. Portanto, seja respeitoso e crie maneiras de obter a autorização do cliente.

Você pode, por exemplo, pedir que as pessoas interessadas em receber suas mensagens façam um cadastro pelo seu site ou pelas mídias sociais.

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As recompensas digitais são uma ótima opção para incentivar a autorização de envio de mensagens via WhatsApp.

Ofereça um conteúdo de valor, um e-book ou vídeo que seja muito interessante para a sua audiência e peça o número de WhatsApp em troca.

Ofereça conteúdo de valor

Você pode ter produtos ou serviços de excelente qualidade e ofertas imperdíveis, mas os clientes serão mais facilmente atraídos se você oferecer conteúdos interessantes dentro da sua área de atuação.

É claro que o seu objetivo é vender pelo WhatsApp, mas as mensagens constantes que insistem somente nas ofertas podem afastar o possível cliente.

O marketing de conteúdo está em alta e você pode aproveitar o próprio conteúdo para falar da sua oferta.

Se você trabalha com a venda de calçados, por exemplo, pode dar dicas de combinações dos seus produtos com diferentes estilos de roupas ou sobre como conservar e guardar um sapato de acordo com o material com o qual ele foi confeccionado.

O conteúdo pode ser produzido em vídeo, texto, fotos, gráficos e até áudios.

Organize sua lista de contatos de clientes

Para lidar melhor com uma lista de contatos que pode ser extensa, uma boa estratégia é subdividi-la em grupos de acordo, por exemplo, com as etapas do funil de vendas.

Assim, você pode enviar conteúdos específicos de acordo com os diferentes perfis da sua audiência e conseguir muito mais retorno na missão de vender pelo WhatsApp.

Utilize listas de transmissão

Para vender pelo WhatsApp, as listas de transmissão são muito mais interessantes do que os grupos, já que a última opção é benéfica só para a empresa e não para o cliente.

Como o foco nos desejos e necessidades do cliente é a sua prioridade, opte pelas listas de transmissão, feitas de acordo com as subdivisões sugeridas no tópico anterior.

Faça um cronograma de mensagens e abordagens

Essa dica dialoga com as duas anteriores. Vender pelo WhatsApp não se resume a fazer as ofertas e insistir para que o cliente as aceite.

Você deve ter um planejamento da frequência e dos tipos e formatos de conteúdo que você vai enviar, de acordo com a etapa do funil de vendas em que está cada parte da sua audiência.

Utilize o WhatsApp Web

Ao utilizar o WhatsApp no computador você acelera o processo de digitação e gerencia melhor suas listas de transmissão.

Divulgue o seu contato de WhatsApp

Em seu site e nos perfis da sua empresa nas redes sociais, divulgue o número do WhatsApp da sua empresa com o telefone ou no lugar dele.

Assim, a sua audiência tem a possibilidade de ir até você, ou seja, é um engajamento espontâneo que facilita a tarefa de vender pelo WhatsApp.

Você pode divulgar o atendimento via WhatsApp não apenas no perfil das redes sociais, mas também em alguns posts e stories do Instagram ou Facebook.

Além disso, é possível criar um link em que a audiência é direcionada direto para o aplicativo e pode iniciar uma conversa com você.

Promova campanhas de vendas

Utilizar o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia quando o objetivo é vender pelo WhatsApp, mas você também precisa mostrar os benefícios do seu produto ou serviço.

Se a sua preocupação é a de ser invasivo, saiba que isso não acontece quando você usa uma linguagem persuasiva e destaca os diferenciais do seu produto.

Em resumo, se o cliente estiver convencido de que o que você oferece é a melhor opção disponível, ele se tornará ainda mais interessado e engajado nas suas propostas.

Nesse aspecto, você pode usar gatilhos mentais para convencer. Eles são uma estratégia de destaque dos pontos-chave que desencadeiam a tomada de decisão na audiência.

Nova call to action

Por exemplo, os gatilhos da escassez e da urgência podem fazer com que o cliente efetive a compra imediatamente.

O status do WhatsApp funciona como os stories do Instagram, ou seja, permanece visível por apenas 24 horas e pode ser usado dentro da estratégia dos gatilhos citada anteriormente.

Já a ferramenta catálogo está disponível desde 2019 e possibilita ao cliente ver os produtos e preços em uma lista, dando mais dinamicidade quando você vai vender pelo WhatsApp.

Então, não se restrinja ao envio de mensagens aos clientes. Explore todo o potencial que o aplicativo oferece.

Utilize um software de atendimento ao cliente

Como já dissemos, para não parecer invasivo, ao vender pelo WhatsApp você deve focar nos desejos e necessidades da sua audiência.

Além disso, você precisa gerenciar de maneira eficaz o seu relacionamento com o cliente e, para essa tarefa, os softwares de Help Desk são muito eficientes.

Recomendados o da Desk Manager, que é parceira do Keruak e possui integração com o WhatsApp para facilitar o atendimento ao cliente.

Tenha tempo para vender pelo WhatsApp

Com todo o potencial que o WhatsApp tem para alavancar as suas vendas, ele não pode ser apenas a ferramenta que você utiliza nos intervalos entre outras atividades.

É preciso dedicar tempo a essa estratégia, inseri-la dentro da sua rotina diária, com programações e horários específicos para os envios e respostas de mensagens.

Além disso, o WhatsApp não é a única ferramenta on-line disponível para as vendas, você tem um mundo de opções e a serem exploradas, mas todas demandam tempo e empenho.

Agora que você já conhece nossa lista de dicas para vender pelo WhatsApp, deve explorar também as outras possibilidades de venda pela internet. E é claro que nós temos um ótimo artigo sobre o assunto para recomendar. Basta clicar aqui.