Débito recorrente: como e por que usar esse meio de pagamento?

O débito recorrente facilita o pagamento por produtos ou serviços que precisa ser feito periodicamente, geralmente a cada mês.

Débito recorrente

Seu negócio oferece o débito recorrente como forma de pagamento? Esta é uma opção bastante vantajosa tanto para a empresa quanto para o cliente.

Trata-se de uma das mais novas modalidades de pagamento, que visa ao atendimento das demandas dos clientes.

É claro que sempre que for possível é interessante diversificar as opções de pagamento, para que seus clientes possam escolher, mas o débito recorrente tem tido bons resultados e, por isso, você deveria considerá-lo entre as suas opções.

Ao ler os próximos tópicos, você vai entender o que é e como funciona o débito recorrente, além das vantagens que esta modalidade oferece.

Achou interessante? Então, continue a leitura!

O que é e como funciona o débito recorrente?

O débito recorrente é um meio de pagamento em ascensão, muito utilizado por academias de ginástica e que também tem se expandido para outros segmentos de negócios.

Ele funciona no sentido de facilitar o pagamento por produtos ou serviços que precisa ser feito periodicamente, geralmente a cada mês.

A principal característica dessa modalidade de pagamento é o não comprometimento do limite do cartão de crédito do cliente.

Quando a opção de pagamento escolhida é o débito recorrente, a cada mês ou outro intervalo de tempo definido, o valor devido é debitado da conta do cliente sem que seus limites sejam comprometidos a longo prazo.

Essa opção surgiu por conta da insatisfação com a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito, que impede que os clientes realizem outras compras ao longo do tempo do contrato.

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Um exemplo prático é o seguinte: se o valor do contrato anual de uma prestação de serviços é de R$ 2.400, o pagamento via parcelamento com cartão de crédito comprometeria o total de R$ 2.400 do limite do cliente e ele pagaria, dentro de sua fatura do cartão de crédito, o valor de R$ 200 por mês.

Já com a opção do débito recorrente o valor mensal a ser pago continua sendo R$ 200, mas o valor total do contrato não compromete o limite do cartão de crédito do cliente.

Ou seja, o único valor que fica comprometido dentro do limite é o referente ao pagamento mensal de R$ 200 e não o total do contrato.

Durante algum tempo, muitos negócios priorizaram o parcelamento no cartão de crédito como forma de pagamento em razão da possibilidade de “prender” o cliente.

Contudo, com a ascensão de um perfil de clientes cada vez mais exigentes, o comprometimento de seu limite levou muitos deles a dispensar os contratos.

Ou seja, percebeu-se que a ideia de manter o cliente fiel por um período maior de tempo associada ao parcelamento com cartão de crédito pode ser o efeito contrário.

Por outro lado, o débito recorrente também representa uma vantagem em relação, por exemplo, à emissão de boletos ou carnês, que favorecem a inadimplência e dificultam a fidelização.

No próximo tópico, vamos listar as principais vantagens da utilização do débito recorrente.

Vantagens da utilização do débito recorrente

Vamos enumerar em seguida as vantagens que o débito recorrente oferece tanto para os clientes quanto para o negócio.

Atendimento da demanda do cliente

Essa é a razão principal da existência do débito recorrente. Para conquistar e fidelizar os clientes é preciso atender a suas demandas.

E o cliente 4.0 não quer ter o seu limite do cartão de crédito comprometido por vários meses e até anos.

Além disso, ele quer a facilidade de não precisar ir até a academia ou ao banco para pagar um boleto ou carnê de tempos em tempos.

Nesse contexto, o débito recorrente é uma opção promissora, no sentido de deixar os clientes satisfeitos.

Fidelização de clientes

Muitas empresas têm dificuldades na retenção de clientes. Quando termina o período de vigência de um contrato, renová-lo pode ser um grande desafio.

Isso acontece principalmente devido à concorrência cada vez mais acirrada presente em diversos segmentos de negócios e às demandas cada vez mais específicas dos clientes.

Obviamente, somente oferecer a possibilidade do débito recorrente não vai garantir a fidelização dos seus clientes.

Mas como é uma demanda em ascensão, ele será um dos fatores considerados para a decisão de renovação de um contrato.

Conquista de novos clientes

A falta de limites no cartão de crédito é a justificativa de muitos clientes em potencial para não fecharem um contrato.

A grande vantagem de não comprometer esse limite é, portanto, um ótimo argumento da equipe de vendas para conquistar novos clientes.

Grandes empresas do mundo inteiro já perceberam a tendência de os clientes estarem mais abertos ao consumo quando essa modalidade de pagamento é oferecida.

Como os seus esforços de venda precisam englobar tanto a fidelização dos clientes já existentes quanto o aumento do volume de vendas, essa tendência precisa ser considerada.

Maior valor agregado

Como dissemos anteriormente, somente o oferecimento do débito recorrente como forma de pagamento não vai garantir a fidelização e a conquista de novos clientes.

Porém, este é um diferencial que será considerado pelos clientes tanto na hora da escolha de um produto ou serviço quanto no momento de uma possível renovação.

Em outras palavras, o débito recorrente vai contar pontos a favor do seu negócio quando o cliente for tomar uma decisão.

A praticidade, a transparência na realização dos pagamentos e a sensação de pertencimento a um grupo são os principais fatores que essa opção de pagamento representa.

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Personalização

A personalização é uma das demandas de maior destaque relacionadas a um perfil geral de clientes em ascensão na atualidade.

A ideia de um serviço padronizado e de um tratamento generalizado que não leva em consideração as expectativas específicas do cliente tem se tornado cada vez mais obsoleta.

O débito recorrente permite, por exemplo, a criação de planos trimestrais, semestrais e anuais, de acordo com o que o cliente quer ou necessita.

Quando essas diferentes possibilidades são oferecidas, o cliente se sente mais seguro em seu relacionamento com a empresa e torna-se, consequentemente, mais fiel.

Previsão de faturamento mais precisa

O débito recorrente também é positivo do ponto de vista da gestão, já que permite uma organização financeira mais detalhada.

Com ele, é possível fazer uma previsão do faturamento com um elevado grau de precisão e tomar decisões financeiras mais assertivas.

E se o aprimoramento da gestão financeira da sua empresa é a sua meta no momento, recomendamos, após o entendimento das vantagens do débito recorrente, a leitura do artigo sobre conciliação bancária. Boa leitura!