No final de todos os anos, especialistas elencam as principais tendências no ramo dos negócios para o ano seguinte. Agora não vai ser diferente, fazendo surgir as projeções de empreendedorismo para 2020.

A tecnologia tem se mostrado fundamental no desenvolvimento de novidades das empresas, com o uso de softwares e inteligência artificial, que tendem a aumentar ainda mais em 2020.

Além disso, a terceirização em áreas que não são do core business da organização é outra tendência para o próximo ano.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura, pois vamos apresentar as principais tendências do empreendedorismo em 2020!

Uso de softwares na gestão da empresa

A tecnologia deixou de ser um adendo nas empresas para se tornar um componente imprescindível.

Isso porque ela promove diversas vantagens por meio da automação dos processos. Nesse sentido, surgiram diversos softwares que auxiliam na gestão da empresa. Confira alguns deles logo abaixo!

Software financeiro

A gestão financeira é um fator essencial de qualquer empresa, permitindo ao gestor controlar e analisar as atividades financeiras da organização.

Esse tipo de cuidado envolve o planejamento, administração e controle dos recursos econômicos, maximizando os resultados monetários.

Nesse sentido, para potencializar os ganhos, as empresas utilizam diferentes métodos, conceitos e técnicas relacionadas à gestão financeira, entrando em cena também a participação da tecnologia, que estará ainda mais em foco no empreendedorismo de 2020.

Afinal, já existem softwares voltados para o controle dos processos e segurança no armazenamento dos dados, facilitando o trabalho dos gestores ao contarem com sistemas informatizados que permitem a integração das finanças num só lugar.

Os softwares costumam ser bem intuitivos, portanto, fáceis de usar, realizando automaticamente os cálculos.

Com isso, conseguem reduzir o tempo de execução em tarefas rotineiras, promovem uma menor duração na elaboração dos relatórios e também na avaliação dos resultados.

Software para gestão de pessoas

Toda organização só funciona corretamente se as pessoas estiverem agindo em sinergia, com a atuação alinhada. No entanto, sabemos que a gestão dos colaboradores pode não ser uma tarefa muito fácil, então uma ajuda efetiva é sempre bem-vinda.

Nesse caso, vale a pena contar com softwares para gestão de pessoas. Eles auxiliam na integração dos diferentes departamentos da empresa, promovendo a automação dos processos e a eficiência na realização das atividades.

Por meio dessas ferramentas, é possível que os gestores tenham mais controle sobre as atividades administrativas, clima organizacional, desenvolvimento de talentos e acompanhem indicadores para conquistar equipes mais motivadas e com melhores desempenhos.

Além disso, os softwares permitem que os gestores consigam definir se precisam aumentar ou reduzir o número de colaboradores, fornecer promoções e transferências, entre outros.

Todos esses benefícios são possibilitados por ferramentas que promovem, por exemplo, criação de salas divididas por temas – útil para dar um recado geral para as equipes –, definição e acompanhamento de metas de cada colaborador, envio de dicas e sugestões por meio de chats e até mesmo controle na jornada de trabalho de cada um deles.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v1-1

Software jurídico

Para quem trabalha com processos jurídicos, softwares podem ser importantes aliados. Afinal, se é possível otimizar o tempo de um contador, é bem melhor fazê-lo, não é mesmo?

Os softwares jurídicos são uma tendência para o empreendedorismo em 2020, sendo capazes de automatizar e organizar atividades rotineiras de profissionais da área.

Basicamente, essas ferramentas permitem o acompanhamento dos processos judiciais e administrativos, sendo possível, portanto, conferir os desdobramentos, objetos, documentos, entre outros.

Essas informações geram relatórios para que, posteriormente, você possa analisar os dados com mais calma.

Além disso, os softwares podem até gerenciar as agendas dos profissionais, promovendo também a gestão de assinaturas e contratos.

Implementação da inteligência artificial

Já se foi o tempo em que a inteligência artificial era algo presente apenas em filmes de ficção. Afinal, atualmente, ela já está perpassando diversas áreas, inclusive o empreendedorismo.

Uma das suas modalidades é o machine learning (aprendizado automático), que está sendo incorporado nas empresas para auxiliar na identificação de padrões de comportamento e gestão, reconhecimento de voz, resolução e previsão de problemas e reconhecimento de imagem.

A inteligência artificial pode ser usada também em tarefas administrativas e outras áreas cujo orçamento não possibilita altos investimentos. Para isso, os chatbots se revelam bastante úteis, promovendo um atendimento ao público adequado.

Dessa forma, a inteligência artificial consegue otimizar as operações de rotina de negócio, lembrando que, ao contrário do que muitos pensam, elas não substituem o capital humano.

Terceirização de áreas fora do core business

Ainda que alguns gestores sintam receio com a terceirização ela pode ser bastante útil quando se trata de áreas que não estão incluídas no core business da empresa. Ou seja, setores que não estão relacionados com a parte estratégica da organização.

Podem estar ligados aos serviços rotineiros, que não apresentam valor agregado e estão longo do core business.

A necessidade dessa contratação costuma acontecer quando a empresa cresce muito e as equipes não conseguem dar conta da alta demanda.

Dessa forma, os colaboradores não ficam sobrecarregados e você ainda consegue garantir resultados satisfatórios.

A terceirização apresenta diversas vantagens, como:

  • maior produtividade, aumentando o ritmo de trabalho sem comprometer a qualidade do serviço prestado;
  • otimização das atividades, que são distribuídas de maneira adequada;
  • redução de custo ao não precisar investir em mais espaço na empresa;
  • possibilidade de focar no core business para promover o crescimento da empresa.

Nesse sentido, podem ser terceirizadas, portanto, as áreas de limpeza, logística, segurança e transporte.

No entanto, já existe uma nova modalidade de terceirização conhecida como outsourcing que também está começando a crescer. Esse modelo diz respeito à terceirização em áreas estratégicas, como a área de TI e finanças.

De qualquer forma, para saber se vale a pena ou não contratar serviços terceirizados, é necessário olhar para a situação atual da empresa e perceber se ela, de fato, necessita deles.

Como você pode perceber, a maioria das tendências para o empreendedorismo em 2020 estão voltadas para o uso da tecnologia nos negócios.

Mais que uma novidade, os recursos tecnológicos se tornaram uma necessidade para os empreendedores, não apenas facilitando a vida deles como promovendo otimização dos processos e resultados mais eficientes.

Por isso, é importante já começar a se preparar para essas inovações que já surgiram e só tendem a se incorporar ainda mais no mundo dos negócios.
Como dissemos, os softwares para gestão fazem parte da tecnologia que não pode faltar na sua empresa para que ela já embarque nas tendências do empreendedorismo em 2020. Aproveite para conhecer também as principais ferramentas de gestão que não podem ficar de fora da sua organização. Confira o nosso artigo sobre esse assunto!

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v2