/ Gestão

Relatório gerencial: por que sua empresa precisa dele?

O acompanhamento efetivo de todas as atividades de uma empresa é um dos fatores-chave para uma boa administração. Nesse contexto, cada relatório gerencial é mais do que um simples documento, sendo necessário para o negócio.

É por meio deles que os gestores conseguem analisar a empresa de forma eficaz e mensurar os resultados alcançados, tendo um apoio sólido e efetivo para as tomadas de decisão.

Além dessa ampla visão do negócio que esses documentos oferecem, é possível, por meio deles, fazer um planejamento estratégico do negócio para otimizar atividades, reduzir despesas e, em consequência, buscar o aumento do lucro.

Se, apenas com essa visão que demos, você ainda tem dúvidas da importância dos relatórios gerenciais para sua empresa, continue a leitura!

Você verá ainda que investir em um processo automatizado de emissão de relatórios, por meio de um software, é extremamente interessante e válido para a otimização dos recursos do negócio.

Por que sua empresa precisa de um relatório gerencial?

Como dissemos no início deste artigo, não há como administrar eficazmente uma empresa sem checar, com frequência, diversos indicadores de desempenho.

Ter uma visão ampla do negócio, abrangendo indicadores financeiros, de desempenho dos colaboradores, de satisfação do cliente, entre outros, é o que vai dar suporte aos gestores para tomar decisões.

O que ocorre é que o relatório gerencial é justamente o documento que vai indicar esse desempenho da empresa em diferentes frentes, contendo dados estratégicos para a condução do negócio.

Ele mostra a situação real da empresa e indica onde devem ser feitos ajustes, ou seja, o que precisa de um olhar mais atento, crítico e resolutivo do gestor.

Além disso, os relatórios gerenciais acabam servindo como um excelente histórico do negócio, podendo ser consultados posteriormente para fazer comparativos e entender o contexto de decisões.

Para que um relatório gerencial seja efetivo, ele deve:

  • Abordar o que é realmente importante na área, evitando o uso de informações desnecessárias;
  • Incluir seu objetivo e contexto;
  • Apresentar um conteúdo que informe prazos, limites orçamentários, custos, entregas etc.;
  • Utilizar uma linguagem clara e objetiva.

Os aspectos financeiros do negócio são os que mais têm relatórios, justamente pela área financeira ser extremamente importante. Afinal, sem dinheiro, o negócio não sobrevive.

Realizar uma boa gestão financeira atrelada a relatórios robustos, completos e assertivos é mais do que vital para uma empresa.

Mas pense bem: independentemente do porte do negócio, o fluxo de dados é alto, isto é, são muitas as informações a serem abordadas e principalmente analisadas.

Será que a confecção desses relatórios precisa ser algo extremamente dispendioso, ocupando grande parte do tempo dos gestores? Ou há alguma saída?

Sim, essa saída existe! Ela se chama automação e nada mais é do que utilizar um software que gere relatórios automaticamente para o negócio.

Isso permite que o tempo dos gestores seja destinado à análise desses relatórios e à efetivação de ações necessárias para corrigir desvios ou potencializar oportunidades.

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v2

Parece bom, não é mesmo? Afinal de contas, tempo é dinheiro. O Keruak é um software de gestão financeira que cumpre muito bem esse papel de gerar relatórios gerenciais.

Saiba mais sobre as vantagens de ter um software como o Keruak em: O que é ERP? Por que utilizá-lo e qual a sua importância?

Como um software de gestão financeira pode ajudar com seu relatório gerencial?

É inegável que a tecnologia veio para facilitar tanto nossa vida pessoal quanto os processos empresariais. O ganho de tempo proporcionado pela automação, conforme dissemos, é valioso para a administração.

Quando sua empresa faz uso de um software de gestão financeira, como o Keruak, por exemplo, ela se beneficia de inúmeras maneiras.

Isso porque diversas tarefas cotidianas passam a ser feitas automaticamente, como emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e receber, emissão de relatórios gerenciais, controle de estoque, gerenciamento de contratos, emissão de cobranças, etc.

O Keruak tem outro recurso, dessa vez intimamente ligado ao tema deste artigo: a possibilidade de ter relatórios gerenciais ilimitados e personalizados.

Esse atributo faz toda a diferença para o negócio, já que o gestor pode ter acesso ao relatório gerencial que ele quiser no momento que desejar, e os documentos contém sempre os dados atualizados.

A personalização também é importante, pois as necessidades variam de um negócio para outro. Se o software oferecesse relatórios padronizados, muitos aspectos importantes para determinada empresa poderiam não ser abordados, e os documentos não seriam totalmente adequados para ela.

Uma novidade do Keruak é que agora ele integra três ferramentas valiosas para a criação de relatórios gerenciais. Continue a leitura para conhecê-las.

Power BI

A ferramenta Power BI foi desenvolvida pela Microsoft, sendo um conjunto de serviços de softwares, aplicativos e conectores que trabalham em conjunto na geração de informações coerentes para os gestores.

O Power BI transforma as fontes de dados da empresa, que não são relacionadas, em informações com coerência, fazendo sentido para os líderes e indicando questões relevantes do negócio.

Por meio de informações visualmente envolventes e interativas, os gestores conseguem ter insights para uma tomada de decisão rápida e assertiva. Os gráficos gerados são customizáveis, podendo abordar o que o negócio realmente necessita.

Slemma

O Slemma é uma ferramenta de relatório e análise projetada para pequenas e médias empresas. Ela permite criar relatórios e painéis personalizados facilmente, através de uma biblioteca com mais de 75 integrações.

A abordagem exclusiva do Slemma para o desenvolvimento de gráficos permite que o usuário (o gestor, por exemplo) descubra informações valiosas a partir dos dados utilizados sem demandar horas de desenvolvedor ou semanas de treinamento.

A ferramenta ainda torna os dados fáceis e acessíveis para equipes e clientes. É possível convidar colegas e compartilhar o painel através de URL de compartilhamento ou de e-mail programado.

Qlik Sense Cloud

O Qlik Sense Cloud é um recurso gratuito de Business Intelligence que permite criar relatórios e painéis interativos com gráficos e painéis de visual impressionante.

Esse software de visualização simplifica a análise de dados, o que ajuda o gestor a tomar decisões de negócios embasadas e com mais rapidez.

O Qlik Sense Cloud permite descobrir informações preciosas dos dados em minutos, apresenta recurso de pesquisa inteligente para descobrir relacionamentos de dados, facilita a colaboração e o compartilhamento de ideias, entre outros benefícios.

Percebemos então que não é possível fazer um efetivo planejamento e controle financeiro do negócio sem levantar os dados importantes para analisá-lo.

Como vimos, essa tarefa fica muito mais prática com um software de gestão como Keruak, que, além de automatizar diversas funções cotidianas, integra as principais ferramentas de emissão de relatórios.Ficar de olho em cada relatório gerencial emitido é um passo importante para garantir o bom funcionamento e a saúde financeira da empresa. Leia: Saúde Financeira: você sabe como está a do seu negócio?

2019Maio29-KERUAK-campanha-CTA-DRE-semlogo-v1-1

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More