O que é ERP e as inúmeras vantagens de utilizá-lo

O ERP é um software capaz de interligar diferentes setores de uma empresa em uma única plataforma. Entenda melhor o assunto acessando nosso blog.

O que é ERP e as inúmeras vantagens de utilizá-lo

É inegável que vivenciamos uma transformação digital na qual, praticamente, todos os processos de uma empresa são, agora, digitalizados. A automação de processos implica uma grande quantidade de informação circulante. Nesse sentido, saber o que é ERP faz toda a diferença no seu negócio. Você sabe o que é ERP?

Ao ler o nosso artigo hoje, você saberá exatamente o que é ERP, por que utilizá-lo e qual a sua importância para o seu empreendimento.

Ter o conhecimento do significado e aplicação desse termo será um diferencial competitivo para a sua empresa no mercado em que ela está inserida. Pronto para saber o que é ERP? Continue a leitura!

O que é ERP?

ERP é uma sigla, em inglês, que significa Enterprise Resource Planning; sua tradução para o português se dá da seguinte forma: Planejamento dos Recursos da Empresa.

O ERP é uma ferramenta que tem sido utilizada em grandes empresas há tempos, contudo, ultimamente, tem sido empregado em empresas de pequeno e médio porte por trazer muitos benefícios.

Hoje em dia, é difícil pensarmos em uma empresa que não faz uso de algum tipo de sistema para realizar suas operações cotidianas.

Seja para gerenciar os contatos com os clientes, ou para realizar o fluxo de caixa ou, ainda, qualquer outra atividade: as empresas utilizam diversos sistemas e programas para cumprirem com as suas funções da melhor maneira.

Entretanto, em alguns momentos, usar mais de um sistema, cada um realizando determinada função, pode trazer mais complexidade e gastos desnecessários para a organização.

Por esse motivo, saber o que é ERP e aplicá-lo na sua empresa se faz tão importante. O ERP é um software de gestão que irá atuar prestando suporte a todas as informações referentes à sua gestão.

O ERP é um software que, de maneira resumida, é capaz de interligar diferentes setores de uma empresa em uma única plataforma.

Assim, através dessa conexão entre as áreas, é possível ter uma visão sistêmica daquilo que tem acontecido na sua empresa.

Qualquer informação que você desejar, está a um clique da sua mão. Com um software ERP, você pode acessar os dados da sua empresa, não importa de qual setor seja, de maneira simples e direta.

Nova call to action

Tal interligação entre diferentes áreas e sistemas dentro de uma mesma empresa é possível pelo fato de um ERP ser composto por uma série de módulos integrados, cuja base de dados é comum.

Cada um desses módulos será responsável por uma área da empresa, sendo que, ao utilizar um ERP, o gestor da empresa poderá ter uma visão ampla de tudo o que tem acontecido em cada área.

Ao adquirir um ERP, é possível escolher quais módulos utilizar de forma que não é necessário manter módulos que não são utilizados.

Assim, o sistema ERP pode ser simplificado e sua implementação, portanto, será mais simples e mais eficiente de acordo com a sua realidade. Interessante, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que é ERP, você pode começar a analisar todos os benefícios que esse software pode trazer para a sua empresa.

Vamos conhecer quais são essas vantagens?

Por que utilizar um ERP? Conheça as vantagens

Sabendo o que é ERP, fica muito mais fácil compreender cada um dos benefícios que esse software pode trazer para a sua empresa. Vamos ver essas vantagens?

Controle dos processos

Ao utilizar um software ERP, você terá um controle muito maior dos seus processos internos.

Você poderá ter o controle de seus custos, gastos, estoque, pessoal e prazos da contabilidade, por exemplo.

Através do ERP, você poderá centralizar toda a sua operação, padronizar informações e etapas e, dessa forma, erros entre os colaboradores serão evitados.

Otimização de tempo

Com a automatização dos processos, o tempo levado pelos colaboradores para executarem as suas tarefas, com certeza, será reduzido.

Os colaboradores terão acesso a tudo o que precisam em uma única plataforma e, a padronização existente nos processos fará com que suas tarefas sejam facilitadas.

Dessa forma, como consequência, poderemos observar a otimização do tempo para tarefas mais operacionais e um ganho significativo na produtividade.

Direcionamento de recursos

Com o tempo otimizado através do ERP, será possível também direcionar esforços e recursos para as situações dentro da empresa que precisam de fato serem trabalhadas.

Com o ERP não será necessário se preocupar com questões triviais do cotidiano, o controle dos processos será maior, bem como a otimização de tempo e a produtividade dos colaboradores.

Assim, os gestores da empresa poderão focar suas ações em situações de maior importância.

Redução de custos

Quando uma empresa deixa de lado as rotinas burocráticas e implementa um sistema com banco de dados centralizado, a redução de custos é uma consequência evidente.

Para começar, as operações tornam-se mais enxutas e há uma redução dos sistemas utilizados nas rotinas do negócio.

Ou seja, quando se tem um sistema ERP de qualidade, não é necessário contar com um software para cada atividade, como controle de estoque, organização de pedidos ou emissão de notas fiscais.

Se você sabe o que é ERP e selecionou um bom sistema para aplicar ao seu negócio, com uma única ferramenta será possível gerenciar todas essas e diversas outras atividades.

Assim, os custos tornam-se menores  porque você substitui uma série de sistemas por um único e porque há também uma redução da demanda por suporte na área de TI.

Análise crítica da empresa

Contar com um software ERP na sua empresa irá possibilitar que uma análise crítica seja feita sem maiores dificuldades.

Muitas vezes, é comum imaginarmos uma certa complexidade no momento de realizarmos análises críticas, mas não precisa ser assim.

Com um bom ERP, essas análises podem ser feitas de maneira simples e direta. E o melhor: não é preciso analisar apenas uma parte da empresa, mas qualquer área que você desejar. Todas as informações estarão disponíveis para acesso.

Escalabilidade

Este é um dos conceitos em destaque na atualidade no meio corporativo. A escalabilidade diz respeito à capacidade de lidar com uma porção crescente de trabalho de maneira uniforme.

Em outras palavras, um negócio escalável é aquele que está preparado para crescer, que pode lidar com as mudanças decorrentes do crescimento de forma organizada.

Nova call to action

Essa capacidade é um grande desafio para os gestores, pois é preciso acompanhar e potencializar o crescimento mantendo a gestão eficiente.

Quanto mais a empresa cresce, mais haverá variáveis a serem controladas e informações a serem utilizadas como parte da rotina do negócio.

O ERP pode ser adaptado para cada momento da trajetória do empreendimento, podendo assim ajudar os gestores a alcançarem a escalabilidade do negócio.

Se, num primeiro momento, sua empresa não necessita de um CRM robusto, por exemplo, ele poderá ser integrado ao seu ERP conforme a empresa for se expandindo.

Ou seja, o ERP pode ser adaptado conforme as necessidades e os diferentes momentos vividos pela empresa.

Confiabilidade e segurança da informação

Esta é uma das essências a serem lembradas quando se busca entender o que é ERP. A centralização das informações em uma base de dados garante a sua segurança e as torna mais confiáveis.

Como você certamente já sabe, a segurança da informação é uma das prioridades de qualquer empreendimento na atualidade devido aos enormes prejuízos que a falta dela pode gerar.

Por serem valiosos ativos das empresas, as informações precisam receber a devida proteção.

E os sistemas ERP são capazes de centralizar as informações em um único repositório, permitindo que os gestores de TI invistam na segurança de apenas um banco de dados.

Além disso, a interligação com serviços na nuvem reforça ainda mais a segurança, já que os data centers externos são dotados de sistemas adicionais de proteção contra riscos.

Entre esses sistemas, podemos citar o backup contínuo, a redundância e a criptografia de dados.

Acesso remoto

O trabalho remoto tem sido cada vez mais praticado em empresas de diferentes portes e segmentos devido principalmente à economia de recursos para a empresa e à qualidade de vida que ele proporciona aos colaboradores.

O ERP torna muito mais viável essa implementação, permitindo, por exemplo, que os gestores acompanhem determinado fluxo de informações a qualquer tempo e de qualquer lugar.

Ou seja, o sistema ERP possibilita o trabalho remoto e o acompanhamento em tempo real e integral das informações do negócio.

Assim, a otimização do trabalho e da tomada de decisões é uma consequência natural, já que o acesso a qualquer tempo agiliza as interpretações dos dados.

Transparência

O ERP permite aos gestores o acesso a informações precisas oriundas de diferentes setores da empresa instantaneamente.

Isso significa que haverá uma agilização das tarefas da gestão e também que a acessibilidade aos dados tornará toda a gestão mais transparente.

É possível monitorar, por exemplo, os níveis de estoque em tempo real diariamente, considerando inclusive as mercadorias previstas para serem recebidas e as que estão em trânsito.

Isso é possível por conta da centralização e disponibilidade das informações, que possibilitam a simplificação e agilização das tarefas.

Não é necessário solicitar a um colaborador ligado ao setor de vendas um relatório sobre as vendas da última semana para fazer uma análise.

Essas informações estarão disponíveis pelo sistema ERP e você poderá criar relatórios instantâneos.

Ou seja, com o ERP, sua empresa estabelece fluxos de trabalho mais condizentes com suas especificidades e com o contexto em que ela se insere.

Redução de erros

Menos erros significa menos retrabalho que, consequentemente, representa maior produtividade.

Esta é uma das vantagens mais evidentes quando você entende realmente o que é ERP e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Isso acontece porque a implementação do ERP implica na padronização e na integração dos processos cotidianos da empresa.

Assim, fica no passado a descentralização que culmina em redundâncias e na falta de alinhamento.

Como o ERP facilita a comunicação entre os diferentes setores da empresa, com ele é possível estabelecer um alinhamento harmonioso e o trabalho em equipe.

Consequentemente os erros serão reduzidos, já que as informações também tornam-se muito mais precisas e confiáveis.

Ainda, de maneira geral, podemos destacar mais alguns benefícios com impacto significativo na sua organização. São eles: organização da equipe, auxílio no cumprimento de obrigações legais e auxílio na tomada de decisões, entre outros.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Situações em que o ERP pode ajudar

Com a leitura até aqui, deu para perceber que saber o que é ERP é só o início, não é mesmo?

Os grandes benefícios trazidos pelo seu uso mostram porquê você deve utilizá-lo na sua empresa, bem como qual a sua importância.

Contudo, se você entendeu o que é ERP, mas ainda tem dúvidas em como esse software pode ser útil para a sua empresa, nós separamos algumas situações em que o ERP é a solução ideal:

  • Dificuldades em atender com eficiência e agilidade;
  • Problemas com a contabilidade da empresa;
  • Erros no controle de estoque;
  • Decisões erradas, sejam elas operacionais ou estratégicas;
  • Improdutividade da equipe;
  • Dificuldade em localizar informações importantes;
  • Entre outros.

Saber o que é ERP é essencial dentro da administração de uma empresa.

Com todas as tecnologias que temos hoje, não fazer uso de um software ERP pode ser muito prejudicial para a sua empresa.

Por esse motivo, não deixe de procurar se informar ainda mais sobre as possibilidades que esse software oferece.

Faça um teste com o Keruak

Agora que você já entendeu o que é ERP e conheceu alguns de seus principais benefícios, deve estar entusiasmado para começar a utilizá-lo em seu negócio.

Contudo, existem diferentes sistemas ERP e você precisa fazer uma boa escolha para que as demandas específicas do seu negócio sejam atendidas.

Sendo assim, além de saber o que é ERP, você deve analisar as funcionalidades e a usabilidade do sistema que você planeja implementar.

São diversas as opções disponíveis no mercado e o Keruak é uma das melhores e mais completas.

Entre as diversas funcionalidades que ele agrega estão a gestão das movimentações financeiras, o controle de estoque, criação de propostas comerciais e emissão de notas fiscais.

Além disso, o Keruak pode ser integrado a algumas das melhores ferramentas do mercado. E o melhor é que você pode fazer um teste gratuito.

Sabendo o que é ERP e todas as vantagens que ele pode trazer, é hora de implementá-lo! Faça um teste gratuito e confira como o Keruak pode aprimorar a sua gestão.