/ Gestão

O que é ERP? Por que utilizá-lo e qual a sua importância?

É inegável que vivenciamos uma transformação digital na qual, praticamente, todos os processos de uma empresa são, agora, digitalizados. A automação de processos implica uma grande quantidade de informação circulante. Nesse sentido, saber o que é ERP faz toda a diferença no seu negócio. Você sabe o que é ERP?

Ao ler o nosso artigo hoje, você saberá exatamente o que é ERP, por que utilizá-lo e qual a sua importância para o seu empreendimento.

Ter o conhecimento do significado e aplicação desse termo será um diferencial competitivo para a sua empresa no mercado em que ela está inserida. Pronto para saber o que é ERP? Continue a leitura!

O que é ERP?

ERP é uma sigla, em inglês, que significa Enterprise Resource Planning; sua tradução para o português se dá da seguinte forma: Planejamento dos Recursos da Empresa.

O ERP é uma ferramenta que tem sido utilizada em grandes empresas há tempos, contudo, ultimamente, tem sido empregado em empresas de pequeno e médio porte por trazer muitos benefícios.

Hoje em dia, é difícil pensarmos em uma empresa que não faz uso de algum tipo de sistema para realizar suas operações cotidianas.

Seja para gerenciar os contatos com os clientes, ou para realizar o fluxo de caixa ou, ainda, qualquer outra atividade: as empresas utilizam diversos sistemas e programas para cumprirem com as suas funções da melhor maneira.

Entretanto, em alguns momentos, usar mais de um sistema, cada um realizando determinada função, pode trazer mais complexidade e gastos desnecessários para a organização.

Por esse motivo saber o que é ERP e aplicá-lo na sua empresa se faz tão importante. O ERP é um software de gestão que irá atuar prestando suporte a todas as informações referentes à sua gestão.

O ERP é um software que, de maneira resumida, é capaz de interligar diferentes setores de uma empresa em uma única plataforma.

Assim, através dessa conexão entre as áreas, é possível ter uma visão sistêmica daquilo que tem acontecido na sua empresa.

Qualquer informação que você desejar, está a um clique da sua mão. Com um software ERP, você pode acessar os dados da sua empresa, não importa de qual setor seja, de maneira simples e direta.

Tal interligação entre diferentes áreas e sistemas dentro de uma mesma empresa é possível pelo fato de um ERP ser composto por uma série de módulos integrados , cuja base de dados é comum.

Cada um desses módulos será responsável por uma área da empresa, sendo que, ao utilizar um ERP, o gestor da empresa poderá ter uma visão ampla de tudo o que tem acontecido em cada área.

Ao adquirir um ERP, é possível escolher quais módulos utilizar de forma que não é necessário manter módulos que não são utilizados.

Assim, o sistema ERP pode ser simplificado e sua implementação, portanto, será mais simples e mais eficiente de acordo com a sua realidade. Interessante, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que é ERP , você pode começar a analisar todos os benefícios que esse software pode trazer para a sua empresa. Vamos conhecer quais são essas vantagens?

Por que utilizar um ERP? Conheça as vantagens

Sabendo o que é ERP, fica muito mais fácil compreender cada um dos benefícios que esse software pode trazer para a sua empresa. Vamos ver essas vantagens?

Controle dos processos

Ao utilizar um software ERP, você terá um controle muito maior dos seus processos internos.

Você poderá ter o controle de seus custos, gastos, estoque, pessoal e prazos da contabilidade, por exemplo.

Através do EPR, você poderá centralizar toda a sua operação, padronizar informações e etapas e, dessa forma, erros entre os colaboradores serão evitados.

Otimização de tempo

Com a automatização dos processos, o tempo levado pelos colaboradores para executarem as suas tarefas, com certeza, será reduzido.

Os colaboradores terão acesso a tudo o que precisam em uma única plataforma e, a padronização existe nos processos, fará com que suas tarefas sejam facilitadas.

Dessa forma, como consequência, poderemos observar a otimização do tempo para tarefas mais operacionais e um ganho significativo na produtividade.

Direcionamento de recursos

Com o tempo otimizado através do ERP, será possível também direcionar esforços e recursos para as situações dentro da empresa que precisam de fato serem trabalhadas.

Com o ERP não será necessário se preocupar com questões triviais do dia a dia, o controle dos processos será maior, bem como a otimização de tempo e a produtividade dos colaboradores.

Assim, os gestores da empresa poderão focar suas ações em situações de maior importância.

Análise crítica da empresa

Contar com um software ERP na sua empresa irá possibilitar que uma análise crítica seja feita sem maiores dificuldades.

Muitas vezes, é comum imaginarmos uma certa complexidade no momento de realizarmos análises críticas, mas não precisa ser assim.

Com um bom ERP, essas análises podem ser feitas de maneira simples e direta. E o melhor: não é preciso analisar apenas uma parte da empresa, mas qualquer área que você desejar.

Todas as informações estarão facilmente disponíveis para acesso.

Ainda, de maneira geral, podemos destacar mais alguns benefícios com impacto significativo na sua organização. São eles:

  • Redução de custos;
  • Redução de erros;
  • Redução de retrabalhos;
  • Segurança das informações;
  • Organização da equipe;
  • Auxílio no cumprimento de obrigações legais;
  • Auxílio na tomada de decisões;
  • Entre outros.

Com a leitura até aqui, deu para perceber que saber o que é ERP é só o início, não é mesmo? Os grandes benefícios trazidos pelo seu uso mostram porquê você deve utilizá-lo na sua empresa, bem como qual a sua importância.

Contudo, se você entendeu o que é ERP, mas ainda tem dúvidas em como esse software pode ser útil para a sua empresa, nós separamos algumas situações em que o ERP é a solução ideal.

Confira logo a seguir quais são essas situações:

  1. Dificuldades em atender com eficiência e agilidade;
  2. Problemas com a contabilidade da empresa;
  3. Erros no controle de estoque;
  4. Decisões erradas, sejam elas operacionais ou estratégicas;
  5. Improdutividade da equipe;
  6. Dificuldade em localizar informações importantes;
  7. Entre outros.

Saber o que é ERP é essencial dentro da administração de uma empresa.

Com todas as tecnologias que temos hoje, não fazer um uso de um software ERP pode ser muito prejudicial para a sua empresa.

Por esse motivo, não deixe de procurar se informar ainda mais sobre as possibilidades que esse software oferece.

Ao saber o que é ERP, você pode focar em outros aspectos importantes na gestão de uma empresa. Por esse motivo, recomendamos que você faça a leitura do artigo Como administrar pequena empresa: 7 passos para empreender melhor. Esse material irá te ajudar a ser um melhor empresário, não deixe de conferir!

CTA-KRK-3--Contratos--4

Natália Lima

Natália Lima

Co-Founder & CFO - Keruak Software. Carreira em Administração de Empresas. MBA em Controladoria e Gestão Estratégica. Para se ter sucesso basta dar o melhor de si e deixar os resultados com Deus.

Read More