O que é mercado de capitais e como ele funciona?

O mercado de capitais é um dos componentes do sistema financeiro e tem um papel preponderante na economia, pois possibilita que as empresas obtenham recursos para financiar novos projetos.

O que é mercado de capitais e como ele funciona?

Se você está pensando em investir na bolsa de valores mas ainda não conhece o caminho a ser percorrido, o primeiro passo é entender o que é mercado de capitais.

Ele é um dos componentes do sistema financeiro e tem um papel preponderante na economia, pois possibilita que as empresas obtenham recursos para financiar novos projetos.

Por outro lado, ele também permite que os investidores sejam remunerados ao aplicarem seus recursos.

Ao ler este artigo, você vai entender melhor o que é mercado de capitais, o que é negociado nele e como ele funciona no Brasil.

Esta é uma ótima leitura para auxiliar em seu planejamento financeiro para o próximo ano. Então, acompanhe os próximos tópicos.

O que é mercado de capitais?

Como dissemos, o mercado de capitais integra o sistema financeiro de cada país, que é composto também pelo mercado monetário, o mercado de câmbio e o mercado de crédito.

Para compreender especificamente o que é mercado de capitais, precisamos começar pelo entendimento do próprio nome: ele indica que este mercado é voltado para a capitalização das empresas.

Isso significa que, por meio do mercado de capitais, os empresários conseguem captar recursos para financiar novos projetos.

Em contrapartida, com a intermediação do mercado de capitais, os investidores podem investir em diferentes empresas, comprando seus títulos de crédito privado e recebendo em troca uma remuneração e a valorização de seu patrimônio.

Assim, o mercado de capitais é visto como um motor da atividade econômica, porque atua no sentido de promover a aproximação entre as empresas e os investidores.

Por isso seu papel é tão importante no Brasil e em qualquer outra economia. A lógica é simples: as sociedades capitalistas precisam gerar riqueza e, para isso, as empresas são os principais canais.

Mas, para colocar seus projetos e atividades em prática, essas empresas precisam ter acesso ao dinheiro.

Os investidores possuem esse dinheiro e querem rentabilizá-lo. Logo, é necessária a aproximação entre as empresas e os investidores para que todos alcancem seus objetivos.

Outro aspecto a se considerar é que as empresas são as responsáveis pela geração de empregos e são os empregos que geram a capacidade de consumo.

Então, obviamente, a movimentação da economia de um país está diretamente ligada à saúde financeira das empresas.

Em outras palavras, se existem mais investimentos no mercado, haverá mais dinheiro circulando e isso vai aquecer a economia.

A partir desse entendimento, podemos estabelecer a seguinte definição sobre o que é mercado de capitais:

Trata-se do segmento do sistema financeiro que intermedia as negociações entre aqueles que desejam investir e aqueles que precisam captar recursos para financiar suas atividades e projetos.

Como funciona o mercado de capitais?

Podemos dizer que o papel do mercado de capitais é distribuir os títulos e ativos das empresas entre os investidores.

Mas, para entender como esse processo acontece na prática, é preciso saber em que consistem as três grandes categorias de ativos negociados: ações, debêntures e commercial papers.

O Guia Completo Para Atrair Investidores

Vamos falar sobre cada uma delas em seguida.

Ações

A primeira categoria, a das ações, é a mais conhecida.

Uma ação corresponde a um papel negociado na bolsa de valores que dá a seu detentor a participação em uma empresa, ou seja, ao adquirir uma ação, você se torna sócio do negócio ou dono de uma pequena fração dele.

O retorno para o investidor, nesse caso, pode se dar por meio da distribuição de dividendos ou pela valorização da ação com o passar do tempo.

Do ponto de vista da empresa, ao negociar suas ações, ela capta recursos que chegam diretamente ao seu caixa e podem ser utilizados na concretização de seus projetos e manutenção de suas atividades.

Debêntures

As debêntures são títulos de crédito privado com retorno em médio ou longo prazo para os investidores.

Assim,como as ações, as debêntures também são emitidas pelas empresas. Seus principais objetivos são o financiamento de novos projetos de expansão ou de aquisição de outras empresas.

Quando alguém compra uma debênture, está, na prática, emprestando dinheiro a uma empresa, diferentemente do que ocorre na aquisição das ações, em que o investidor se torna sócio do negócio.

Ao emprestar o dinheiro à empresa, portanto, o investidor assume os riscos corridos nesse tipo de negociação: a empresa pode não cumprir os compromissos assumidos.

Por conta desse risco, o investidor que adquire debêntures conta com uma rentabilidade acima da praticada na negociação de outros títulos.

Commercial Papers

Ao contrário das debêntures, que trabalham com o médio e o longo prazo, os commercial papers são títulos de crédito privado de curto prazo.

Eles também são emitidos pelas empresas objetivando a captação de recursos no mercado de capitais.

Nesse caso, o retorno para os investidores deve ocorrer em, no máximo, 360 dias, podendo ser oferecido também em um prazo inicial de 30 dias.

Quem participa do mercado de capitais?

Agora que você já entendeu o que é mercado de capitais e como ele funciona, vamos compreender quem são os participantes deste mercado.

De modo geral, podemos dizer que o mercado de capitais é composto pelas empresas, bolsas de valores, corretoras, bancos e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Vamos resumir, em seguida, o papel de cada um desses agentes e instituições:

  • Empresas: elas emitem os ativos e tornam-se capitalizadas a partir dos investimentos recebidos;
  • Bolsa de valores: é o local onde os ativos normalmente são negociados;
  • Corretoras de valores: instituições às quais os investidores precisam recorrer para terem acesso aos ativos que desejam adquirir. Elas funcionam como intermediadoras;
  • Bancos: também atuam como viabilizadores das operações do mercado de capitais;
  • Comissão de Valores Mobiliários: é a responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado de capitais no Brasil.
Teste agora Keruak - Gerencie Contratos

Como investir no mercado de capitais?

Se o seu objetivo é iniciar seus investimentos no mercado de capitais, basta seguir os passos listados a seguir:

  1. Defina seus objetivos: saiba qual retorno você deseja e para quando precisa dele. Essa definição vai te ajudar a escolher os investimentos mais adequados;
  2. Abra sua conta em uma corretora de valores ou instituição financeira: escolha a opção que oferece os títulos que são o foco do seu projeto de investimentos;
  3. Escolha os ativos: veja a lista de ativos oferecidos e escolha os que estiverem de acordo com o seu perfil de investimentos e os seus objetivos;
  4. Envie seu pedido de compra: essa solicitação é feita por meio da corretora ou instituição financeira.

Para a escolha dos ativos em que você vai investir, é importante conhecer o valor real das empresas que os oferecem.

E, para ter acesso a esta informação, você pode recorrer ao valuation. Esse conceito é tão importante quanto saber o que é mercado de capitais. Se você ainda não o conhece, leia nosso artigo sobre o assunto. Boa leitura e bons investimentos!