O que é valuation: aprenda a calcular o valor da sua empresa

O valuation corresponde ao cálculo do valor estimado de uma empresa e pode ser útil tanto para investidores quanto para empreendedores.

O que é valuation: aprenda a calcular o valor da sua empresa

Você sabe o que é valuation? Ele corresponde à descoberta do valor estimado de uma empresa e pode ser muito útil tanto para o empreendedor quanto para os investidores.

Neste artigo, vamos explicar o que é valuation, quais são seus diferentes métodos, por que é importante calculá-lo e como fazer essa projeção.

Veja nos tópicos seguintes!

O que é valuation?

Para entender o que é valuation, é interessante começar por uma tradução livre do termo, que poderia ser “avaliação de empresas” e diz respeito ao processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada.

Em outras palavras, é o método pautado em um modelo quantitativo utilizado para calcular o valor real ou intrínseco de uma organização.

Assim, ao utilizar o valuation, é definido o preço justo e também o retorno de um investimento nas ações daquele empreendimento.

Analistas financeiros utilizam o resultado do valuation das empresas associado ao preço atual das ações para fazer recomendações sobre compra ou venda do ativo.

Mesmo priorizando um modelo quantitativo, há uma certa subjetividade no valuation, já que é o empreendedor quem define as premissas e escolhe as fontes de dados.

Quanto maior o histórico da empresa, ou seja, quanto mais tempo ela tiver de mercado, melhor será para fazer o cálculo do valuation.

Empresas novas não dispõem de um histórico numérico para ser utilizado como base e isso pode dificultar os cálculos.

Existem várias formas de calcular o valuation e, entre elas, o fluxo de caixa descontado é a mais conhecida. Vamos falar sobre elas no próximo tópico.

Antes disso, porém, vale destacar que todas as técnicas de cálculo do valuation dizem respeito a estimativas futuras.

Sendo assim, quando ocorre um fator imprevisto, é muito comum que os resultados obtidos pela empresa no futuro sejam diferentes dos que eram esperados.

Além disso, como dissemos, o cálculo é objetivo mas contém certa subjetividade. Assim, o valor justo de uma ação a partir do cálculo de um investidor pode ser diferente se comparado ao cálculo feito por outro.

É por isso que o valuation é pensado como uma metodologia e não simplesmente como um cálculo matemático.

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E é pela mesma razão que é necessária muita cautela ao calcular o valuation: os resultados podem ser bastante subjetivos a depender das premissas adotadas.

Portanto, o valuation é muito importante mas não deve ser o único critério para investimentos. Existem diversas outras análises que podem se associar a ele.

Tipos de cálculo do valuation

Como dissemos anteriormente, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para fazer o valuation.

E, agora que você já entendeu o que é valuation, vamos falar sobre as principais delas.

Fluxo de caixa descontado (FCD)

A proposta do fluxo de caixa descontado é utilizar como base as expectativas relacionadas ao dinheiro que a empresa pode gerar no futuro para determinar o valor presente da mesma.

Ou seja, calcula-se o valor intrínseco da empresa com as projeções de lucro futuro, descontando o risco associado ao investimento.

Quanto maior for o tempo de análise, mais complicadas e imprecisas serão as projeções. Assim, o cálculo do fluxo de caixa descontado costuma considerar um tempo entre 5 e 10 anos.

Múltiplos de mercado

A avaliação feita a partir do método de múltiplos de mercado promove uma comparação relativa de indicadores de empresas atuantes em determinado segmento.

O Ebitda (que se refere ao lucro da empresa antes dos impostos, juros, depreciação e amortização) é um dos valores referenciais mais utilizados.

Este método é fácil de ser aplicado, mas pode apresentar alguns problemas devido à impossibilidade de encontrar empresas que atuem no mesmo segmento e que possuam o mesmo modelo de negócios.

Valuation contábil

Este método considera somente a contabilidade da empresa para o cálculo do valuation. Isso significa que o patrimônio líquido é a única coisa que importa.

Mesmo considerando a depreciação e amortização do período, o valuation contábil pode não ser muito eficiente por não considerar os ativos intangíveis da empresa.

Valuation de liquidação

O valuation de liquidação soma todos os ativos e subtrai todos os passivos da empresa, considerando também o tempo.

Ele é muito utilizado nos casos de empresas que estão sendo fechadas, daí o nome “liquidação”.

Valuation Pré-Investimento

Trata-se do cálculo do valor de mercado de uma empresa antes da entrada de um aporte financeiro.

Valuation Pós-Investimento

Trata-se do valor de mercado do empreendimento após a entrada do aporte financeiro e pode ser usado, por exemplo, para definir a participação de um investidor na empresa e também para acompanhar o crescimento da mesma.

Por que é importante fazer o valuation?

A busca pelo preço justo é a premissa para entendermos a importância do valuation.

Quando você vai comprar um produto no supermercado, precisa saber se o preço que está sendo cobrado é justo e praticável. O mesmo ocorre com os investidores.

Você consideraria, por exemplo, pagar R$ 300 por uma lata de refrigerante? Ainda que você possa pagar este preço, descobrirá facilmente que ele está muito acima da média praticada.

Nesse caso, você deveria procurar informações sobre o preço do produto em outros estabelecimentos comerciais ou pesquisar produtos similares.

Se, ao concluir sua pesquisa, você perceber que a média de preço da lata de refrigerante é R$ 3, vai entender que R$ 300 é realmente um preço impraticável.

Nesse contexto, para chegar a um preço justo para a lata de refrigerante, é preciso considerar os custos de produção e a margem de lucro do fabricante.

Mesmo que a margem seja mais alta, dificilmente justificará uma lata de refrigerante sendo vendida a R$ 300.

Quando você busca por essas informações sobre o refrigerante que deseja comprar para encontrar o preço justo, você está fazendo uma espécie de valuation.

Assim, você consegue uma economia de capital e uma margem de segurança na compra. Isso acontece também com os investidores.

Se existem, por exemplo, duas empresas com históricos de crescimento parecidos que atuam no mesmo segmento e a primeira delas negocia por 20 vezes o lucro enquanto a segunda negocia por 10, o preço desta última é visivelmente mais barato, podendo oferecer dividendos maiores e maior margem de segurança para os investidores.

Um investidor que compra ativos por um preço mais atrativo estará mais protegido do que aqueles que compram por preços mais altos.

Por outro lado, do ponto de vista do empreendedor, fazer o valuation ajuda a conhecer melhor o negócio, podendo explorar os pontos fortes da empresa e mitigar as deficiências.

Além disso, o cálculo também ajuda na negociação da participação societária dos investidores de maneira mais justa.

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Como fazer o valuation?

Agora que você sabe o que é valuation e por que ele é importante, é hora de saber como fazê-lo.

Por isso, vamos esmiuçar a seguir um passo a passo para fazer o valuation com base no método do fluxo de caixa descontado.

  1. Fazer a estimativa do fluxo de caixa do negócio para os próximos períodos. Basta subtrair o montante gasto do montante total recebido;
  2. Definir a taxa de desconto a ser aplicada, tendo como base os riscos, custos de oportunidade e custo médio ponderado de capital;
  3. Trazer os fluxos estimados para o presente com base na taxa de desconto;
  4. Fazer a soma dos fluxos referentes a cada período.

O objetivo deste artigo foi explicar o que é valuation e como ele pode ser feito, já que ele é tão relevante no mundo dos investimentos. Outro assunto muito relevante, inclusive para o próprio cálculo do valuation, é o balanço patrimonial. Para saber mais sobre ele, leia o nosso artigo sobre o assunto. Até a próxima!