Ordem de pagamento: o que é e como funciona?

Você sabe o que é ordem de pagamento? Ela é uma forma de enviar ou receber pagamentos sem precisar de uma conta bancária.

Ordem de pagamento

Você já recebeu ou enviou uma ordem de pagamento? Essa modalidade de pagamentos não é tão amplamente utilizada, mas pode ser uma excelente alternativa em alguns casos.

Basicamente, ela serve para enviar ou para receber dinheiro através de um banco sem precisar abrir uma conta naquela instituição financeira.

Uma de suas principais aplicações é nas situações em que é preciso enviar dinheiro para pessoas no exterior.

Nesses casos, com a ordem de pagamento, a pessoa ou empresa que efetua o pagamento não precisa abrir uma conta bancária em outro país.

Isso significa que a ordem de pagamento pode não ser um dos meios de pagamento mais populares para você oferecer aos seus clientes ou solicitar aos seus fornecedores, mas é importante conhecer a possibilidade para considerá-la uma alternativa eficiente em situações específicas.

Por isso, este artigo é destinado ao entendimento sobre o que é ordem de pagamento e como emiti-la. Confira nos próximos tópicos.

O que é uma ordem de pagamento?

Como já adiantamos, a ordem de pagamento — ou Orpag, como também é chamada — é uma forma de enviar ou receber dinheiro ou pagamentos por meio de um banco, mas sem precisar ter uma conta bancária.

Por isso, ela também é vista como uma autorização para que uma pessoa ou empresa faça um saque ou receba um cheque na instituição financeira, como se estivesse recebendo uma transferência sem ser correntista.

A ordem de pagamento, embora não seja tão comum como, por exemplo, as transferências bancárias e agora o PIX, é um meio de pagamento bastante tradicional no mercado financeiro.

Os cheques, por exemplo, que já foram muito mais utilizados e agora têm sido substituídos pelos cartões de crédito e débito, podem ser considerados tipos de ordens de pagamento.

Você pode estar pensando que se trata de uma opção ultrapassada, pois existem outras soluções mais modernas e bastante eficazes.

Se o destinatário de um pagamento só não tem conta em determinado banco, o próprio PIX pode resolver a questão de maneira muito rápida.

Nova call to action

Além disso, existem os boletos, cartões de crédito e débito, links de pagamento, carteiras digitais, entre outras possibilidades.

Mesmo assim, a ordem de pagamento não deve ser descartada porque existem diversas especificidades em que seu emprego pode ser a melhor solução.

A dificuldade em efetuar o pagamento, pode ocorrer, por exemplo, porque a pessoa não possui conta bancária em nenhuma instituição.

Nesse caso, o PIX não poderia ser utilizado, já que pressupõe que a pessoa tenha conta em algum banco.

Além disso, existem os casos em que é necessária a transferência internacional, para que alguém possa receber determinado montante estando em outro país.

Nesse caso, com a ordem de pagamento, não é preciso abrir uma conta em um banco internacional para conseguir efetuar ou receber um pagamento.

A ordem de pagamento também pode servir para pagar a rescisão a um ex-funcionário, para o envio de remessas de valores, para o pagamento por serviços, para o reembolso de compras canceladas, entre outras possibilidades.

Em síntese, a ordem de pagamento é um serviço de pagamento que pode ser enviado ou recebido por qualquer pessoa física ou jurídica sem passar por nenhuma conta bancária.

Como emitir uma ordem de pagamento?

Ao ler o tópico anterior você identificou alguma situação em que seria interessante para você ou para sua empresa a emissão de uma ordem de pagamento?

Se sim, agora você deve estar se perguntando o que é necessário para emitir esse documento.

Para começar, é preciso escolher uma instituição financeira que ofereça este serviço, cujas taxas podem variar bastante.

Ainda que não seja preciso que o emissor e o destinatário tenham conta em banco, é através da instituição financeira que o pagamento será viabilizado.

Então, a intermediação da instituição financeira é necessária. Após escolher a agência e solicitar a emissão da ordem de pagamento, é preciso fornecer algumas informações exigidas pelo banco.

Essas informações podem ser apenas os dados básicos, como o nome do beneficiário e o valor a ser pago. Mas o banco também pode solicitar informações complementares, como endereço, RG, telefone, etc.

Em seguida, o beneficiário precisa ser comunicado e orientado sobre como deve proceder para o recebimento do pagamento.

Para que o pagamento seja efetuado, ele deve ir até a agência levando consigo um documento de identidade, o CPF e o contrato assinado.

O processo é basicamente este, podendo contar com algumas variações em relação aos dados necessários, aos prazos e aos custos.

Você deve se atentar a essas variações para escolher o serviço de emissão de ordem de pagamento mais adequado para a sua necessidade, como veremos em seguida.

Detalhes para considerar antes de escolher o banco para emitir a ordem de pagamento

Em primeiro lugar, é preciso que o recebedor seja informado sobre o prazo que ele terá para ir ao banco efetuar a retirada do pagamento.

Normalmente, este prazo varia entre um e sete dias úteis e você deve escolher o banco que oferece o prazo mais adequado para a sua demanda.

Além disso, ao contratar esse tipo de serviço, alguns quesitos que você deve observar são as tarifas cobradas, a segurança e a agilidade do envio do dinheiro.

Esses detalhes são especialmente relevantes quando a ordem de pagamento é emitida para alguém que está em outro país.

Nesse caso, o valor da tarifa é naturalmente mais alto, já que muitas vezes outras taxas, como o IOF, a taxa de câmbio e a tarifa de envio, também são incluídas no valor cobrado.

Teste agora Keruak - NF e Cobranças

Fique atento também aos níveis de segurança da transação, não só no que diz respeito ao dinheiro, mas também aos dados informados à instituição financeira.

Confira se a instituição cumpre os regulamentos do Banco Central e, no caso dos provedores online, busque por opções em que as transações sejam criptografadas.

Uma boa dica é conferir a reputação da instituição ou do provedor quanto a este tipo de serviço.

Busque por avaliações nas redes sociais, em plataformas como o Reclame Aqui e no site do Banco Central.

Concluindo

A ordem de pagamento pode ser um recurso utilizado esporadicamente em seu negócio, mas também pode ser que ela se revele funcional em situações bastante diversas.

O importante é que você a veja como uma alternativa e saiba o que fazer quando ela for necessária.

A ordem de pagamento é uma das possibilidades às quais o gestor pode recorrer, sempre mantendo as finanças organizadas e eliminando as pendências.

Inclusive, este meio de pagamento também pode servir para que você receba algum valor vindo de fora do país, por exemplo.

Diante da variabilidade dos meios de pagamento disponíveis, é preciso ter cuidado com o controle de contas a pagar e a receber.

Por isso, ao terminar a leitura sobre ordem de pagamento, recomendamos também que você leia o artigo sobre controle de contas a receber. Boa leitura.