O que é um sistema ERP e para que serve

A implementação de um sistema ERP de qualidade pode ser o grande diferencial para a gestão eficaz e o crescimento do seu negócio.

O que é um sistema ERP e para que serve

O sistema ERP é uma inovação de grande destaque na história recente da gestão empresarial em todo o mundo.

Sua relevância é tamanha a ponto de ele ser considerado um dos principais responsáveis, ao lado de gestores competentes, pelo impulsionamento da expansão dos empreendimentos.

Por isso, se você ainda não entende a fundo este assunto, é hora de entender o que é um sistema ERP e para que ele serve.

A implementação de um sistema ERP de qualidade pode ser o grande diferencial para a gestão eficaz e o crescimento do seu negócio.

Confira nos tópicos seguintes o que significa esta sigla e como esse tipo de sistema pode ajudar nas rotinas de um empreendimento.

O que é sistema ERP?

Para vislumbrar toda a relevância que o sistema ERP tem para os negócios, o primeiro passo é compreender o que a sigla significa.

ERP é a sigla para Enterprise Resources Planning ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais.

Assim, quando se fala sobre sistema ERP, o que se deve ter em mente é um sistema de gerenciamento dos recursos e dos processos de uma empresa.

De forma mais simplificada e considerando o constante desenvolvimento tecnológico dentro das empresas, o sistema ERP pode ser pensado como um software de gestão empresarial.

Essa definição permite abarcar suas diversas funcionalidades possíveis e sua adaptação para diferentes realidades de um negócio ao longo de sua trajetória.

As automatizações que podem ser estabelecidas a partir da utilização de um sistema ERP juntamente com a organização, a centralização e a segurança dos dados, são justificativas certeiras para a implementação deste recurso.

Ou seja, no sistema ERP devem estar inseridos e atualizados todos os dados relevantes de diferentes setores e atividades da empresa.

Integração KRK e BI

A partir desses dados, é possível obter relatórios, efetuar análises, tomar decisões assertivas e poupar muito tempo.

Ainda que seja um conceito muito atual e empregado com frequência hoje, o sistema ERP não foi criado tão recentemente.

Na década de 1960 a sigla ERP já era utilizada como referência a uma inteligência aplicada à gestão de inventários e ao controle de qualidade em grandes indústrias, ou seja, a necessidade de organização e controle dos dados está no cerne do sistema ERP.

Ele pode agregar diversos objetivos calçados no controle da lógica dos processos, incluindo o aumento da produtividade e da lucratividade.

Depois de seu emprego inicial e do sucesso do ERP nas indústrias, ele começou o processo de integração das diversas áreas de uma mesma organização.

Essa integração passou a ser uma necessidade, sobretudo para empresas com grande potencial de crescimento.

Assim, o sistema ERP ganhou muitas funcionalidades até chegar à apresentação como software multitarefas que conhecemos hoje.

O processo de evolução foi significativo, quando comparamos sistemas disponíveis agora com os planejamentos de recursos de manufatura que eram feitos há algumas décadas.

Hoje, com um sistema ERP, é possível fazer cálculos contábeis, controlar compras e vendas, entre tantas outras tarefas administrativas.

E todas essas tarefas podem e devem ser desempenhadas de maneira integrada e organizada, com dados confiáveis e relatórios instantâneos.

Ou seja, o sistema ERP é um grande aliado no gerenciamento de recursos empresariais como um todo.

Para que serve um sistema ERP?

Se chegou até aqui, você já compreendeu que o sistema ERP pode ajudar na gestão empresarial em seus mais diversos aspectos.

Mas é provável que você queira entender melhor quais são as possíveis atividades em que este grande recurso pode ser empregado.

Antes de falar sobre as diferentes áreas da empresa em que ele pode ser útil, é importante lembrar de uma de suas características essenciais: a integração.

Como o sistema ERP centraliza todas as informações relevantes em uma única plataforma,quando uma mesma informação é necessária para diferentes tarefas, os colaboradores de diferentes setores conseguirão acessá-la em um mesmo local.

Não serão necessárias cópias ou a manutenção de múltiplos bancos de dados, que poderiam trazer imprecisão aos dados e morosidade às tarefas.

Então, para começar a responder à pergunta deste tópico, podemos dizer que um sistema ERP serve para integrar as informações e atividades dos diferentes setores de um negócio.

A partir deste pressuposto, é importante lembrar também que as funcionalidades do sistema ERP são adaptáveis e ele ganha diferentes apresentações de acordo com as necessidades da empresa.

Porém, é claro que vamos listar aqui as principais funcionalidades consideradas pré-requisitos em um bom sistema ERP para que você tenha um entendimento geral de sua aplicação.

Veja a seguir:

Gestão financeira

As finanças são o coração da empresa e um dos setores em que o sistema ERP é amplamente utilizado.

Lidar com números é uma tarefa que exige concentração e precisão. Qualquer erro pode alterar muito as análises e resultados da empresa.

Para garantir a precisão das informações financeiras, basta registrá-las no sistema ERP e controlar, a partir dele, todas as entradas e saídas de capital, contas a pagar e a receber, entre tantas outras informações específicas da gestão financeira.

Gestão de compras

A partir da centralização de informações no sistema ERP, é possível controlar a necessidade de compras de insumos, equipamentos e materiais de consumo em alinhamento com o setor de produção.

Assim, o estoque se manterá abastecido na medida certa para atender às demandas de cada momento.

Nova call to action

Gestão de estoque

Enquanto cliente, você já tentou efetuar uma compra e posteriormente a empresa informou que o produto estava fora de estoque?

Isso ocorre quando não há uma boa gestão de estoque. E a má gestão de estoque acontece quando não se conta com um sistema ERP para controlar as informações referentes a este setor.

Com a organização e atualização constante das informações sobre a quantidade de cada produto presente no estoque, a empresa consegue atender melhor à demanda de seus clientes.

Ou seja, diminui-se o risco de manter um grande estoque de produtos que não estão sendo procurados no momento nem de ter um estoque zerado para um produto muito procurado.

Gestão de produção

O sistema ERP também pode e deve ser empregado na gestão da produção, isto é, na organização das informações sobre cada etapa do processo produtivo.

Com o ERP você pode definir a engenharia dos diferentes produtos e controlar a ficha técnica para garantir a qualidade do produto final.

Gestão de vendas

É claro que este módulo do sistema ERP está totalmente integrado ao módulo financeiro. Nele são definidas informações importantes, como os meios de pagamento e seus prazos.

Neste módulo, você também pode incluir informações sobre o relacionamento com os clientes para identificar sistematicamente novas oportunidades de venda.

Gestão logística

Um bom sistema ERP também te ajuda no rastreamento dos produtos desde a primeira etapa de produção até a chegada às mãos do cliente que o adquiriu.

Este módulo deve estar integrado ao módulo de vendas e ao de estoque e também ajuda no controle das saídas e da necessidade de reposição de insumos e mercadorias.

Experimente o Keruak

O Keruak é um dos mais completos e eficientes sistemas de gestão empresarial disponíveis no mercado.

Ele agrega todas as funcionalidades citadas no tópico anterior e possui integração com as melhores e mais utilizadas ferramentas empresariais.

E o melhor é que você pode testá-lo gratuitamente e verificar na prática toda a contribuição que ele pode trazer para a sua gestão.

Agora que você já sabe o que é um sistema ERP e para que ele serve, é hora de implementá-lo em sua empresa. Teste gratuitamente o Keruak e descubra como o ERP pode te ajudar a melhorar a gestão da sua empresa.