O que é PDV e como o sistema pode auxiliar a gestão de vendas

Leia nosso guia e conheça as vantagens de utilizar um PDV na sua empresa.

O que é PDV e como o sistema pode auxiliar a gestão de vendas

Uma simples ida ao supermercado ou a uma loja de departamento nos permite entender com facilidade o que é PDV. Você já ouviu falar nessa sigla?

Neste guia, iremos explicar o conceito de PDV, te mostrar as vantagens de utilizar esse sistema e te dar dicas de como escolher o melhor PDV para a sua empresa.

Vamos lá?

O que é PDV?

PDV é a abreviação de Ponto de Venda, também conhecido como frente de caixa ou checkout.

O módulo PDV, associado a um sistema de gestão empresarial, permite reunir em um, como por exemplo:

Voltando à ideia introdutória deste guia, em ambientes como supermercados e lojas de departamento, fica mais fácil compreender o que é PDV.

PDV equivale aos terminais comumente utilizados por operadores de caixa nesses empreendimentos.

Com o apoio de hardwares e um ERP, esses profissionais contabilizam os produtos que estamos comprando, apuram os respectivos valores para que, no fim, realizemos o pagamento.

Além de contar com um software de gestão, o PDV deve ser composto dos seguintes equipamentos:

  • Computadores com entradas suficientes para os periféricos necessários ao checkout (balança, impressora, leitor de código de barras etc.);
  • Leitor de código de barras;
  • Balança usada principalmente para a pesagem de itens de hortifruti;
  • Gaveta conectada com o emissor de nota fiscal;
  • ECF (Emissor de Cupom Fiscal);
  • No-break para o caso de queda de energia elétrica;
  • TEF (máquinas para pagamentos com cartão de crédito e débito).

PDV on-line

Com o boom de lojas virtuais e marketplaces, as funções do PDV são mantidas, mas agora com o diferencial de poderem ser desempenhadas a distância.

Para que isso seja possível, em vez de utilizar os equipamentos que compõem o PDV tradicional, o staff da empresa precisa ter um computador com acesso ao ERP da companhia.

E-book:10 Atitudes Financeiras Que Farão Você Transformar o Seu Negócio

Assim será possível realizar as atividades diárias do negócio normalmente, como registrar as vendas, fechar o caixa, emitir boleto, nota fiscal, controlar trocas e devoluções etc.

Com o PDV on-line, é possível realizar a frente de caixa sem contato direto entre cliente e vendedor e promover uma logística integrada, centralizando todas as informações necessárias.

Dessa forma, desde quem presta o atendimento inicial ao cliente até as equipes de transporte conseguem se atualizar em tempo real do status da venda para enviar produtos no prazo e rastrear as entregas.

O PDV on-line também auxilia na emissão de nota fiscal eletrônica, de maneira automatizada e integrada ao sistema de emissão de cupom fiscal, além de gerenciar com mais segurança o estoque.

Conheça as vantagens de utilizar o PDV

O consumidor moderno, ao escolher uma loja (física ou virtual) para fazer compras, deseja ser atendido com qualidade e agilidade.

Caso ele tenha uma eventual dúvida referente a disponibilidade de um produto, por exemplo, ela deve ser solucionada prontamente.

Ao utilizar o PDV, a empresa consegue atender esse tipo de expectativa do público consumidor, impulsionando as vendas. Além disso, esse sistema traz outras vantagens às companhias. Vamos conhecê-las?

Otimização das operações

Para além da rapidez no atendimento ao cliente, um sistema PDV otimiza o trabalho interno da empresa.

Dentre as operações que ganham mais agilidade com o uso do PDV, podemos destacar:

  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Realização de sangrias, que é quando se retira uma quantia significativa do caixa, de forma a deixá-lo com pouco capital, garantindo mais segurança às transações financeiras;
  • Prática do reforço, que é o oposto da sangria, ou seja, é injetado dinheiro no caixa da companhia, a fim de facilitar as operações financeiras do dia;
  • Registro de trocas ou devoluções de produtos.

Melhoria da gestão financeira

O PDV funciona de maneira integrada ao módulo de controle financeiro do ERP utilizado na empresa.

Assim, é possível contabilizar as vendas em tempo real, registrando os pagamentos à vista e a prazo no sistema e permitindo uma melhor administração de valores recebidos e a receber.

Mais segurança e estabilidade

Ao optar por um sistema de PDV on-line, os dados do seu negócio são armazenados na nuvem e protegidos por criptografia.

Além disso, eles contam com uma aplicação regular de backup e só são disponibilizados aos colaboradores registrados pelo gestor no sistema.

Outra vantagem de se utilizar o PDV on-line é que, diferentemente das versões de PDV instaladas nos hardwares de uma empresa, essa opção tem apresentado menos travamentos, que comprometem o atendimento ao cliente.

Como escolher o melhor PDV para a sua empresa?

Atualmente existe uma gama de opções de PDV on-line no mercado. Ao utilizar essa versão, é possível reduzir os custos da empresa, melhorar a experiência do cliente, gerenciar os pedidos e as vendas.

Mas, para que o PDV atenda às necessidades do seu negócio especificamente, é preciso verificar se ele:

  • Automatiza procedimentos e conecta setores;
  • Pode ser acessado a distância inclusive por smartphones e outros dispositivos móveis;
  • Permite que o controle das vendas seja feito de forma ágil;
  • Integra o estoque físico à loja virtual e ao marketplace;
  • Possibilita a realização (e o registro) das vendas.

O ideal é que o sistema PDV conte com um software de gestão integrada que permita o gerenciamento de vários checkouts simultaneamente.

Por fim, investigue se a ferramenta atende empresas de diferentes portes e segmentos, pois assim dá para ter mais segurança de que ela realmente será eficaz no seu empreendimento.

Diante da concorrência cada vez mais acirrada e de novas maneiras de comprar, possibilitadas especialmente pelo e-commerce, o sistema PDV se torna imprescindível para qualquer negócio.

Ele funciona como um braço direito na gestão de uma empresa, otimizando processos, alavancando as vendas e permitindo um atendimento cada vez mais eficiente aos clientes.

Teste agora Keruak - Gerencie Contratos

Bom, com o que foi abordado neste guia, deu para entender o que é PDV, além da enorme importância de se utilizar essa ferramenta, não é mesmo?

Ao compreender o que é PDV, logo fica claro que ele transforma o setor financeiro de um negócio. Quer melhorar ainda mais a gestão financeira da sua marca? Experimente gratuitamente o software Keruak. Com certeza, ele irá otimizar o controle financeiro da sua empresa.